Sunday, September 14, 2008

Avaliação do 11.º 4.ª

No comentário ao trabalho de cada aluno uso esta sequência. Nome do aluno, seguido da classificação neste primeiro período. Depois, num primeiro parágrafo, menção de conselhos para o que falta do ano lectivo. Num segundo parágrafo, síntese da avaliação por áreas.
Siglas a que se recorre: L[eitura]; E[scrita]; O[ralidade]; G[ramática]. Vejamos o que cabe em cada uma destas áreas.
A L[eitura] foi observada nos três questionários sobre textos («Uma questão de caudas»; «As chamas do inferno»; «Os fundos» & «Informação amplia fogos»), no recente questionário sobre oratória e, ao longo de todo o período, pela eficiência demonstrada no trabalho corrente em aula (com as folhas diárias).
A capacidade em E[scrita] é notável nas redacções em aula (foram oito: «Inquérito de férias»; «Acepções de quatro palavras dadas»; «A minha fuga mais feliz»; «Notícia à Inimigo Público»; «Conclusão de sinopse fictícia para Duplo Exílio»; «Poema para Correntes d’Escritas»; «Discurso»; «Carta de reclamação») e nas dos tepecês (outras tantas, se incluirmos também as reformulações pedidas, algumas aliás só para envio por mail — «Verbete para neologismo forjado»; «Publicidade para Supersumo e para Mil Folhas»; «Apreciação crítica a sketch»; «Texto à trecho do 'Polvo'»; reformulação de «A minha fuga mais feliz»; reformulação de «Poema para Correntes d’Escritas», reformulação/envio por mail de «Verbete com neologismo forjado»; envio por mail de «A minha fuga mais feliz»).
A O[ralidade] diz respeito à recepção oral (ouvir) e à expressão oral (falar), observáveis na compreensão de textos orais (fizemos questionários sobre dois textos vistos/ouvidos: «Debate sobre xenofobia em 'Quadratura do Círculo'»; «cenas de Júlio César, de Shakespeare»), na leitura em voz alta (houve duas jornadas da sempre emocionante e renhida Liga dos Campeões) e no publifilme (objecto de avaliação aqui).
A quarta área é a da G[ramática], que foi testada por duas vezes (questionário sobre os conteúdos gramaticais da primeira parte do período, tais como a polissemia, etc.; questionário sobre os conteúdos da segunda parte do período, designadamente, tempo, modo e aspecto, e, em geral, verbos).
Pode ver-se a apresentação que usei na última aula de umas das turmas, que resume isto que acabei de escrever. Pode ver-se também o que está estipulado acerca dos critérios de avaliação de Português.


Afonso (13)
Apesar de a escrita já começar a ficar mais perfeita, é ainda esta a área em que há mais «margem de progressão». Acentuação, por exemplo, pode ser mais vigiada.
L, Suf+. E, Suf. O, Bom-. G, Suf.

Margarida (16)
Além da área que correu pior neste 1.º período (a gramática), também na escrita pode a Margarida fazer progressos relativamente rápidos (cuidando da ortografia e, dentro desta, especialmente da acentuação).
L, Bom+/Muito Bom- (excelente área esta, também pela concentração nas tarefas em aula). E, Bom. O, Bom+. G. Insuf+.

Ana (18)
Não há propriamente aspecto remediável (já que esteve bem em todas as áreas).
L, Muito Bom-/Bom+. E, Muito Bom-. O, Muito Bom-. G, Bom+.

António (13)
Rever conteúdos gramaticais que venhamos a estudar (admito que assim possa evitar resultados fracos a gramática, que destoaram do resto).
L, Suf+. E, Suf+/Bom-. O, Bom. G, Insuficiente.

Bernardo (15)
Não esquecer tepecês enviáveis (foram esses os únicos que não fez). Não vejo razão também para não vir a subir em gramática (rever folhas em casa?).
L, Bom. E, Bom (-). O, Bom. G, Suf (+).

Bruno (17)
Fazer tepecês.
L, B+ (em termos de tarefas em aula, porém, terá sido agora menos eficiente do que durante muitos anos sempre foi). E, Muito Bom-/Bom+ (mas, se contar com tepecês por fazer, será bastante menos). O, Muito Bom-. G, Bom.

Carlos (12)
Treinar leitura em voz alta. Fazer tepecês.
L, Suf+. E, Suf (mas será menos, se tivermos em conta tepecês não entregues). O, Suf+. G, Suf.

Daniel (16)
Evitar falhas em «conteúdos» (por momentânea desconcentração em aula? por não ter havido revisão?) como as que levaram a que no primeiro trabalho de gramática tivesse nota fraca.
L, Bom. E, Bom. O, Bom+. G, Suf (+).

David (16)
Continuar assim.
L, Bom + (conto também com a extrema eficiência nas fichas correntes). E, Bom. O, Bom (seria melhor se não houvesse nota desastrosa na compreensão de um debate oral gravado). G, Suf+/Bom-.

Duarte (13)
Procurar seguir bem os próximos conteúdos de gramática (foi a área mais fraca desta vez). Não deixar de fazer sempre tepecês.
L, Bom-. E, Suf (e ainda dois tepecês por entregar). O, Bom. G, Insuf+/Suf-.

Filipa (15)
Manter bom trabalho (teria sido já possível nota acima, se, em gramática, não tivesse fraquejado um pouco; de futuro, trata-se, portanto, de acompanhar bem os conteúdos de gramática — o que terá falhado no primeiro trabalho).
L, Bom. E, Bom. O, Bom +. G, Suf.

Gil (13)
Melhorar em gramática (houve desconcentração na altura do tratamento dessas conteúdos em aula; decerto; também não terá havido depois estudo — ambas as coisas devem agora remediadas). (Ser sempre pontual.)
L, Suf+. E, Suf+. O, Bom. G, Insuficiente.

Gonçalo (15)
Treinar leitura em voz alta. Também em gramática espero progressos. (ser sempre pontual.)
L, Bom-. E, Bom. O, Bom (-). G, Suf (+).

João Maria (16)
Em aula, evitar algumas desatenções (ou interrupções, demoras, no que está a fazer). Aparentemente já melhorada a leitura em voz alta, a área em que há maior «margem de progressão» é a da gramática (o primeiro conselho, em cima, e alguma revisão em casa são as estratégias aconselháveis). (Ser sempre pontual.)
L, Bom-. E, Bom+. O, Bom+/Muito Bom-. G, Suf.

João C. (15)
Corrigir certa desarrumação relativa a tepecês (até será o caso dos que dão menos trabalho, as reformulações, a enviar, que têm trazido confusões, esquecimentos). Leitura em voz alta pode, e deve, ser treinada. (Ser sempre pontual.)
L, Bom-/Suf+. E, Bom. O, Bom. G, Suf (+).

José (17)
Compreensão de textos (pelo menos, a aferida por questionários fechados) pode ainda melhorar bastante.
L, Suf+ (no entanto, nesta área deveremos contar também com a realização das folhas correntes, em que mostra grande capacidade; a nota dos questionários terá bastante de contingente). E, Bom+/Muito Bom-. O, Bom+. G, Bom+.

Maria (13)
Entregar ainda o publifilme. Leitura em voz alta também é melhorável.
L, Bom. E, Bom. O, Suf- (é uma área que se ressente do tal trabalho por entregar; mas também a leitura em voz alta ficou aquém do que a Maria é capaz em outros domínios). G, Suf no primeiro trabalho; não esteve na aula em que fizemos o questionário sobre tempo, modo, aspecto (enfim, sobre verbos).

Rodrigo (15)
Evitar esquecer reformulações pedidas (os dois tepecês falhados eram desse tipo). (Ser sempre pontual.)
L, Bom. E, Bom. O, Bom +. G, Suf +.

Cosme (14)
Acabar mais os escritos (rever sempre). Melhorar leitura em voz alta. (Ser sempre pontual.)
L, Bom. E, Suf+/Bom-. O, Bom. G, Suf+.

Tiago G. (13)
Acompanhar bem os próximos conteúdos de gramática (em aula; revendo em casa, também). Não deixar de entregar reformulações pedidas.
L, Suf+. E, Suf+. O, Bom. G, Insuficiente.

Tiago S. (13)
Não deixar de entregar reformulações pedidas (aliás, a escrita é a área em que há mais progressos a fazer, relacionados precisamente com a revisão dos textos).
L, Suf+ (e terá havido desconcentração ao longo da leitura do «Sermão»?). E, Suf. O, Bom. G, Suf.

Xavier (14)
Escrita ainda tem bastante «margem de progressão» (não ficar contente à primeira; reformular, rever). Retomar concentração em aula (em que era excelente sobretudo o ano passado). Não descurar gramática. (Ser sempre pontual.)
L, 14 (mas já houve fases em que esteve mais eficiente nas fichas de leitura feitas diariamente). E, Suf+/Bom-. O, Bom. G, Suf-.