Friday, September 11, 2009

Instruções para filmes

Ibisfilme, porque assim Pessoa designou a editora que resolveu criar no início da vida adulta (Empreza Íbis, Typographica e Editora); e porque costumava o poeta, para divertir a família, pôr-se em posição semelhante à aquela ave. No nosso neologismo, «ibisfilme», não há acento, porque a palavra assim formada é grave.



O ibisfilme terá de incluir a leitura de um poema de Fernando Pessoa (ou de um dos seus heterónimos). Considerado este constrangimento obrigatório, o resto da estratégia para o filme a criar fica ao vosso critério.
Note-se que o filme pode ter, mesmo no que concerne à parte textual, mais do que a simples leitura em voz alta do poema. E que, de qualquer maneira, esta leitura do poema não tem de ser, forçosamente, uma «simples leitura». Haverá decerto muita amplitude de soluções, em função do estilo de cada um. O filme pode assumir o texto de Pessoa como o foco único, mas também pode, ainda que inserindo o texto em algum momento, acabar por ter um outro foco, estar recheado de texto vosso, etc. Enfim, neste caso, o texto de Pessoa pode chegar a funcionar quase como pretexto para uma ficção vossa. Desaconselho a clássica interpretação literal, slide a slide, com o texto a referir «nau» e a aparecer a imagem de uma nau. Também conviria não se escolher poema demasiado curto (a não ser que o resto do filme inclua suficiente exibição da vossa expressão oral).

Onde encontrar poemas de Fernando Pessoa? Ficam proibidos os do manual, porque queria evitar textos que déssemos também em aula. Pesquise-se portanto através dos volumes das várias edições pessoanas. Ou, e talvez mais facilmente, através de http://arquivopessoa.net/ — onde a ortografia é a moderna — ou clicando em 1934 e em 1935 — onde ficam mais alguns textos de Pessoa ortónimo, dos dois últimos anos da sua vida, por mim editados há uns tempos (mas sem a grafia modernizada, pelo que há que ter cuidado em pronunciar as palavras tal como as dizemos, não se deixando levar pelo inusitado de certas formas gráficas). Quanto a http://arquivopessoa.net/, para se ver os poemas, vai-se clicando nos títulos do extenso índice, que inclui Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Fernando Pessoa (ortónimo), de poesia lírica e de Mensagem. Neste índice, também há zonas que não interessam (as dos textos de prosa; as de textos franceses ou ingleses; as de poemas dramáticos).

Uma vez escolhido o poema, devem trazer-me ou enviar-me a sua indicação exacta, contendo Autor (Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Fernando Pessoa de Mensagem); Título e Primeiro verso, Obra em que foram publicados. Se se tratar de poema demasiado longo (à «Ode triunfal», à «Un soir à Lima», etc.), podem adoptar-se apenas alguns trechos. Excepcionalmente, também pode ser usado mais do que um poema (mas não deixando de fazer as suas leituras em voz alta completas ; e se, depois, no filme, não parecer tudo muito desconchavado). No final desta folha de instruções, irei mencionando os textos já reservados, para que se evitem repetições.

Além dos textos que estão no manual e os que forem ficando na lista de reservados (porque já abocanhados por outros colegas), devem evitar também os textos que serviram a quatro colegas em anos anteriores: o de Carlota, «Liberdade», de Fernando Pessoa; os de Inês, «Gozo os campos sem reparar para eles» e «Quando está frio no tempo do frio, para mim é como se estivesse agradável», de Alberto Caeiro; os de Pedro M., «Tabacaria» e «Addiamento», de Álvaro de Campos (todos estes colegas estavam então no 10.º 2.ª); o de Margarida (aka Ana S., então do 10.º 4.ª), «Mar Português», de Fernando Pessoa, Mensagem. Já agora, vale a pena recordar estes e outros textos — ver Bibliofilmes: 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.ª 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª; Melhores bibliofilmes; Melhores publifilmes; Melhores egafilmes; Melhores microfilmes autobiográficos. Egafilmes: 11.º 1.ª; 11.º 2.ª; 11.ª 4.ª; 11.ª 5.ª; 11.º 6.ª; Publifilmes: 11.º 1.ª; 11.º 2.ª; 11.º 4.ª; 11.º 5.ª; 11.º 6.ª; Microfilmes autobiográficos: 10.º 1.ª; 10.º 2.ª; 10.º 4.ª; 10.º 5.ª; 10.º 6.ª.

O formato, tempo, regras básicas, são os mesmos de anos anteriores:
WMP;
máximo de três minutos;
máximo de 100 MB.
Pode haver trabalhos em dupla, se intervierem oralmente ambos os autores.

Data de entrega: a partir de agora (18 de Outubro), um pouco mais de um mês, de maneira a que possa avaliar tudo ainda antes do final do período. Conto portanto ir recebendo os filmes a partir de meados de Novembro e não me convém que me cheguem (muito) depois do feriado da Restauração.
Poemas já reservados ficam aqui (clicar).