Friday, September 11, 2009

Sugestões 12.º 1.ª

Embora tenha até já bastantes trabalhos vistos (redacções, questionários de leitura e de compreensão oral), não é muito útil deixar informação acerca desses aspectos: trata-se de competências que pouco mudam ao longo de anos (em redacção e em leitura, os alunos estarão em nível muito idêntico ao que tem sido o seu ao longo destes anos); a matéria em que poderá haver oscilação é a gramática, que avaliara no dia em que estas informações foram entregues (e por isso delas não consta). O que por ora farei, portanto, é chamar a atenção para o que pode ser mudado a curto prazo (falhas de tepecês; atrasos).
Serei mais descritivo no caso da Ângela, a única aluna com que não trabalhei nestes anos.

Informações sobre o 12.º 1.ª, a Português, em 22 de Outubro de 2009

Alexandra — Tem cumprido bem. Creio que até mais regularmente do que no ano passado.
Raquel — Sempre bem.
Carolina — Sempre bem.
Cláudia — Sempre bem, também.
Eliana — Sempre bem.
Gonçalo — Há que corrigir o velho vício de se atrasar muito. (Aproveito para reconhecer que não estarei a marcar as faltas de atraso que decerto lhe caberiam.)
Hugo — Também tem de melhorar a pontualidade.
Joana II — Sempre a trabalhar bem.
Joana I — Sempre a trabalhar bem.
João Af. D. — Sempre bem.
João A. — Falhou um tepecê (creio que mo prometeu trazer agora). Parece mais mobilizado para o trabalho do que o ano passado (o que registo com satisfação).
João G. — Sempre bem.
Luís — Sempre bem.
Mariana — Com gosto, vejo que há uma boa disposição para progredir. Já lhe vi trabalhos este ano com nível superior ao que era habitual o ano passado.
Mariza — Em aula, sempre bem. Mas há que evitar ligeiros atrasos. Tem também de fazer os tepecês com mais demora.
Micaela — Sempre bem.
Pedro II — Não tem feito os tepecês. Há que rever isso. Também pode ser mais pontual.
Ricardo I — Sempre bem.
Ricardo II — Pode ser mais pontual. De resto, sempre bem.
Rui — Sempre bem.
Sílvia — Sempre bem.
Soraia — Tem trabalhado. (O ano passado nem sempre foi cumpridora.)
Tiago — Sempre bem.
Ângela — No questionário de compreensão de texto (leitura), teve Insuficiente+ (não é dramático, porque é provável que não estar habituada ao tipo de testagem tenha influenciado a classificação). Num primeiro questionário de compreensão oral também teve nota relativamente fraca (10) mas, num segundo, já melhorou (14), o que pode comprovar o que antes disse acerca da leitura. Em escrita, tem tido entre Suf+ e Bom- (13,5-14) e nela aspectos a melhorar são a pontuação (vírgulas, por vezes, deviam ser pontos finais) e os acentos das esdrúxulas. Sempre atenta e empenhada. Se tudo correr bem, melhorará, porque se nota que há a tal estranheza de não estar habituada a certo tipo de tarefas (que os outros já conhecem). A margem de progressão é grande, portanto.
Pedro I — Sempre bem.