Friday, September 11, 2009

Sugestões 12.º 2.ª

Embora tenha até já bastantes trabalhos dos alunos vistos (redacções, questionários de leitura e de compreensão oral), não é muito útil deixar informação acerca desses aspectos: trata-se de competências que pouco mudam ao longo de anos (em redacção e em leitura, os alunos estarão em nível muito idêntico ao que tem sido o seu ao longo destes anos); a matéria em que poderá haver oscilação é a gramática, que avaliei há pouco (e não consta, portanto, do que se segue). O que por ora farei é chamar a atenção para o que pode ser mudado a curto prazo (falhas de tepecês; atrasos).
Serei mais descritivo no caso de Joana III, a única aluna com que não trabalhei nestes anos.

Informações sobre o 12.º 2.ª, a Português, em 25 de Outubro de 2009

Alexis — Tem de passar a fazer os tepecês (não fez nenhum até agora). Tende a chegar um pouco atrasado (embora este aspecto não seja tão preocupante quanto o primeiro). Em aula, o grau de efectiva concentração em cada tarefa, sendo talvez maior do que o ano passado, não será totalmente convicto.
Bernardo — Sempre bem. (Uma ou outra falha de pontualidade, mas sem relevância.)
Carla — Sempre bem.
Catarina II — Sempre bem em aula. Se não me engano, falhou um tepecê. Parece mais pontual do que em anos anteriores.
Catarina I — Sempre bem (embora tenha falhado um tepecê, o que deve evitar repetir).
Carlota — Sempre bem. Creio que, por vezes, tende a chegar ligeirissimamente atrasada. Bons escritos.
Francisco D. — Sempre bem. Não é pontualíssimo (mas, neste aspecto, está bastante melhor do que em anos anteriores). Creio que falhou um tepecê (o que estranho, por costumar ser bastante zeloso).
Francisco I — Sempre bem. Não deve deixar de fazer o trabalho de oralidade que aí vem (este aspecto tem desnecessariamente prejudicado a avaliação do Francisco em anos anteriores).
Francisco Ch. — Sempre a trabalhar bem.
Inês — Sempre bem em aula. Porém, não tem feito os tepecês, o que nem parece da Inês.
Joana II — Sempre bem.
Joana I — Sempre bem em aula. Falhou um tepecê.
Jorge — Sempre bem.
José — Sempre bem.
Mariana — Em aula, bem. Mas falhou um tepecê.
Marta — Sempre bem.
Miguel — Sempre bem. (Pode melhorar pontualidade.)
Ricardo — Sempre bem no trabalho em aula. Como se sabe, há muitos progressos a fazer na escrita, mas há-de fazê-los
Pedro G. — Sempre bem.
Pedro I — Está mais concentrado do que no ano passado. Falhou um tepecê.
Pedro S. — Independentemente das qualidades que tem (é dos que escrevem melhor), deve evitar falhar os tepecês (este ano, até agora, falhou um).
Sara III — Sempre bem.
Sara M. — Tem cumprido os tepecês e parece bastante empenhada em aula. (Salvo erro, tem-se atrasado aqui e ali.)
Sara C. — Sempre bem..
Tiago — Sempre muito concentrado em aula. Bom aproveitamento no apoio.
Joana III — Revela-se aluna muito concentrada em aula e perspicaz. Nos questionários de compreensão oral teve boas notas. Esteve muito bem também na compreensão do escrito (leitura). A sua escrita é boa, embora nestas primeiras redacções a tenha incentivado a evitar um estilo, em termos de vocabulário, talvez desnecessariamente empolado, que acaba por exigir uma sintaxe complexa — que nem sempre consegue controlar. Como expliquei na introdução a estas informações, ainda não vi os resultados a gramática, mas, dada a atenção com que costuma estar, adivinho bom resultado.