Friday, September 11, 2009

Sugestões 12.º 5.ª

Embora tenha até já bastantes trabalhos dos alunos (redacções, questionários de leitura ou de compreensão oral, questionário de gramática), não é muito útil deixar informação acerca desses aspectos: trata-se de competências que pouco mudam ao longo de anos (em redacção e em leitura, os alunos estarão em nível muito idêntico ao que tem sido o seu ao longo destes anos); a matéria em que poderá haver oscilação é a gramática (assinalo a seguir a nota mais fraca nesta área).
O que por ora farei, portanto, é chamar a atenção para o que pode ser mudado a curto prazo (falhas de tepecês; atrasos).


Informações sobre o 12.º 5.ª, a Português, em 30 de Outubro de 2009

Catarina – Sempre bem. (Ligeríssimos atrasos na chegada à aula. De qualquer modo, está bastante melhor neste aspecto do que no início do ano passado.)
Filipa – Sempre muito bem.
Patrícia – Sempre cumpridora.
Ana – Sempre a trabalhar bem.
André – Em termos de trabalho em aula, não tenho razões de queixa. Mas há que corrigir pontualidade (é raríssimo não chegar atrasado). Falhou um dos tepecês.
Augusto – Não deve deixar de fazer os tepecês (Até agora, as redacções pedidas para casa não foram feitas.) Em aula, não tenho razões de queixa, costuma concentrar-se.
Bárbara – Tem feito os tepecês, o que me agrada registar. Tem trabalhado mais do que o ano passado. Por vezes, creio, não é totalmente pontual.
Beatriz – Sempre bastante bem. (Esperava mais, porém, no teste de gramática.)
Carolina – Aspecto a melhorar: pontualidade. De resto, trabalha sempre bastante bem.
Diogo – Tem trabalhado sempre.
Dulce – Sempre bastante bem.
Enoque – É preciso evitar faltar, melhorar a pontualidade, fazer tepecês. Em aula, bem.
Guilherme – Tem trabalhado bem.
Joana – É preciso melhorar a pontualidade (será rara a aula em que chega no devido momento). Falhou um tepecê, mas não tenho queixas do seu trabalho em geral. Os tais atrasos reflectem-se no cumprimento das tarefas.
João B. – Deve ser mais pontual. Em aula, sempre muito bem, mas, ao faltar, já falhou alguns trabalhos. (Ao contrário, tem feito os tepecês, o que registo com agrado.)
João M. – Como sempre, cumpridor, embora resultados em alguns questionários nem sempre sejam bons. Já faltou duas vezes.
João G. – Em aula, trabalha sempre bastante bem. Falhou um dos tepecês.
Júlia – Cumpridora.
Mafalda – Deve evitar faltar (no ano anterior, essa inconstância prejudicou-a; creio que este ano já faltou uma ou outra vez). Em aula, trabalha sempre bastante bem. Já falhou um tepecê e questionários feitos em aula. Considero-a das alunas com mais capacidades, mas é preciso que não falte às aulas.
Marta – Pode melhorar (muito!) a pontualidade. Em aula, tem trabalhado bem. Falhou um tepecê, pelo menos.
Pedro – Em aula, tem estado muito concentrado. Também tem cumprido os tepecês.
Ricardo – Pode melhorar pontualidade. De resto, trabalha sempre bem.
Rita – Tem faltado muito (segundo me diz, porque adormece ou não se consegue levantar de manhã cedo). Este é o aspecto a corrigir, até porque se reflecte no resto. Ficam várias tarefas por fazer (incluindo tarefas que são os nossos testes), o que lhe prejudicará a avaliação (e, aviso, não serei tão condescendente quanto fui o ano passado). Assinalo ainda que a própria assiduidade é, segundo os critérios da disciplina, avaliável. Também não tem feito os tepecês. Em aula, costuma trabalhar bem, mas vai-se notando certo desfasamento (de quem vai acompanhando os trabalhos apenas intermitentemente). Entretanto, reconheço à Rita grandes capacidades que, porém, estão a ser desperdiçadas.
Susana – Sempre bastante bem.
Tiago – Trabalha bem em aula. Como faltou às primeiras aulas, ficaram por fazer várias tarefas, o que é compreensível. Também o fraco resultado no questionário de gramática se relacionará, em parte, com essa ausência inicial.