Sunday, September 16, 2012

Liga dos Campeões






Fase de grupos
            Lembro que a classificação de cada grupo resultará das pontuações de vários «jogos», incluindo leitura em voz alta de improviso, leitura em voz alta treinada antes, leitura mais ou menos expressiva. São apurados para a fase final os quatro primeiros de cada grupo, seguindo-se eliminatórias, segundo estrutura muito inteligente (A1 × B4; B1 × A4; ...). Restantes clubes (isto é, alunos) ficam apurados para a Liga Europa.
 
            Na 1.ª jornada, na turma 3, notou-se a falta de treino: tinha havido aula no dia anterior, o tempo de recuperação não fora o suficiente (só talvez Marta P. tivesse relanceado o texto, mas revelou a habitual lentidão a meio campo); foram adiados alguns jogos — Miguel B., Rafael — por falta de condições metereoológicas. Na turma 4, o campeão em título, Catarina, esteve já a um nível interessante (terá sido das poucas concorrentes a prepararem efetivamente a leitura); Rita M., oriunda de uma liga desconhecida, não foi o Bate Borisov que se pensava poder ser; e Alexandre F. foi uma espécie de Dínamo de Zagreb; Beatriz, com jogadores virtuosos, apresentou-se sem suficiente trabalho tático. Na turma 9, realce para a exibição de Paulo que, num grupo difícil, surgiu em bom plano (mesmo sem ter propriamente preparado muito o texto); Márcia esteve abaixo do que pode, ainda que, num grupo acessível, não deva ter dificuldades no apuramento; Daniel, a precisar claramente de, no mercado de inverno, fazer várias contratações (como o Sporting, portanto); Tomás, com meros 11,5 e sem ter preparado a leitura, já comanda esse grupo D, que se adivinha competitivo. As turmas 1 e 6 ainda não competiram. [Ver atualização a seguir.]



Tentando uma atualização: já começaram também as turmas 1 e 6. Na turma 1, surgiram as primeiras polémicas, em torno de arbitragens. Luís quis adiar o jogo, por falta de condições do terreno, o que não foi consentido (uma arbitragem tendenciosa, segundo o público, incendiou os ânimos). O vencedor do ano transato, Pedro M., apresentou-se ainda fora de forma. Yara mostrou falta de rodagem em competições de tão grande responsabilidade. Beatriz em nível interessante, mas fraquejando já nos descontos. Na turma 6, as finalistas do ano passado (Mariana C. e Mariana O.) comandam já os respetivos grupos. Karim revelou poder discutir os primeiros lugares, ainda que mostrasse precipitação na conclusão das jogadas. Diogo e Sol desiludiram. Marta G. abaixo do que pode. Gonçalo C. teve início prometedor mas claudicou por falta de preparação física. Miguel G. melhor na segunda mão do que na primeira. Daniel a precisar de reforços. Também nas turmas 3 e 4 surgiram os primeiros erros de arbitragem: na turma 3, perdoadas, alegadamente, grandes penalidades a Marta B. Joana rapidíssima mas precipitada. As cabeças de série Filipa, Leonor e Luísa comandam os respetivos grupos. No grupo C, Marta V. teve melhor prestação do que Ana Marta. Ricardo, ainda em fase de adaptação a grandes competições internacionais, mostrou potencialidades. Cláudia pode fazer bem melhor. Guilherme claramente afetado pela longa deslocação e pelo piso sintético. Na turma 4 foi muito contestada a nota de Joana, prejudicada pelo árbitro. Também Rodrigo, que comanda o grupo, se queixou de erros do juiz da partida. Mar comanda o grupo B, mas Rita S., finalista do ano passado, ainda não entrou em prova. Helena, Tomás, André, Rita M., Alexandre F. ainda não têm experiência de ligas competitivas, estão em fase de adaptação. Raquel, Manel, Nádia, Inês B. podem vir a surpreender (vá-se lá saber como). Na turma 9, os cabeças de série comandam: Sara (A), Márcia (B), Afonso (D), não tendo Bárbara competido ainda. No grupo D, Zanatti e, de certo modo, Rodrigo, parecem poder contestar a liderança de Afonso, tal como, no grupo A, Paulo não está longe da líder. Rui e Ana desiludiram. Francisco surpreendeu pela positiva.

Nova atualização: as grelhas que se seguem contêm os resultados no final do 1.º período. Até agora, durante o 2.º período, ainda não houve mais leituras em voz alta (e as das gravações não contam para a Liga dos Campeões). Na semana de 25-28/fev já teremos uma nova jornada (com o ato III do Frei Luís de Sousa).

 
Turma 1
 

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Inês C.

 

 17,4

 

 

Duarte

 

 13,4

 

 

Miguel P.

 

 

 

 

Yaroslav

 

 14

 

 

Francisco R.

 

 12

 

 

Luís
 
 

 10,75

 

 

João

 

 12

 

 
 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Guilherme

 

 15,75

 

 

Pedro C.

 

 13

 

 15,25

Mónica

 

 12

 

 12

Joana

 

13 

 

 12,25

Yara

 

 8

 

 

M. Formiga

 

 15,25

 

 12,87

Cláudia

 

 12,87

 

 
 

Grupo C

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Rui

 

 14,4

 

 

Beatriz

 

 16

 

 

Pedro D.

 

 14

 

 

Francisco S.

 

 14

 

 

Filipe

 

 13,75

 

 

Diogo

 

 13,25

 

 

Sempi

 

 13,5

 

 
 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Pedro M.

 

 15,5

 

 14,75

Noorani

 

 14

 

 

Inês P.

 

 11,5

 

 

Miguel M.

 

12 

 

 

Marta

 

 13,5

 

 

PP

 

 12,5

 

 

Tomi

 

 12,75

 

 
 
Turma 3
 

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Luísa

 

 17,25

 

 17,87

João

 

 13

 

 

Gi

 

 13,9

 

 

Guilherme

 

 11

 

 

Miguel B.

 

 13,87

 

 

Afonso

 

 12

 

 

Paco

 

 13

 

 
 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Leonor

 

 17

 

 

Pedro R.

 

14

 

 

Marta P.

 

13

 

 10

Joana

 

 15,9

 

 13,75

Nuno

 

 9,5

 

 10

Rafael

 

 12

 

 

Miguel G.

 

 13,5

 

 
 

Grupo C

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Ana Marta

 

 16,2

 

 

Marta V.

 

 16,85

 

 

Pedro A.

 

 10,5

 

 

Gonçalo

 

 12,5

 

 

Ricardo

 

 13,25

 

 

André

 

 11,5

 

 11

Inês

 

9,5

 

 12
 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Filipa

 

 17

 

 

Marta B.

 

 16,75

 

 

Chico

 

 14

 

 

Cláudia

 

 12,5

 

 

Gisela

 

 11

 

 

José

 

11

 

 11,75
11,5

Sara

 

 11

 

 
 
Turma 4
 

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Catarina

 

17,5

 

 

Beatriz

 

13,75

 

 

Núria

 

 13

 

 

Alexandre A.

 

 13

 

 

Alexandre F.

 

9

 

 13

Manel

 

 12

 

13 

Miguel B.

 

 12

 

 

Inês B.

 

 12,75

 

 
 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Rita S.

 

 17,25

 

 

Mar

 

 15,5

 

 

Marta

 

 15

 

 

Sara

 

16,75 

 

 

Helena

 

 11

 

 11,5

Raquel

 

 13,75

 

 

Tomás

 

 10,5

 

 13

Rita M.

 

11

 

 11,5
 

Grupo C

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Alexandre C.

 

 16

 

 

Hipólito

 

 15,5

 

 

Maria Inês

 

 15,75

 

 

Rodrigo

 

 13,75

 

 12

Miguel D.

 

 17

 

 

André

 

 9

 

 

Nádia

 

 13

 

 
 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Inês M.

 

 17

 

 

Daniel

 

 17,87

 

 

Gonçalo C.

 

 12,25

 

 

Joana

 

 11,85

 

 

Gonçalo V.

 

 11

 

 

João

 

 13

 

 

Gonçalo N.

 

 11,25

 

 
 
Turma 6
 

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Mariana O.

 

 17

 

 15

Carolina

 

 17,5

 

 

Sol

 

 9,5

 

 

Rita

 

 13

 

 

Catarina

 

 13

 

 

Tiago

 

 11,25

 

 11,25

Karim

 

 16,25

 

 

Diogo

 

 9,5

 

 
 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Salomé

 

 15

 

 

Lara

 

 12

 

 

Sofia A.

 

 11,5

 

 

Gonçalo C.

 

 13,5

 

 

Filipa

 

 13,5

 

 

Gonçalo S.

 

 12,75

 

 

João F.

 

 12

 

 
 

Grupo C

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Mariana C.

 

 17

 

 16,5

Miguel T.

 

 14

 

 

Pedro F.

 

 14,25

 

 

Marta G.

 

13,2 

 

 

João Alm.

 

 12

 

 

Miguel G.

 

 8

 
 
10,25

Aurélio

 

 10,5

 

 
 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Pedro S.

 

 14,5

 

 

Sofia R.

 

 16

 

 

Mariana L.

 

 14

 

 

Maria

 

 11

 

 

Raffaella

 

 14,5

 

 

Marta A.

 

 14,75

 

 

Daniel

 

 9,75

 

 
 
Turma 9
 

Grupo A

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Sara

 

 15

 

 16

Paulo

 

14,5

 

 15

Pedro M.

 

 11,5

 

 

Rui

 

 12

 

12 

Ana

 

 11,5

 

 

Carlota

 

 13,75

 

 
 

Grupo B

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Márcia

 

14

 

 13,75

Miguel

 

 14,25

 

 

Maria

 

 8

 

 10

Nuno

 

13,25 

 

 

Scheltinga

 

 13

 

 

Francisco

 

 13,25

 

 11,5
 

Grupo C

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Bárbara

 

 16,5

 

 

Gonçalo

 

 

 

 

Tiago

 

 12,5

 

 

Filipe

 

 12,5

 

 

Pedro C.

 

 12,5

 

 
 

Grupo D

 

Leitor

1.ª jornada

2.ª jornada

Peixes

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Afonso

 

 15,25

 

 

Rodrigo

 

 14

 

 13
12,25

João

 

13,25 

 

 12,25

Zanatti

 

 15

 

 

Tomás

 

11,5

 

 12,25

Daniel

 

8

 

 9
10