Sunday, September 16, 2012

Avaliação 11.º 1.ª


No comentário ao trabalho de cada aluno a meio de novembro uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da avaliação por áreas: Leitura (que é a compreensão de textos escritos); Escrita; Oralidade (compreensão do oral e expressão oral); Gramática. Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais, vai só apreciada no que se refere à compreensão, já que ainda não se treinou a expressão (leitura em voz alta, exposição oral, recitação, etc.). Os dois últimos parágrafos servem para comentário acerca de aspetos genéricos e para dar sugestões para melhoria.

Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.

A leitura foi observada nos três questionários sobre textos («O top dos nomes» [aula 3-4]; «Maus tratos» [11-12]; «Bem-vindos às vidas dos outros» [15-16] e, vá lá, na síntese em torno de «Estrelas dos livros» [17-18]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará por, em futuras análises, por ser também tido em conta.

A capacidade em escrita foi observável nas seguintes redações em aula (texto expositivo em torno de nomes [1-2]; comentário a «Maria Albertina» [3-4]; texto expositivo sobre comunicação [7-8]; resposta em torno de entevista sobre fraldas e posição da Quercus [11-12]; síntese de «Estrelas dos livros» [17-18]; fragmentos inspirados em títulos do álbum dos Anaquim [15-16]]; completamento de partes vagas de texto de João Tordo [21-22]; análise de anúncios da água das Pedras ou das maçãs de Alcobaça [25-26]) e em dois tepecês (editorial sobre telemóveis [tepecê da aula 23-24]; fragmentos inspirados em músicas e poema a partir de um deles [31-32]).

A compreensão do oral foi apreciada através de um questionário sobre debate visto e ouvido (de «Quadratura do círculo» [25-26]) — é uma avaliação contingente, ainda pouco significativa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz alta; trabalho de oral gravado).

A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua», foi aferida por um questionário [aula 19-20]. É natural que façamos ainda dois outros semelhantes até final do período (ou apenas um mas um pouco maior?).

Para correspondência (aproximada, não gosto de ser demasiado contabilístico) entre as notas qualitativas e as quantitativas, ver aqui (mas talvez não valha a pena, já que são as equivalências clássicas — Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; com menos e com mais, ou, por vezes matizadas com parênteses ou barras —, que todos temos relativamente interiorizadas).

Acrescento que há três aspetos relacionáveis com avaliação que me parece não estarão a ser captados por parte de alguns alunos. Os tepecês são para ir fazendo (uma redação pedida para casa e não entregue não é muito diferente de um zero num trabalho de aula, embora se possa perdoar uma falha ou outra). Quando, em aula, estamos a trabalhar com fichas, não as resolver individual e capazmente — o que é notável quando há escrutínio oral mas também por voyeurismo meu, quando circulo pela sala — é elemento negativo (que entrará na apreciação sobretudo da leitura, também na da gramática, se for o caso); ao contrário, a eficiência nessas tarefas pode refletir-se favoravelmente na apreciação daqueles domínios. Faltas de pontualidade ou de assiduidade, sistemáticos esquecimentos de material (livro; folhas recentes) — tudo malfeitorias que, indiretamente, já terão consequência nos resultados dos exercícios pedidos — não me tornam mais benevolente no momento de decidir a classificação no período.

 

Tomi

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)

Escrita — B-/B(-)

Compreensão do oral — 19

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Tem trabalhado bem em aula.

Na escrita, vale a pena tentar pronominalizar mais (faltam, em geral, substituições por anáforas, etc., e há demasiadas repetições). Na gramática, costuma o Tomi fazer melhor. Nos tepecês deve procurar ser pontual.

 

Beatriz

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B

Compreensão do oral — 15

Expressão oral —...

Gramática — 12

Trabalha sempre muito bem em aula.

Na escrita há que evitar certos erros de ortografia recorrentes (em formas verbais: a-se/asse, por exemplo; na acentuação). Mais imediatamente, tentar a sistematização suficiente para melhorar a gramática.

 

Cláudia

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+

Escrita — S+, mas não foram feitas as redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 10

Expressão oral —...

Gramática — 11

Tem boa atitude de concentração no trabalho em aula.

Aspeto a alterar: passar a fazer os tepecês. Melhorar leitura (talvez através da leitura de livros).

 

Diogo

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+

Escrita — S

Compreensão do oral — 10

Expressão oral —...

Gramática — 7

Embora o Diogo me pareça focado no que se está a fazer em aula, haverá demasiada demora, certa calma excessiva, na abordagem das tarefas. Nota-se isso nas redações, que ficam, em geral, pouco desenvolvidas.

E é preciso haver trabalho em casa (cfr. gramática). Sugiro também o máximo de leituras (para treinar compreensão de textos).

 

Duarte

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — S+/B-, mas será menos se contabilizarmos os tepecês (que não fez).

Compreensão do oral — Faltou na aula em causa

Expressão oral —...

Gramática — 10

Pontualidade (e assiduidade às segundas?) deve ser melhorada. As primeiras aulas foram também demasiado conversadoras, o que seria, logo depois, corrigido.

É preciso passar a fazer os tepecês. E estudar em casa (cfr. nota de gramática).

 

Filipe

Leitura (= Compreensão do escrito) — S/S(+)

Escrita — S+/B-, mas será menos por falta de tepecês-

Compreensão do oral — 12

Expressão oral —

Gramática — 7

Na escrita, pode melhorar bastante a pontuação (vírgulas nos modificadores). Tem capacidades (algumas das notas tenderão a subir, logo que se habitue aos formatos do que é pedido).

Ainda assim, não tem havido trabalho em casa (não tem feito tepecês; visivelmente, não estudou gramática). Assiduidade e pontualidade também melhoráveis.

 

Francisco S.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B/B(-), mas esta média baixará por não terem sido entregues redações pedidas como tepecê.

Compreensão do oral — 15

Expressão oral —

Gramática — 10

Considero que, em termos de aula, já começa a aproximar-se mais do que pode. Momentos de certa desfocagem relativamente à aula (embora talvez a partir da aula) têm sido mais raros. Mantém uma qualidade que lhe aprecio, a de procurar fazer bem, e não apenas fazer.

Na escrita, acentuação deve merecer cuidado especial. Deve passar a fazer tepecês (com trabalho em casa, decerto melhorará a fraca nota a gramática).

 

Francisco R.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — B-/S+

Compreensão do oral — 17

Expressão oral —

Gramática — 16

Interessante a nota em gramática, que deve mostrar como consegue estar concentrado em aula. Já as notas em compreensão de textos talvez reflitam certa precipitação.

Na escrita, nem sempre escolhe bem quando fazer ou não períodos (é preciso fazer mais pontos finais).

 

Guilherme

Leitura (= Compreensão do escrito) — B+

Escrita — B/B(+)

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 17

Continua a ter muito boa atitude de trabalho, em todas as áreas atingindo nível já relativamente perto do MB. Esta consistência nas quatro modalidades é bastante rara.

Continuar assim.

 

Inês C.

Leitura (= Compreensão do escrito) — MB-/B+

Escrita — MB-/B+

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 17

Como de costume, tem trabalhado sempre muito bem.

Continuar.

 

Inês P.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B+

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ....

Gramática — 9

Sempre muito bom trabalho em aula.

Na escrita, há que ter atenção aos acentos (em esdrúxulas, sobretudo). A nota de gramática (relacionável também com uma aula a que faltou?) deve significar que é preciso revisão em casa.

 

Joana

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — S, mas não estou a contar com tepecês (que não foram feitos)

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ....

Gramática — 7

Tirando algumas aulas no início (e uma ou outra depois), a concentração de Joana no trabalho tem melhorado relativamente ao ano passado. É preciso agora perseverar um pouco no acabamento (rever o que escreve, por exemplo).

Tem também de haver trabalho em casa.

 

João R.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+/B-

Escrita — Suf+/B-, mas não fez redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ....

Gramática — 9

Na escrita, já lhe gabei o facto de ser dos poucos que riscam, reformulam, reescrevem. Já agora: atenção à definição do período (muitas vezes, em lugar da vírgula, deveria estar um ponto final). E estou contente com o trabalho em aula.

Tem é de passar a haver mais trabalho em casa (cfr., por exemplo, situação em gramática).

 

João S.

Leitura (= Compreensão do escrito) — Suf+/B-

Escrita — S+/B-, mas falhou as redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 13

Expressão oral — ....

Gramática — 6

Em aula, parece-me focado no trabalho.

Na escrita há que ter estes dois cuidados de sintaxe: fazer mais pronominalizações; distinguir o que pode levar vírgula e o que tem de ser período (costumam faltar pontos finais). A nota de gramática mostra que não terá havido afinal tanta concentração como eu julgo e, sobretudo, que é preciso ir fazendo os tepecês.

 

Luís

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B-

Compreensão do oral — 19

Expressão oral — ....

Gramática — 14

Em aula, gostaria que lidasse mais com o texto lido (as folhas escritas com as indicações de trabalho), poupando as energias que costuma gastar em esclarecer dúvidas por vezes precipitadas.

A sua escrita, que tem méritos na sintaxe e no léxico, revela também dificuldades de ortografia. Mais uma razão para fazer sempre as redações pedidas para casa (o que não aconteceu recentemente). Também a, ainda assim razoável, nota em gramática, mostra que não terá havido estudo dos conteúdos em causa.

 

Marta

Leitura (= Compreensão do escrito) — Suf

Escrita — Suf+/B-

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ....

Gramática — 8

Mais focada no trabalho, tal como já acontecera no final do ano passado. A Marta tem mais facilidade na escrita do que na compreensão de textos. Por vezes, quando se trata de escrever textos que exigem leitura de outros, nota-se este desfasamento. O conselho será, portanto, ler o mais possível.

Na escrita, entretanto, convém rever mais (acentos; substituir repetições por pronomes; ...). Investir mais na qualidade do que na quantidade do que escreve. A nota de gramática mostra que não terá havido concentração perfeita (nem grande estudo depois).

 

Miguel F.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B(-)

Escrita — B, mas, se contar com tepecês por fazer, esta média baixa bastante.

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ....

Gramática — 10

Tem boas capacidades e, em aula, tem trabalhado bem.

É preciso ir cumprindo em casa também (incluindo certo estudo de gramática)..

 

Miguel P.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — B-/B(-), mas não entregou redações pedidas para casa

Compreensão do oral — 11

Expressão oral — ....

Gramática — 7

Tem capacidades nestas áreas linguísticas. Tem faltado a algumas aulas, o que me parece ser o aspeto mais preocupante.

Também o trabalho em casa deveria ser maior (cfr. fraca nota de gramática).

 

Miguel M.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-/S+

Escrita — S- (sem contar com os tepecês que ficaram por fazer).

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ....

Gramática — 10

Consegue reunir bastante concentração no trabalho e bastante precipitação (por exemplo, preferia que procurasse ler, e ouvir, as intruções das tarefas, em vez de, à primeira dúvida, logo me chamar). Na escrita, precisa de ganhar a noção de período (quando se deve fechar frases e não basta usar vírgula). Há uma sintaxe ainda demasiado narrativa, de quem se limita a passar a escrito o que está a «contar oralmente» (e a escrita não é isso).

Passar a fazer os trabalhos de casa.

 

Mónica

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)/S

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ....

Gramática — 13

Tem trabalhado bem, em aula e em casa.

Ir continuando assim. Na escrita, há aspetos de pontuação (algumas vírgulas, alguma sintaxe) que podem ser melhorados.

 

Noorani

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-/S+

Escrita — B-

Compreensão do oral — Não esteve na aula em causa

Expressão oral — ....

Gramática — 12

Em aula costuma trabalhar bastante bem.

Falhou os tepecês (de redação) pedidos, talvez porque tivessem coincidido com aulas em que não esteve presente. Já o ano passado faltou a algumas aulas — é aspeto que deve tentar evitar.

 

Pedro D.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+/B-

Escrita — B-

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ....

Gramática — 11

Trabalha sempre bem, com cuidado em fazer o que se pede exatamente.

Na escrita, um aspeto a melhorar é a acentuação (nas esdrúxulas), de que se esquece bastante. Também falta alguma alguma pontuação (vírgulas em modificadores; pontos finais, em vez de algumas vígulas).

 

Pedro P.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — B-/S+, mas será menos, porque não me foram entregues redações que eram para fazer em casa.

Compreensão do oral — 10

Expressão oral — ....

Gramática — 5

Há boas capacidades, mas falta trabalho em casa.

Tem de haver um mínimo de estudo (e de cumprimento dos tepecês).

 

Pedro M.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B, mas faltam-me redações pedidas para casa

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ....

Gramática — 13

Na escrita, há, embora quase impercetíveis, há fragilidades a corrigir: acentuação (por vezes, em falta); noção de período (algumas vezes — poucas, é verdade —, era preciso usar ponto final onde fica vírgula).

Não tenho nada a criticar quanto ao trabalho em aula, que é sempre concentrado. No entanto, julgo que o Pedro pode fazer melhor (em gramática, pelo menos), estando a faltar, decerto, um pouco mais de trabalho em casa.

 

Pedro C.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B(-)/B-, mas não entregou uma das redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ....

Gramática — 16

Tem boa atitude em aula. Como se vê também, tem capacidade em todas as áreas.

Na escrita, que é interessante do ponto de vista da sintaxe, tem de melhorar a acentuação (que está a esquecer constantemente).

 

Rui

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B(-)/B-

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ....

Gramática — 13

Consegue estar focado em todas as tarefas e ser muito eficiente.

Admito que haja, aqui e ali, alguma precipitação na velocidade com que termina o seu trabalho. Na escrita, a acentuação e a noção de período (fazer mais pontos finais) devem ser ainda afinadas. E espero que, futuramente, o Rui suba a nota de gramática.

 

Yaroslav

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 10

Expressão oral — ....

Gramática — 11

Em aula, tem tido uma atitude focada no trabalho (ao contrário do que acontecia, muitas vezes, no ano passado). Na escrita vale a pena ir melhorando a pontuação (esquece algumas vírgulas — por exemplo, as que delimitariam vocativos).

Falhou um dos tepecês, o que se pode perdoar. Mas há que ir trabalhando em casa.

 

Yara

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)

Escrita — S+/B- mas não fez as redações pedidas para casa, o quebaixa esta média

Compreensão do oral — 13

Expressão oral — ....

Gramática — 11

Trabalha bem em aula, praticamente sempre concentrada nas tarefas que haja para fazer. Mesmo perante conteúdos que não tinha estudado em outros anos, como é inteligente, rapidamente se enquadra nas matérias.

Aspetos a melhorar são a assiduidade (já faltou a, pelo menos, três aulas) e os trabalhos de casa (que não tem feito).