Sunday, September 16, 2012

Avaliação 11.º 3.ª


No comentário ao trabalho de cada aluno a meio de novembro uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da avaliação por áreas: Leitura (que é a compreensão de textos escritos); Escrita; Oralidade (compreensão do oral e expressão oral); Gramática. Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais, vai só apreciada no que se refere à compreensão, já que ainda não se treinou a expressão (leitura em voz alta, exposição oral, recitação, etc.). Os dois últimos parágrafos servem para comentário acerca de aspetos genéricos e para dar sugestões para melhoria.

Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.

A leitura foi observada nos três questionários sobre textos («O top dos nomes» [aula 3-4]; «Maus tratos» [11-12]; «Bem-vindos às vidas dos outros» [15-16] e, vá lá, na síntese em torno de «Estrelas dos livros» [17-18]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará por, em futuras análises, por ser também tido em conta.

A capacidade em escrita foi observável nas seguintes redações em aula (texto expositivo em torno de nomes [1-2]; comentário a «Maria Albertina» [3-4]; texto expositivo sobre comunicação [7-8]; resposta em torno de entevista sobre fraldas e posição da Quercus [11-12]; síntese de «Estrelas dos livros» [17-18]; fragmentos inspirados em títulos do álbum dos Anaquim [15-16]]; completamento de partes vagas de texto de João Tordo [21-22]; análise de anúncios da água das Pedras ou das maçãs de Alcobaça [25-26]) e em dois tepecês (editorial sobre telemóveis [tepecê da aula 23-24]; fragmentos inspirados em músicas e poema a partir de um deles [31-32]).

A compreensão do oral foi apreciada através de um questionário sobre debate visto e ouvido (de «Quadratura do círculo» [25-26]) — é uma avaliação contingente, ainda pouco significativa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz alta; trabalho de oral gravado).

A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua», foi aferida por um questionário [aula 19-20]. É natural que façamos ainda dois outros semelhantes até final do período (ou apenas um mas um pouco maior?).

Para correspondência (aproximada, não gosto de ser demasiado contabilístico) entre as notas qualitativas e as quantitativas, ver aqui (mas talvez não valha a pena, já que são as equivalências clássicas — Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; com menos e com mais, ou, por vezes matizadas com parênteses ou barras —, que todos temos relativamente interiorizadas).

Acrescento que há três aspetos relacionáveis com avaliação que me parece não estarão a ser captados por parte de alguns alunos (e talvez por boa parte dos «novos»). Os tepecês são para ir fazendo (uma redação pedida para casa e não entregue não é muito diferente de um zero num trabalho de aula, embora se possa perdoar uma falha ou outra). Quando, em aula, estamos a trabalhar com fichas, não as resolver individual e capazmente — o que é notável quando há escrutínio oral mas também por voyeurismo meu, quando circulo pela sala — é elemento negativo (que entrará na apreciação sobretudo da leitura, também na da gramática, se for o caso); ao contrário, a eficiência nessas tarefas pode refletir-se favoravelmente na apreciação daqueles domínios. Faltas de pontualidade ou de assiduidade, sistemáticos esquecimentos de material (livro; folhas recentes) — tudo malfeitorias que, indiretamente, já terão consequência nos resultados dos exercícios pedidos — não me tornam mais benevolente no momento de decidir a classificação no período.

 

Afonso

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S(-)/S

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Em aula, parece-me que costuma trabalhar, embora talvez se despache demasiado cedo (é preciso procurar ler bem e escrever respostas elaboradas).

Na escrita, há que ter atenção à acentuação (de esdrúxulas, sobretudo) e à pontuação (o uso de vírgulas quando deveria haver lugar a um período). E é preciso ir fazendo os tepecês (a nota de gramática mostra que não terá havido grande estudo em casa).

 

Cláudia

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — S+, mas não entregou as redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 8

O empenho da Cláudia nas aulas é satisfatório, embora me pareça que deveria procurar ser mais rápida (para evitar ficarem os trabalhos incompletos). Considero que tem capacidades para mais do que tem atingido.

Terá de, em casa, ir trabalhando mais (cfr., por exemplo, a nota de gramática). 

 

(Ana) Gisela

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S(+)

Compreensão do oral — 9

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Tem boa atitude de trabalho em aula, estando sempre focada no que haja para fazer. Interessante a nota de gramática, que implica ter havido essa concentração (e talvez algum estudo).

Na escrita, faz os erros ortográficos já típicos, não remediáveis a curto prazo. No entanto, pode decerto melhorar a noção de período (fechar a frase com ponto final, percebendo a hierarquia entre vírgulas e pontos).

 

Ana Marta

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 17

Trabalha bem em aula, embora deva desenvolver a capacidade de interpretar enunciados escritos. A nota de gramática mostra que houve atenção e estudo.

Na escrita, o melhor a fazer é investir na revisão (como demora um tanto a «entrar» nas tarefas, geralmente não lhe sobra muito tempo para esse trabalho de burilamento — de riscar, melhorar, verificar que há erros como «estava mos», etc.).

 

André

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S-, mas não tem feito redações pedidas pasra casa, o que fará baixar esta média.

Compreensão do oral — 10

Expressão oral — ...

Gramática — 7

Em aula, não tenho razões de queixa — parece-me que vai procurando resolver as tarefas —, embora creia que deve distrair-se nos momentos de explicação (é isso, e a falta de estudo em casa, que explicarão a fraca nota de gramática).

Na escrita, faz alguns erros ortográficos, que não serão corrigíveis no imediato mas a que deve atentar («çe», «descobri-mos», «á»; acentuação em geral). Pode talvez começar por melhorar a pontuação (uso do ponto final, em vez de tantas vírgulas). Deve melhorar pontualidade, não faltar às aulas e fazer os tepecês.

 

Filipa

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-, em média, mas resultados bastante díspares, do S- ao MB-.

Escrita — B

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Sempre focada no trabalho.

Na escrita, pode melhorar acentuação (as esdrúxulas levam sempre acento) e pontuação (vírgulas a delimitar modificadores; necessidade de distinguir uso da vírgula e do ponto final). Com as suas capacidades (e com o estudo e a concentração que revela) deve (este «deve» é epistémico e deôntico) melhorar nota em gramática. Ir lendo livros cada vez mais sofisticados.

 

Chico

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B+/MB-, mas não fez as duas redações pedidas para casa, o que prejudicará esta média.

Compreensão do oral — 18

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Sempre concentrado, resolve as tarefas com empenho mas também com certo gosto, com invenção.

Tem de se tornar mais arrumado no cumprimento dos tepecês. Na escrita, noto-lhe certos erros (raros, porém) de acentuação, advertíveis por regras («saíu»; «chegármos»).

 

Paco

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B-

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ...

Gramática — 12

Costuma focar-se bem nas tarefas em aula. Tem vindo a aperfeiçoar a escrita.

Creio que há certa desarrumação no trabalho em casa (nota de gramática não é extraordinária, o que pode revelar não há demasiado estudo; por vezes, os tepecês saem curtos ou mal compreendidos). Melhorar este aspeto.

 

Gi

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B+/MB-

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ...

Gramática — 13

Trabalha bem, e rapidamente, em aula (talvez este ano, com menos precipitações do que, por vezes, o ano passado).

Na escrita, tem obrigação de evitar esporádicos erros de ortografia feiosos (à + tempo; «lêm»; «chama-lo» por «chamá-lo»; «audivél») advertíveis por regras ( e, certamente, notáveis numa revisão dos textos). Na gramática, ainda que não tenha tido agora a nota desastrosa de outras ocasiões, ainda tem bastante «margem de progressão».

 

Gonçalo

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S+/B-, mas não fez as duas redações para casa, o que prejudicará esta média.

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 7

Não tendo queixas muito concretas do seu rendimento em aula, não hesito em dizer que tem estado este ano menos despachado a resolver as tarefas (qualidade que o distinguia bastante em 2011-12). Admito que a recente mudança de lugar possa torná-lo de novo diligentíssimo. Mantém o Gonçalo o péssimo hábito de não fazer as tarefas de casa, o que lhe custou vários valores o ano passado.

Na escrita, não tem problemas de sintaxe nem costuma falhar as grafias mas tem de evitar um aspeto de caligrafia que, a manter-se, lhe trará graves dissabores em exames: os pontos dos is estão a ser desenhadas como exatos acentos. E é imperativo estudar um módico de gramática.

 

Guilherme

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B-, mas não fez redações pedidas para casa, o que baixará esta média.

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 10

A atitude em aula oscila bastante (o Guilherme aplica-se, ou não, também em função de como sente que as tarefas serão avaliadas, o que, para mim, é grave). Ainda assim, há menos abusos do que o ano passado.

O forte são as capacidades de leitura (compreensão de textos), mas também a escrita (um pouco prejudicada por alguns erros ortográficos e, sobretudo, pelos acentos — é aspeto que deve tentar melhorar). A gramática e os tepecês (no fundo, o trabalho em casa e a concentração quando explico) podem melhorar bastante (isto é, tudo).

 

Inês

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+

Escrita — S(+)

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Relativamente ao ano passado, acho a Inês mais focada no trabalho em aula. Será preciso acrescentar a esta atitude mais concentrada algum trabalho de estudo (por exemplo, para arrumação de matérias de gramática).

Parte das dificuldades em gramática terá que ver com a leitura também (conselho: tentar ler o mais possível).

 

Joana

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — B(-), mas não fez a última redação pedida para casa.

Compreensão do oral — 9

Expressão oral — ...

Gramática — 13

É muito diligente — e eficiente — a cumprir as tarefas em aula. O conselho que dou é mesmo o de não deixar de rever o que escreva, embora não me pareça que a sua rescrita seja propriamente atabalhoada.

O resultado em compreensão oral é demasiado baixo (estará relacionado com alguma desconcentração grande no exato momento da audição).

 

João

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S, em termos de média, embora em percurso ascendente (no entanto, não fez os dois tepecês de redação, o que já baixaria esta média)

Compreensão do oral — Esqueceu-se de entregar o questionário em causa!

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Como já disse antes, o João tem boas capacidades linguísticas, mas ainda não tem estado tão focado no trabalho como nos melhores momentos do ano passado (digamos que tem estado num ritmo mais uniforme mas um tanto acomodado).

Na escrita, além de certa demora a entrar na tarefa, só se lhe notam falhas de pontuação. A nota em gramática mostra certo desinvestimento (sobretudo em casa). É preciso ir fazendo os tepecês.

 

José

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — S, mas não entregou uma das redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 13

Expressão oral — ...

Gramática — 10

Estou bem impressionado com o trabalho do José em aula. Consegue não se desfocar das tarefas e procura — e consegue, geralmente — resolvê-las com seriedade.

Na escrita, não há grandes problemas de sintaxe, mas pode ser melhorada a noção de período (delimitação de frases com pontos finais, quando não é gramatical a simples vírgula). A nota de gramática não se pode considerar fraca, já que não estará habituado aos conteúdos em causa (admito que consiga subir esta nota proximamente)..

 

Nuno

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-/S+

Escrita — S(+), mas falhou uma das redações pedidas para casa.

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 12

O Nuno nunca esteve propriamente desconcentrado do trabalho. Sempre foi fazendo as tarefas mas, creio, com calma excessiva. Julgo que este ano, mais no centro da sala, tem conseguido um ritmo um pouco mais elevado.

É de manter essa aitude perante as tarefas, porventura com maior velocidade.

 

Rafael

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — S+

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 12

Trabalha bem em aula.

Na escrita, além de erros ortográficos que não alterará de um dia para o outro, deve tentar melhorar a acentuação (que, essa, está dependente de regras).

 

Leonor

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B(-) > B

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 13

Sempre bem no trabalho em aula (aliando empenho a certo rigor na resolução da tarefa).

Na escrita, pode melhorar a acentuação e a pontuação. A gramática costuma ser o domínio mais fraco da Leonor, mas não vejo razão para que não possa subir também nesta área (há atenção em aula, há inteligência, haverá decerto alguma arrumação das matérias em casa).

 

Luísa

Leitura (= Compreensão do escrito) — B+

Escrita — MB-

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ...

Gramática — 19

Sempre com a atitude certa no trabalho em aula.

Na escrita, apenas posso indicar como aspetos a melhorar umas ligeiríssimas hesitações em mecanismos de coesão temporal (uso da melhor correlação possível entre tempos verbais) e na decisão sobre período (alguma vírgula quando deveria ser ponto final). Tem bastante mérito a nota de gramática. Continuar assim.

 

Marta P.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+/B-

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 7

Concentra-se nem no trabalho. De certo modo, é o cuidado que põe na resolução das tarefas que, por vezes, prejudica a Marta, que não chega a avançar o suficiente no pouco tempo de que dispomos (em redações, por exemplo). Ainda assim, vale a pena manter o mesmo rigor.

A nota de gramática pode resultar, em parte, do mesmo zelo ao responder (e da demora ante perguntas «rasteirentas») mas significará também que é preciso fazer algum trabalho de revisão dos, relativamente poucos, conteúdos que temos dado.

 

Marta V.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+/B-

Escrita — B- > B(-)

Compreensão do oral — 17

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Está sempre devidamente concentrada nos trabalhos em aula.

Na escrita, ainda há melhorias a fazer em certas estruturas de sintaxe (certas regências; o uso de relativos — assinalei, por exemplo, uns «em que» que deviam ser «quando»). Mas onde a Marta tem grande «margem de progressão» é na gramática: não há razão para que não suba muito esta nota.

 

Marta B.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B- (mas grande amplitude: de S+ a MB-)

Escrita — B(-)

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 10

Sempre concentrada nos trabalhos em aula.

Na escrita há repetidas falhas que poderá evitar, com algum esforço de releitura: a acentuação nas esdrúxulas (esquecida); o uso das vírgulas (em geral, pouco criterioso: há vírgulas a separar sujeito e predicado; são esquecidas vírgulas que isolam modificadores — a virgulação da Marta está muito assente nas pausas em termos orais, só que a pontuação obedece afinal a outras regras, que são mais sintáticas do que de reprodução do som). Deve melhorar a nota em gramática.

 

Miguel G.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)

Escrita — B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Boa atitude em aula.

Agora faltará aliar a essa concentração em aula maior rigor no trabalho em casa (a gramática ainda pode evoluir muito; e nem sempre o Miguel é pontual na entrega dos tepecês).

 

Miguel B.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(+)

Escrita — S-, mas, na verdade, a média será mais baixa porque não foram feitas as redações pedidas para casa (e também uma ou outra de aulas a que faltou).

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 6

Embora vá escrevendo nas fichas das tarefas, e não esteja a conversar nem declaradamente distraído, o Miguel não tem estado suficientemente concentrado no trabalho. Algumas das tarefas ficam incompletas e, sobretudo, as matérias respetivas não não são interiorizadas (por falta da integral disponibilidade para o trabalho). A nota de gramática reflete a situação que descrevi (e, é claro, também a falta de estudo em casa).

Recomendações: ter mais convicção no trabalho em aula; passar a fazer os tepecês.

 

Pedro R.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — B(+) > B+

Compreensão do oral — Não esteve nesta aula.

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Tem estado bem concentrado no trabalho (até menos conversador do que o ano passado). Falhou alguns trabalhos em aula (em dias em que não pôde estar), mas também recuperou outros. Na escrita, pequenas falhas de pontuação; e cuidado com uso de «onde».

Espero que se resolva o problema da assiduidade. A nota que teve o ano passado não represnta as suas capacidades (que são maiores).

 

Pedro A.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-/S+

Escrita — S(-)

Compreensão do oral — 10

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Trabalha bem em aula.

Na escrita há bastante a melhorar. No imediato: acentuação (nas esdrúxulas); concordâncias (falta de revisão, de releitura); noção de período (algumas das suas vírgulas deveriam ser pontos finais). Como sempre, na gramática está mais à vontade. Evitar falhar tepecês.

 

Ricardo

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(-)

Escrita — S, mas, como houve trabalhos que não foram feitos (de aula ou tepecês), esta média baixará.

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Em aula, tem boa atitude de trabalho. Ao contrário, não tem feito tepecês (nem, decerto, estudado muito — di-lo a nota em gramática). Conselho: passar a fazer sempre os tepecês; evitar faltar a aulas

Tem escrita criativa mas com falhas razoáveis na ortografia (algumas serão melhoráveis em prazo curto: acentuação das esdrúxulas, por exemplo). Mais importante até: ganhar a noção de período (distinguir vírgula e ponto final).

 

Sara

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — S+, mas não fez redações pedidas para casa, o que fará baixar esta nota

Compreensão do oral — Esqueceu-se de entregar este questionário.

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Em aula, costuma focar-se no trabalho (com intermitências durante os tempos em que esteve ao lado de João). Porém, pode haver maior «arrumação», mais regularidade (há esquecimentos de trabalhos da aula; já houve do próprio manual; tepecês não têm sido entregues).

Na escrita, pode melhorar a pontuação (tende a fazer longas frases, que nem sempre fecha bem) e a acentuação.