Sunday, September 16, 2012

Avaliação 11.º 4.ª


No comentário ao trabalho de cada aluno a meio de Novembro uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da avaliação por áreas: Leitura (que é a compreensão de textos escritos); Escrita; Oralidade (compreensão do oral e expressão oral); Gramática. Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais, vai só apreciada no que se refere à compreensão, já que ainda não se treinou a expressão (leitura em voz alta, exposição oral, recitação, etc.). Os dois últimos parágrafos servem para comentário acerca de aspetos genéricos e para dar sugestões para melhoria.

Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.

A leitura foi observada nos três questionários sobre textos («O top dos nomes» [aula 3-4]; «Maus tratos» [11-12]; «Bem-vindos às vidas dos outros» [15-16] e, vá lá, na síntese em torno de «Estrelas dos livros» [17-18]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará por, em futuras análises, por ser também tido em conta.

A capacidade em escrita foi observável nas seguintes redações em aula (texto expositivo em torno de nomes [1-2]; comentário a «Maria Albertina» [3-4]; texto expositivo sobre comunicação [7-8]; resposta em torno de entevista sobre fraldas e posição da Quercus [11-12]; síntese de «Estrelas dos livros» [17-18]; fragmentos inspirados em títulos do álbum dos Anaquim [15-16]]; completamento de partes vagas de texto de João Tordo [21-22]; análise de anúncios da água das Pedras ou das maçãs de Alcobaça [25-26]) e em dois tepecês (editorial sobre telemóveis [tepecê da aula 23-24]; fragmentos inspirados em músicas e poema a partir de um deles [31-32]).

A compreensão do oral foi apreciada através de um questionário sobre debate visto e ouvido (de «Quadratura do círculo» [25-26]) — é uma avaliação contingente, ainda pouco significativa. A avaliação da produção oral decorrerá apenas a partir de agora (leituras em voz alta; trabalho de oral gravado).

A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua», foi aferida por um questionário [aula 19-20]. É natural que façamos ainda dois outros semelhantes até final do período (ou apenas um mas um pouco maior?).

Para correspondência (aproximada, não gosto de ser demasiado contabilístico) entre as notas qualitativas e as quantitativas, ver aqui (mas talvez não valha a pena, já que são as equivalências clássicas — Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente; com menos e com mais, ou, por vezes matizadas com parênteses ou barras —, que todos temos relativamente interiorizadas).

Acrescento que há três aspetos relacionáveis com avaliação que me parece não estarão a ser captados por parte de alguns alunos (e talvez por boa parte dos «novos»). Os tepecês são para ir fazendo (uma redação pedida para casa e não entregue não é muito diferente de um zero num trabalho de aula, embora se possa perdoar uma falha ou outra). Quando, em aula, estamos a trabalhar com fichas, não as resolver individual e capazmente — o que é notável quando há escrutínio oral mas também por voyeurismo meu, quando circulo pela sala — é elemento negativo (que entrará na apreciação sobretudo da leitura, também na da gramática, se for o caso); ao contrário, a eficiência nessas tarefas pode refletir-se favoravelmente na apreciação daqueles domínios. Faltas de pontualidade ou de assiduidade, sistemáticos esquecimentos de material (livro; folhas recentes) — tudo malfeitorias que, indiretamente, já terão consequência nos resultados dos exercícios pedidos — não me tornam mais benevolente no momento de decidir a classificação no período.

 

Alexandre C.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — MB-

Compreensão do oral — 18

Expressão oral — ...

Gramática — 16

Mantém a excelente atitude de trabalho do ano passado. Falhou um dos dois tepecês de escrita — os que levei para casa —, o que se lhe pode perdoar.

Continuar assim.

 

Alexandre F.

Leitura (= Compreensão do escrito) — Insuf+/Suf-

Escrita — Suf-/Suf(-)

Compreensão do oral — 10

Expressão oral — ...

Gramática — 7

Não estou descontentente com a sua atitude em aula, costuma aplicar-se.

Terá de ir atentando nas correções em redações (há alguns erros de ortografia e de sintaxe de certa monta) e, certamente, irá melhorando. Porém, é preciso não descurar trabalho em casa: falhou todos os tepecês que controlei diretamente e não me parece tenha estudado muito a gramática. Pontualidade também não tem sido exemplar.

 

Alexandre A.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-, mas ainda não registei a nota do primeiro questionário (diz-ma depois, por favor).

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Gosto do seu trabalho em aula: descontraído, mas ativo e perspicaz.

Deve alterar o trabalho em casa (ou seja: passar a fazer os tepecês pedidos). Não fez até agora nenhum tepecê que eu tenha controlado e, a avaliar pelo resultado no «teste», também não terá estudado gramática. Na escrita — em que é criativo —, tem de procurar adquirir a noção de período.

 

Rita M.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — S+(/B-); e não fez redações em casa.

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 6

Costuma focar-se nas tarefas, embora haja talvez ligeira demora a lançar-se a elas. É aluna inteligente.

A escrita ainda pode melhorar bastante (noção de ponto final, por exemplo; também alguns erros de ortografia). Deve passar a trabalhar alguma coisa em casa: não fez nenhum tepecê; decerto não tentou estudar gramática.

 

Catarina

Leitura (= Compreensão do escrito) — MB(-)

Escrita — MB

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 17

Sempre muito bem.

Continuar. (Vale a pena ir arriscando leituras de livros mais sofisticados, literários.)

 

Daniel

Leitura (= Compreensão do escrito) — MB-

Escrita — MB- (/B+)

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 16

Mantém a excelente atitude de trabalho do ano passado, com até, talvez, maior consistência agora (seja lá o que isso for).

Continuar assim.

 

Francisco Hipólito

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-/Suf+

Escrita — B

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Bom trabalho em aula. Também tem cumprido os tepecês (pelo menos, os que controlei diretamente).

O resultado em gramática é que deve indiciar que não houve grande estudo nesta área. Procurar investir agora algum tanto neste domínio.

 

Gonçalo V.

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+/S-

Escrita — S

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 12

Em redações recentes, já teve melhor nota do que a média que ponho. De qualquer modo, é uma área em que deve melhorar (acentos, alguma outra ortografia, pronominalizações. A sua escrita ainda é muito de relato, demasiado narrativa, mas há de progredir. Na leitura, os primeiros resultados foram fracos, mas é natural que ainda estranhasse o tipo de itens.

Não tenho razões de queixa no que se refere a trabalho em aula. Falhou um dos trabalhos de escrita pedidos para casa. Deve evitar que isso aconteça mais.

 

Gonçalo N:

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — S+

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Inicialmente, notei-lhe maior demora a lançar-se ao trabalho do que, parece-me — estarei a ser otimista? —, haverá agora, mais recentemente. Mantêm-se as chegadas à aula quase em atraso. Na escrita, recomendo atenção especial à acentuação.

Falta agora evitar resultado tão fraco a gramática (é talvez uma questão de manter o maior rigor no trabalho que lhe entrevejo; porventura, estudando também um pouco em casa).

 

Gonçalo C.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-

Escrita — S

Compreensão do oral — 11

Expressão oral — ...

Gramática — 6

Não tenho razões de queixa quanto ao empenho do Gonçalo. Na escrita, ainda pode progredir bastante (melhorar a pontuação, adquirindo mais a noção de período — isto é, conseguindo distinguir uso de vírgula e do ponto final; també mo uso dos pronomes relativos pode ser melhorado). O resultado em gramática mostra que tem de haver maior arrumação, talvez revisão mais sistemática.

 

Inês B.

Leitura (= Compreensão do escrito) — Suf+

Escrita — B-

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 10

A Inês terá até mais capacidades do que as notas em cima indiciam. Estando pela primeira vez na ESJGF, é natural que o próprio formato dos trabalhos (porventura, diferente daqueles a que está habituada) a prejudique inicialmente. Na escrita não tem dificuldades notórias, mas deve melhorar a acentuação e aperceber-se da distinção de situações de vírgula e de ponto final.

Desde que está no novo lugar, há alguns momentos de certa demora a entrar na tarefa, creio (mas posso estar a ser injusto). Falhou metade dos tepecês que recolhi (um em dois). Com um pouco mais de concentração e estudo em casa, vai certamente melhorar a nota em gramática.

 

Inês M.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B(+)

Escrita — MB(-)

Compreensão do oral — 13

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Em aula, muito bom trabalho sempre (descontado apenas algum excesso de conversa, no início da aula, com Joana, umas duas ou três vezes). A nota em gramática deve significar que não houve revisão eficiente (ou houve distração por causa das raras conversas?).

Procurar ir sempre lendo mais, livros cada vez mais sofisticados.

 

Joana

Leitura (= Compreensão do escrito) — I+

Escrita — S(+)

Compreensão do oral — 13

Expressão oral — ...

Gramática — 12

A leitura é uma área em que a Joana deveria investir: lendo mais? talvez, sobretudo, lendo livros mais exigentes. Na escrita há lapsos que são devidos apenas a falta de revisão, de releitura, facilmente evitáveis, portanto. A acentuação, por exemplo, tem de ser mais vigilante.

Tem feito os tepecês. Teve nota razoável a gramática. Tem trabalhado decentemente.

 

João

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — S+, mas não fez redações pedidas para casa, o que faz baixar bastante esta média.

Compreensão do oral — 18

Expressão oral — ...

Gramática — 12

Trabalha bem em aula (um pouco menos desde que mudou para o seu lado Inês B.? Não sou capaz de confirmar). Na escrita terá de começar a evitar erros recorrentes de ortografia (acentos e desinências dos verbos), algumas regências mal feitas e pronominalizações por fazer, mas não escreve mal.

Deve passar a fazer os trabalhos de casa.

 

Beatriz

Leitura (= Compreensão do escrito) — S/S+

Escrita — S+, mas não fez redações pedidas para casa, pelo que a média é mais fraca do que isto.

Compreensão do oral — 8

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Tem estado (pelo menos, até há pouco — veremos se as coisas melhoram na 2.ª metade do período) demasiado desconcentrada. Isso nota-se aliás nas notas de gramática e de compreensão oral (até durante a audição da gravação ia falando para o lado com Rita).

Passar a estar concentrada em aula (trocar de lugar?). Passar a fazer tepecês.

 

Mar

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B-/B(-)

Compreensão do oral — 13

Expressão oral — ...

Gramática — 9

Tem feito bom trabalho em aula. Também cumpriu os tepecês (pelo menos, os que pude controlar).

Na escrita, o aspecto mais melhorável no imediato é a pontuação. Certamente, conseguirá fazer melhor em gramática (com algum pouco esforço de revisão, arrumação).

 

Maria Inês

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — B/B(-)

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 13

Este ano tem trabalhado em aula sem as intermitências que aconteciam, por vezes, o ano passado. Com maior concentração, portanto.

Estranho os resultados nos questionários de leitura, porque é das alunas mais cultas e sei que até gosta de ler. A escrita é criativa, mas precisa de ser mais revista (o que é mais urgente conseguir é a noção de período: perceber quando já não se pode pôr vírgula e se deve usar ponto final).

 

Raquel

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S+, mas não fez as redações pedidas para casa, o que baixará esta média.

Compreensão do oral —13

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Tem trabalhado bem em aula. Na escrita, há aspetos a melhorar (pontuação e diversa sintaxe; acentuação), o que acontecerá a pouco e pouco. Os resultados em leitura foram para o fraco, mas tem de ser em conta que não conheceria o formato destes questionários.

Fazer sempre os tepecês.

 

Marta

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — MB-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 14

Continua a trabalhar muito bem em aula (e a chegar, por vezes, ligeiramente atrasada).

Até agora, os resultados em leitura foram mais baixos do que em escrita, o que decerto pode a Marta vir a corrigir.

 

Miguel B.

Leitura (= Compreensão do escrito) — S(-)

Escrita — S(+)

Compreensão do oral — 18

Expressão oral — ...

Gramática — 12

Em aula, tem estado sempre concentrado. Também tem cumprido sempre em casa (pelo menos, nos escritos que levo para corrigir). Também já houve progressos interessantes em gramática (fruto decerto da aludida concentração).

Na escrita, pode melhorar rapidamente se adquirir a noção de período (ou seja: saber quando não chega a vírgula e é preciso fechar a frase com um ponto final). Na leitura, decerto tem havido alguma precipitação.

 

Miguel D.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B(+)

Escrita — MB-

Compreensão do oral — 19

Expressão oral — ...

Gramática — 12

Sempre muito bem no trabalho em aula (e em casa).

Não se percebe o fraco resultado em gramática. Decerto melhorará nesta área.

 

Núria

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-

Escrita — B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Em aula, continua com a boa atitude que já tinha o ano passado.

Na escrita — que costuma ser interessante e criativa —, deve procurar distinguir sempre o uso da vírgula e do ponto final (em geral, tende a fazer menos períodos do que deveria); também a acentuação (das esdrúxulas, por exemplo) pode melhorar bastante. Também aconselho a que a Núria procure rever as matérias de gramática que formos dando.

 

Rita S.

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-

Escrita — B+/MB-

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Até há pouco tempo, o trabalho da Rita em aula foi um pouco prejudicado por certa desconcentração (conversa com Beatriz, no fundo). Mantêm-se outras qualidades (nomeadamente, em escrita — a que só faltará um uso das vírgulas mais abundante e criterioso —, já que ainda não avaliámos a leitura em voz alta).

A nota do trabalho de gramática deve refletir essa desatenção. A sugestão mais óbvia é mesmo a de melhorar conhecimentos em gramática (e todos os outros que impliquem atenção).

 

Rodrigo

Leitura (= Compreensão do escrito) — B

Escrita — S+/B-

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Nas primeiras aulas — ainda ao lado da Sara —, esteve demasiado desfocado da aula (ou focado intermitentemente). Depois da mudança de lugar, tem trabalhado bem.

Na escrita, deve ainda melhorar alguns aspetos: ortografia — e, dentro desta, sobretudo acentuação — e noção de período.

 

Sara

Leitura (= Compreensão do escrito) — B(-)

Escrita — B(+)

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 11

Estou contente com trabalho de Sara (houve início conversador, a que já aludi no texto sobre Rodrigo, mas que foi resolvido entretanto).

Em gramática pode fazer melhor (desatenção? falta de revisão?) e é esse o desafio que deixo.

 

André

Leitura (= Compreensão do escrito) — S-

Escrita — S (e falhou os dois tepecês de escrita, o que baixaria esta média)

Compreensão do oral — 11

Expressão oral — ...

Gramática — 10

Na escrita, faz bastantes erros ortográficos (alguns, de certa gravidade), mas tem criatividade e gosto. Para já, deve procurar melhorar a pontuação (sobretudo, adquirir a noção de período). Em aula, tem-se mostrado concentrado e trabalhador.

Pode melhorar a pontualidade. Deve evitar falhar tepecês.

 

Tomás

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — B-

Compreensão do oral — 15

Expressão oral — ...

Gramática — 5

Creio que até escreve melhor do que as notas das redações indiciam. É criativo, tem léxico razoável. Há ligeiras falhas de sintaxe (falta de vírgulas a delimitar alguns modificadores; gerúndios como indevidos fulcros de frase).

Dois conselhos: fazer tepecês a partir de agora. Melhorar classificação em gramática (houve desconcentração em aula? falta de estudo?).

 

Nádia

Leitura (= Compreensão do escrito) — S

Escrita — S(+), mas não fez as duas redações pedidas para casa, o que baixará esta média.

Compreensão do oral — 12

Expressão oral — ...

Gramática — 8

Creio que tem trabalhado em aula. Porém, em casa há que fazer o que seja pedido e, talvez, rever gramática.

Na escrita, não faz muitos erros ortográficos mas pode melhorar pontuação e noção de período (ver se não serão pontos finais certas vírgulas).

 

Manel

Leitura (= Compreensão do escrito) — B-/S+

Escrita — B-

Compreensão do oral — 16

Expressão oral — ...

Gramática — 12

A nota de escrita apoia-se apenas nos trabalhos entregues, mas houve tarefas que não foram feitas (algumas em aula, no início; mas também as que havia para fazer em casa), o que baixará esta média. Não escreve mal (poucos erros de ortografia; léxico interessante), mas deve melhorar noção de período.

Tem trabalhado bem em aula. É preciso ter em conta que o que é pedido para casa é mesmo para fazer.

 

Helena

Leitura (= Compreensão do escrito) — S+

Escrita — S+/B-, mas não fez dois tepecês de escrita, o que baixará esta nota.

Compreensão do oral — 14

Expressão oral — ...

Gramática — 10

Como a Helena chegou já após as primeiras aulas, as médias em cima não incluem todas as tarefas que os colegas foram fazendo. Tem trabalhado em aula com boa concentração.

Na escrita, não há grandes dificuldades (mas pode melhorar noção de período e outros aspetos menos relevantes de pontuação; também acentuação das esdrúxulas). Fazer os tepecês.