Sunday, September 16, 2012

Policiais


Tentei a seguir uma lista de escritores de romances (contos ou novelas) policiais, com o herói (o detetive, em geral) ao lado — nada disto é mais do que cruzamento de pesquisa wikipédica com experiência minha, sem ter tido tempo de investigar como gostaria. Com asterisco marquei os autores que conheço melhor.

Podíamos também fiar-nos em certas coleções de livros policiais (lembro a famosa 'Vampiro', da «Livros do Brasil»; talvez também a Caminho de bolso/policial). Valia a pena consultar alguns destes nomes no catálogo do CRE (clicar aqui; escrever o apelido do autor, ou, mais simplesmente, escrever «policial», e ver o que sai). Vi, por exemplo, que há uma dezena de livros da série Maigret (de Georges Simenon); uns três ou quatro Sherlock Holmes (de Arthur Conan Doyle); etc. Também levarei para a aula exemplares de policiais que possa emprestar.
 

Autor
Protagonista
Anglofonia e diversos
Arthur J. Raffles, o ladrão cavalheiro
Donald Lam e advogado Perry Mason
médica-legista Kay Scarpetta
detetive Philip Marlowe
* Patricia Highsmith
Ripley
Jane Rizzoli e médica-legista Maura Isles
Alexander McCall Smith
Mma. Ramotswe, a primeira mulher detetive do Botsuana
** G. K. Chesterton
Padre Brown
Francofonia
Arsène Lupin, ladrão-cavalheiro
Espanha (Catalunha)
** Eduardo Mendoza
detetive é um doente mental
** Manuel Vásquez Montalbán
Pepe Carvalho
Portugal
Francisco José Viegas
Jaime Ramos, da PJ do Porto
Brasil
advogado Mandrake

 

Além dos policiais, são acolhíveis os critérios ‘literatura universal’, ‘literatura lusófona’, com relevo para a literatura brasileira, peças de teatro, até alguma recuperação do que recomendei o ano passado (ver aqui). Ou seja, quase tudo. Também autores referidos recentemente em aula (crónicas de Miguel Esteves Cardoso; Todos os Nomes, de Saramago;  O Bom Inverno, de João Tordo), poderiam ser boa ideia. Só quero que evitem o que seja infanto-juvenil, os livros que sejam objeto de adaptação fílmica (a não ser que se comprometam a ler mesmo o livro), o que seja aconselhado para outras disciplinas ou lido sobretudo escolarmente. Proibidos ainda José Rodrigues dos Santos, Dan Brown, Margarida Rebelo Pinto, livros de figuras públicas não-literários.

Também terei em aula exemplares meus, que emprestarei. O feed-back destas leituras que lhes venha a ser pedido será revelado a posteriori.