Sunday, September 15, 2013

Resumo do programa

Escola Secundária José Gomes Ferreira
Português / 12.º ano / 2013-2014
Resumo do programa

A tarefa de resumir um currículo de Português tem melindres especiais, que resultam de a matéria da disciplina não ser redutível a um conjunto de tópicos (correspondentes, por exemplo, a assuntos a fazer compreender). Um elenco dos verdadeiros conteúdos de Português teria de ser constituído, em grande parte, pelos processos de leitura e escrita que se pretende desenvolver — e, secundariamente, pelos de receção e produção orais. Só que a descrição desses processos conforma-se mal a apresentações telegráficas.
Portanto, embora repartida pelas cinco áreas por que o programa se organiza — as quatro competências e o funcionamento da língua —, a presente lista é bastante eclética, reunindo tópicos de índole diversa. Sob compreensão oral ficam os tipos de textos que os alunos serão convocados a escutar (ou a escutar e ver), ora global ora seletivamente. Em expressão oral cabem os géneros a exercitar em termos de fala. Também a expressão escrita aparece desdobrada nos vários tipos de texto a redigir. Em leitura, figuram os géneros a que pertencem os textos, a ler em aula ou no âmbito da chamada «leitura em regime contratual», mas também os autores que o programa explicita. No caso do funcionamento da língua, os tópicos aproximam-se mais do conceito comum de «conteúdo», correspondendo a noções propriamente gramaticais ou a conhecimentos introdutórios no âmbito da linguística (além dos conteúdos de pragmática e linguística textual explicitados para o décimo segundo ano, o programa indica também a consolidação das matérias de funcionamento da língua dos dois anos anteriores).
Outra desvantagem de sínteses como esta é não evidenciarem o carácter processual da disciplina e, ao contrário, realçarem os seus conteúdos declarativos. Mas a prevenção fica feita.

compreensão oral
Documentários (científicos, históricos, literários)
Debate

expressão oral
Exposição (com plano-guia e materiais de suporte)
Debate

expressão escrita
Textos do domínio profissional
Curriculum vitae
Textos argumentativos/expositivo-argumentativos
Textos de reflexão
Dissertação

leitura
Textos informativos diversos
Textos líricos
Fernando Pessoa (ortónimo; heterónimos)
Textos épicos e épico-líricos
Camões e Pessoa: Os Lusíadas e Mensagem
Textos de teatro
Luís de Sttau Monteiro, Felizmente há luar!
Textos narrativos e descritivos
José Saramago, Memorial do Convento
Textos para leitura em regime contratual

funcionamento da língua
Continuidade, progressão, coesão e coerência textuais
Protótipos textuais
[Consolidação dos conteúdos do 10.º e 11.º anos]