Wednesday, September 10, 2014

10.º 12.ª: sobre 2.º período e sugestões para o resto do ano


[Bia:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas (por faltas a aulas ou por falhas de trabalho em casa). Também não foi feita uma recitação.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho em aula. Capacidades de expressão (escrita e leitura em voz alta).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ser pontual e evitar faltar. Ter telemóvel sempre fechado e arrumado. Procurar melhorar em gramática.

 

[Ana S.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Gramática. (Houve umas duas tarefas de escrita que não foram feitas, mas a Ana, em geral, fez os trabalhos de casa.)

Aspetos mais positivos — Concentração em aula. Atitude de trabalho. Expressão oral (leitura em voz alta e recitação).

Recomendações para o 3.º período — Procurar que o rendimento em gramática não fique desfasado do nos outros domínios.

 

[Luísa:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Não foi feita a tarefa de recitação.

Aspetos mais positivos — Fez quase todas as tarefas pedidas para casa. Em aula, foca-se no que é pedido (embora pareça, aqui e ali, conversadora, vai também fazendo as tarefas — mas já a vi a fazer trabalhos de outras disciplinas).

Recomendações para o 3.º período — Escrita pode ser mais revista, mais apurada (acentos!).

 

[Ana N.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve duas tarefas de escrita pedidas para casa que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Capacidades nos vários domínios do Português. Atitude de trabalho (revelada em aula e no que é pedido para casa).

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim. (Procurar que o rendimento em gramática não fique desfasado do resto.)

 

[André F.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho em aula. Capacidades nos vários domínios do Português.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ser sempre pontual. (Algum estudo de gramática.)

 

[André S.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita (na verdade, todas!) que não foram feitas. Também não foi cumprida tarefa de recitação.

Aspetos mais positivos — Atitude correta, e de trabalho, em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo — estudando — o que dermos de gramática.

 

[Catarina:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não fez uma recitação.

Aspetos mais positivos — Trabalho em aula (embora com alguma demora, Catarina vai-se focando nas tarefas).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ser sempre pontual (e evitar faltar). Não fazer em Português trabalhos de outras disciplinas. Ir recuperando gramática.

 

[David Rua:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita e uma gravação (atrasada do 1.º período) que não foram feitas. Também não preparou recitação.

Aspetos mais positivos — Capacidades (sobretudo nas áreas de expressão: escrita e leitura em voz alta). Em geral, em aula foca-se no trabalho, embora sempre num estilo rezingão e com uma ou outra conversa pelo meio (que, porém, não afetam muito o seu trabalho).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Se isso acontecer, pode melhorar bastante a nota atual.

 

[Duarte:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita pedidas para casa que não foram feitas. Também não cumpriu tarefa de recitação. Em aula, a atitude foi menos aplicada do que no 1.º período (estilo conversador refletiu-se na pouca concentração no trabalho em aula).

Aspetos mais positivos — Na parte final do período, teve atitude já correta e recuperou ainda duas ou três tarefas. Fez boa leitura expressiva.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Manter a atitude mais focada no trabalho que tem tido ultimamente. Ter atenção à gramática.

 

[Elly:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas (de escrita) que não foram feitas. Também não cumpriu recitação.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Leitura expressiva.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Gonçalo:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas, embora no final do período ainda recuperasse algumas delas. Também não preparou suficientemente tarefa de recitação. Em aula, teve muitas vezes atitude demasiado informal — demasiado conversador.

Aspetos mais positivos — Quando se foca nas tarefas da aula, é despachado e mostra a sua inteligência (embora também se note certa precipitação e falta de cuidado no acabamento). Gramática.

Recomendações para o 3.º período —Evitar a atitude de demasiada conversa de que falei em cima. Ter telemóvel fechado e arrumado. Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Helena:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve duas tarefas de escrita que não foram feitas (mas foram apenas essas duas). Tarefas de oralidade preparadas em casa (leitura e recitação) talvez pudessem ter sido mais bem sucedidas.

Aspetos mais positivos — Em aula, sempre focada nas tarefas. Progressos em gramática.

Recomendações para o 3.º período — Continuar com esta boa atitude de trabalho.

 

[Henrique:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas (quase todas as pedidas para casa; também duas de aulas em que não esteve presente — no início do período).

Aspetos mais positivos — Ter feito a gravação em atraso (ainda do 1.º período). Alguma recuperação em gramática.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Joana G.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Também não foi feita uma recitação avisada com antecedência. Foi positivo ter feito um trabalho de gravação muito atrasado (era para ser entregue ainda no 1.º período), mas tem de se dizer que só foi entregue no último dia de aulas e pareceu-me muito pouco preparado.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula (correta e focada nos trabalhos).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo, estudando-as, as matérias de gramática.

 

[Joana San:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Recitação estava pouco preparada.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Cumprimento de quase todos os trabalhos de casa (esqueceu só as reformulações).

Recomendações para o 3.º período —Não descurar as matérias de gramática que formos estudando. Ser pontual.

 

[Joana M.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Certa «desarrumação» no trabalho em casa (houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas na altura própria e foram resolvidas à pressa no final do período). Recitação (e até leitura expressiva) revelaram que não houve também muita preparação em casa. Resultado fraco em gramática indicia que não houve estudo (ou verdadeira concentração em aula? — na verdade, por vezes, a Joana é conversadora).

Aspetos mais positivos — Capacidades que tem.

Recomendações para o 3.º período — Ir trabalhando com mais regularidade em casa. Ser pontual na chegada às aulas.

 

[Joana Sim:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita (quase todas as pedidas para casa) que não foram feitas. Também não terá preparado devidamente recitação.

Aspetos mais positivos — Capacidades da Joana. Predisposição para se focar no trabalho (apesar do que digo dentro dos parênteses no parágrafo seguinte).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. (Na aula de Português não fazer trabalhos de outras disciplinas ou até de Português mas fora do que estamos a tratar. Não usar telemóvel em aula.)

 

[Laura:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita pedidas para casa que não foram feitas. Também não fez recitação nem recuperou trabalho de gravação pedido há muito.

Aspetos mais positivos — Capacidades da Laura. Concentração em tarefas da aula (embora menos completa do que no 1.º período).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa (incluindo os trabalhos de oralidade). Recuperar em gramática (embora o fraco resultado que teve se tenha de compreender, já que nas aulas em que faltou se tratou, por vezes, de matérias gramaticais).

 

[Madalena:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Gramática (decerto porque faltou bastante nas aulas em que se abordaram os assuntos).

Aspetos mais positivos — Atitude em aula já focada no trabalho. Tarefas de expressão oral (entregou trabalho de gravação atrasado; fez boas recitação e leitura expressiva).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Melhorar assiduidade e pontualidade. Ir acompanhando as matérias de gramática.

 

[Magda:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (na verdade, todas as pedidas para casa). Não ter recuperado tarefa de gravação que vinha já do 1.º período. Recitação também não revelou suficiente preparação.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho em aula. Capacidades de Magda.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Márcia:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Não ter feito a recitação que se pedira. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Em geral, a Márcia também faz os trabalhos pedidos para casa (embora, haja uma ou outra falha).

Recomendações para o 3.º período — Ir seguindo os assuntos de gramática que venhamos a dar. Fazer sempre as tarefas pedidas para casa.

 

[Margarida:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Não ter feito recitação.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho (cumpriu todos os trabalhos para casa de escrita; em aula, esteve focada nas tarefas). Progrediu em gramática.

Recomendações para o 3.º período — Evitar demasiada conversa para o lado (o que aconteceu em poucas aulas). Ter telemóvel desligado e arrumado.

 

[Mariana:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Recitação não terá sido suficientemente preparada. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Capacidades (destacando-se a compreensão de textos).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo melhor as matérias de gramática.

 

[Miguel:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não fez recitação. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Criatividade na escrita.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Não descartar a gramática.

 

[Patrícia:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também falhou a tarefa de recitação. Gramática ficou aquém do que se esperaria.

Aspetos mais positivos — Capacidades da Patrícia. Concentração nas tarefas da aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Seguir mais os conteúdos de gramática.

 

[Bruna:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Recitação foi pouco preparada. Resultado em gramática indicia pouca concentração (ou estudo) neste domínio.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, focada nas tarefas. Recuperação de trabalho de gravação (do 1.º período ainda). Ter entregado quase todas as tarefas pedidas para casa, embora com algum atraso.

Recomendações para o 3.º período — Ir seguindo também as matérias de gramática.

 

[Francisco:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de casa que foram feitas com certo atraso.

Aspetos mais positivos — Concentração nas tarefas. Atitude de trabalho.

Recomendações para o 3.º período — Resultados em gramática ainda podem ser bastante melhorados.