Wednesday, September 10, 2014

10.º 5.ª: sobre 2.º período e sugestões para o resto do ano


[Cláudia:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Gramática. E talvez esperasse um pouco mais da tarefa de recitação.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho (em aula e em casa). Cuidado posto em várias tarefas de escrita.

Recomendações para o 3.º período — Ir acompanhando mais os assuntos de gramática.

 

[Rita:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Também a recitação não foi preparada.

Aspetos mais positivos — Capacidades da Rita. Atitude em aula (geralmente focada nas tarefas).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Evitar faltar. Ser pontual.

 

[Ana:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (todas as pedidas para casa!). Também não fez recitação. Desceu também em gramática.

Aspetos mais positivos — [Na verdade, neste período há pouco que gabar ao trabalho da Ana. Acredito que é capas de fazer muito melhor.]

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. (Se se mantiver o estilo havido neste período, ainda baixará a classificação.)

 

[Bia G.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Não ter feito a recitação pedida.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula (focada nas tarefas). Alguns bons escritos. Trabalho em casa.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim (mas fazer sempre as tarefas pedidas para casa, evitando repetir o que aconteceu com a recitação).

 

[Beatriz R.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita (de casa) que não foram feitas, embora poucas.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula, sempre focada nas tarefas. Progressos em gramática.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim. Fazer todas as tarefas pedidas para casa.

 

[Bia S.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Recitação não foi feita. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho (em aula e em casa). Capacidades da Beatriz.

Recomendações para o 3.º período — Seguir melhor as matérias de gramática.

 

[Catarina:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Nível em gramática um pouco abaixo do resto das outras áreas do Português.

Aspetos mais positivos — Capacidades de Catarina (com relevo para compreensão dos textos e expressão oral). Focar-se nas tarefas da aula.

Recomendações para o 3.º período — Na escrita, rever sempre, não se contentando com a primeira formulação. Procurar melhorar em gramática (atenção em aula? estudo em casa?).

 

[Diana:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Voltou a Diana a não me entregar tarefa de gravação (já do 1.º período).

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Trabalho em casa.

Recomendações para o 3.º período — Para já, resolver o problema da gravação há tanto combinada. De resto, manter o estilo de trabalho.

 

[Diogo:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (na verdade, quase todas as pedidas para casa). Também falhou a recitação.

Aspetos mais positivos — Compreensão de textos. Gramática. Atitude em aula (apesar de conversador, consegue depois focar-se bem em cada tarefa).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Gonçalo S.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Recitação (que não fora preparada para a aula prevista; e que depois também não saiu perfeita).

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho (em aula e nas tarefas pedidas para casa). Rigor posto no que faz.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim. Ir melhorando ortografia (através de hábitos de leitura).

 

[Gonçalo P.:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (quase todas as pedidas para casa mas também algumas que deveriam ter sido feitas em aula). Também não preparou recitação.

Aspetos mais positivos — Resultado em gramática. Terá feito agora tarefa de gravação (que era já do 1.º período e que me procurou enviar já depois do fecho do período) mas, na verdade, como não tratou do envio o com o devido cuidado, ainda não pude aceder ao trabalho.

Recomendações para o 3.º período — Para já, entregar-me a atarefa de gravação em ficheiro efetivamente consultável. Passar a fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Joana:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Nível atingido em gramática abaixo das restantes áreas.

Aspetos mais positivos — Expressão oral (recitação; leitura expressiva). Atitude de trabalho.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim. Procurar ir seguindo melhor os conteúdos de gramática.

 

[J. Cabo:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas. Também não preparou recitação.

Aspetos mais positivos — Capacidade nos domínios de expressão. Em aula, alia certa facilidade em se focar nas tarefas a alguma precipitação.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa e demorar-se mais nas da aula. Ir seguindo matérias de gramática.

 

[J. Tavares:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (todas as pedidas para casa!). Também não fez recitação.

Aspetos mais positivos — Capacidades (de expressão, sobretudo) em vários domínios do Português. Atitude em aula aceitável.

Recomendações para o 3.º período — Começar por entregar gravação (do 1.º período, ainda), que me terá enviado mas que não me chegou. Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[João:]

Aspetos que falharam no 2.º período —Falhou recitação. Houve também algumas tarefas de escrita que não foram feitas, embora poucas. Descida em gramática.

Aspetos mais positivos — Progressos em escrita. Atitude em aula (de trabalho, embora com muita conversa também).

Recomendações para o 3.º período — Estar mais atento nos momentos de explicação (a conversa demasiada deve explicar fraco resultado em gramática).

 

[Leonor:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Recitação não foi suficientemente preparada. Em gramática desceu (talvez também porque me pareceu pouco atenta).

Aspetos mais positivos — Alguns escritos. Capacidade de Leonor.

Recomendações para o 3.º período — Tem de haver maior esforço (fazer trabalhos em casa; algum estudo em gramática; em aula, maior concentração na própria tarefa).

 

[Manel:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas (de escrita; pedidas para casa) que não foram feitas.

Aspetos mais positivos — Capacidades nos vários domínios do Português (mas destacaria a de escrita). Atitude em aula, focado nos trabalhos.

Recomendações para o 3.º período — Fazer regularmente as tarefas pedidas para casa.

 

[Maria:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Não preparou suficientemente recitação. Houve algumas tarefas (de escrita) que não foram feitas, embora costume fazer os trabalhos de casa. Descida em gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho em aula.

Recomendações para o 3.º período — Retomar regularidade que já teve no domínio de tarefas pedidas para casa. Seguir os conteúdos de gramática.

 

[Patrícia:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Escrita ainda pode melhorar, parecendo dever haver maior revisão, com especial atenção à ortografia.

Aspetos mais positivos — Concentração em aula. Atitude de trabalho em todos os domínios, quer em aula quer em casa.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim.

 

[Pedro:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Recitação ficou um pouco aquém do que se esperaria. Na escrita, por vezes, a ortografia.

Aspetos mais positivos — Criatividade na escrita. Atitude em aula. Gramática.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim.

 

[Capela:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Apenas uma ou outra tarefa de escrita ficou um pouco aquém do que se poderia esperar.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Cumprimento de todas as tarefas pedidas para casa. Capacidades nos vários domínios.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim.

 

[Susana:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve algumas tarefas de escrita que não foram feitas. Talvez esperasse mais da recitação da Susana.

Aspetos mais positivos — Criatividade em escritos. Atitude em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer com ainda maior regularidade as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias de gramática.

 

[Tety:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Nada. Esteve sempre bem.

Aspetos mais positivos — Atitude de trabalho (revelada na constante concentração e no cumprimento de todos os trabalhos pedidos). Progressos em gramática. Boa recitação.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim.

 

[Tomás:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também a recitação falhou. A própria leitura expressiva também não me pareceu suficientemente preparada.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Sam:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve muitas tarefas de escrita que não foram feitas (todas as de casa e algumas de aulas em que não terá estado). Também falhou uma recitação. Descida em gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula. Ter acabado por fazer a gravação já pedida há muito tempo (desde o 1.º período!).

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Evitar faltar. Recuperar em gramática.

 

[Carolina:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita pedidas para casa que não foram feitas. Também não preparou a recitação.

Aspetos mais positivos — Capacidades (de compreensão e de expressão) da Carolina. Ser capaz de se focar facilmente nas tarefas da aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa.

 

[Ariel:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Houve várias tarefas de escrita que não foram feitas. Também não preparou suficientemente uma recitação que lhe cabia fazer.

Aspetos mais positivos — Entregou gravação há muito pedida (desde o 1.º período). Em aula, foca-se bem nas tarefas.

Recomendações para o 3.º período — Fazer as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo matérias de gramática.

 

[Amy:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Nada a criticar (por vezes, parece-me um pouco faladora; mas vai-se focando nas tarefas).

Aspetos mais positivos — Progressos em gramática. Boa atitude em aula e cumprimento dos trabalhos de casa.

Recomendações para o 3.º período — Continuar assim.

 

[Lucas:]

Aspetos que falharam no 2.º período — Recitação não foi preparada. Houve também algumas tarefas de escrita que não foram feitas, embora poucas. Gramática.

Aspetos mais positivos — Atitude em aula.

Recomendações para o 3.º período — Fazer com mais regularidade as tarefas pedidas para casa. Ir seguindo as matérias gramaticais.