Friday, September 05, 2014

Informações sobre 10.º 8.ª a meio de novembro


Nos comentários ao trabalho de cada aluno, uso esta sequência. Nos primeiros parágrafos, síntese da avaliação por áreas: Leitura (que é a compreensão de textos escritos); Escrita; Oralidade (compreensão do oral e expressão oral); Gramática. Por enquanto, a terceira destas áreas, a que reúne receção e produção orais, vai só apreciada no que se refere à produção (leitura em voz alta, até agora), já que não se testou suficientemente a receção. Os dois últimos parágrafos servem para aspetos genéricos e sugestões para melhoria.
Vejamos o que coube, em termos de avaliação mais direta, em cada uma das quatro áreas.
A leitura foi observada em três questionários sobre textos («A Memória» [aula 5-6]; «Duas ou três coisas que sei sobre mim» [15-16]; «Carta de José Régio a Jorge de Sena» [29-30]). Menos objetivamente, fui-me apercebendo da capacidade de cada um ir resolvendo as restantes fichas dadas em aula, o que acabará por ser também tido em conta, embora não o tenha referido muito nestas sínteses.
A capacidade em escrita foi observável em oito redações em aula (Frases autobiográficas verdadeiras e falsas [aula 1-2]; «Lembro-me que» + «Imagem mais antiga» [3-4]; Texto diarístico com inclusão de frase dada [5-6]; Incidentes ou Anamneses [11-12]; Texto cronístico sobre «O melhor dia» [13-14]; Fragmentos exemplificativos de tipos textuais [19-20]; Conclusão de «Biografia por medida» com seis palavras obrigatórias [23-24]; Carta a Malena [29-30]) e em dois trabalhos de casa («Alfabeto Pessoal» [tepecê da aula 3-4]; «Pequenos Prazeres» [7-8]).
A avaliação da expressão oral decorreu apenas de uma ou duas leituras em voz alta preparadas em casa [aulas 13-14, 15-16, 17-18]. Proximamente, os alunos deverão entregar gravação autobiográfica que será importante tarefa neste domínio [cfr. tepecê da aula 23-24].
A gramática, dita também «conhecimento explícito da língua» ou «funcionamento da língua», foi aferida por um questionário sobre os assuntos dados até agora [aula 31-32]. Houve também dois trabalhos de casa em torno de verbos ([9-10] e [15-16]), embora com muito menos relevo. Ainda faremos um outro questionário até ao final do período.
 
Afonso Puga (1)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Faltou no dia em que fizemos o questionário de gramática. (Além disso, nesta área, fez um bom trabalho de casa e falhou outro.)
Em aula, trabalha concentradamente. Fez a maioria dos trabalhos de casa.
Tem escrita criativa e não faz muitos erros (falha em alguma acentuação e em pontuação sem demasiada gravidade). Pode perfeitamente melhorar a classificação que obteve no ano passado nesta disciplina, mas não deve deixar de fazer todos os tepecês e trabalhos que venham a ser pedidos.
 
Xana (2)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita — Suficiente -
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente (+) (8,6)
Não tenho razões de queixa quanto à atitude em aula, mas tem de passar a fazer os trabalhos de casa: falhou a maioria. (As notas das áreas de escrita e de gramática seriam mais fracas se se contasse com trabalhos de casa que não foram feitos.)
Na escrita, o que há mais a melhorar é a noção de período (quando se deve fechar frases com ponto final). Parece poder conseguir subir bastante na leitura em voz alta. A nota em gramática mostra que não houve grande estudo (ou foi o enunciado que também lhe criou problemas e a dificuldade seria sobretudo de leitura?)
 
Catarina S. (3)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente - ? (faltou a um dos três questionários, portanto este resultado ainda é mais contingente do que sempre seria)
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente - (10,3)
Não tenho razões de queixa quanto a trabalho em aula, mas já aconteceu não trazer material. Tem feito quase todos os tepecês.
Na escrita, faz alguns erros ortográficos (de acentuação, sobretudo) e de pontuação (aqui, o aspeto mais importante a corrigir é a falta de uso de pontos finais).
 
Filipa (4)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Insuficiente + / Suficiente - (tendo faltado a um dos questionários).
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — [Faltou na aula em que deveria ter lido (mas também não chegara a preparar a leitura).]
Gramática — Insuficiente (+) (9,1)
Por vezes, em aula, deveria ser mais ativa, mais pronta a resolver as tarefas. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Escreve relativamente bem (faz apenas alguns erros, mas pouco importantes, de acentuação e pontuação). Falhou na gramática (eventualmente, porque ainda não está habituada a este tipo de enunciados? — seria portanto mais a leitura a falhar do que o conhecimento?); a solução será seguir tudo com mais atenção, estudar um pouco também.
 
Ana (5)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Não tenho razões de queixa do seu trabalho em aula, mas, por vezes, tem-me parecido faladora (com colegas de trás). Fez a maioria dos trabalhos de casa; mas deve fazer todos, é claro. Como parece ser bastante competente nas duas decisivas modalidades (ler, escrever), tem obrigação de chegar a resultados ainda melhores.
Escreve sem dificuldades. Faz raros erros e sem grande importância (falta de vírgulas em alguns modificadores e pouco mais).
 
Bárbara (6)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom - (teve resultados díspares: de Insuficiente + a Bom +, mas, pelo que vejo das tarefas mais informais em aula, terá mesmo boa capacidade de compreensão dos textos)
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente + (13,1)
Trabalha muito concentradamente em aula, resolvendo rapidamente as tarefas. Quanto a tepecês, tem cumprido quase sempre.
Na escrita, que é interessante, ainda há alguns problemas de ortografia (com escrita moldada pelo som). Para este tipo de falhas, o melhor remédio é ler livros, ler muito (é a única maneira de as grafias irem sendo memorizadas visualmente).
 
Carolina (7)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Insuficiente + / Suficiente - (9,7)
Creio que costuma trabalhar razoavelmente em aula, mas já houve situações em que achei que havia demasiada conversa com colegas. Até há pouco tinha feito sempre os trabalhos de casa.
Na escrita, pode procurar melhorar acentuação (das esdrúxulas e não só) e ter mais noção de período (ou seja, da necessidade de fazer pontos finais).
 
Catarina F. (8)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (faltou num dos dias em que fizemos questionário, por isso ainda não tenho muitos dados nesta área: teve Suficiente + e Insuficiente +).
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Suficiente (11,4), mas fez também dois bons trabalhos neste domínio.
Costuma focar-se bem nas tarefas em aula. Em algumas tarefas, de escrita sobretudo, demora um tanto a começar, por alegada falta de inspiração... (ora é aluna que até escreve bem). Pode melhorar, sem grande dificuldade, a nota que teve no 10.º ano do ano passado, mas não deve deixar de ir fazendo as tarefas marcadas para casa (falhou uma). Faltas a certos primeiros tempos estão justificadas, salvo erro (mas então há que tentar recuperar o que se fez nesses tempos).
Escreve bem (raros erros de ortografia).
 
Catarina A. (9)
Leitura (= Compreensão do escrito) — [Não fez nenhum dos questionários, porque terá faltado nessas aulas — três aulas!]
Escrita — Suficiente (mas, se formos fazer média com trabalhos que não entregou, Insuficiente)
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Bom - / Suficiente + (13,7)
Problema maior são as faltas a aulas (houve trabalhos que ficaram por fazer) e a completa falha nos trabalhos de casa (não fez nenhum).
É uma aluna que, tanto quanto posso perceber, tem até razoáveis capacidades nesta disciplina (não escreve mal, por exemplo; da compreensão de textos, ainda pouco pude saber, mas a nota a gramática e em leitura em voz alta indicia que não será fraca). Mas é preciso levar isto mais a sério, com mais arrumação.
 
Cláudia (10)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente (8)
Costuma ser aluna concentrada, mas, recentemente, achei-a um pouco mais distraída. Fez a maioria dos trabalhos de casa.
Parece ser a compreensão de textos o seu ponto forte e a gramática o aspeto em que tem de progredir mais. Na escrita, pode melhorar no uso da pontuação (sobretudo, na definição de períodos, usando pontos finais), na acentuação (esdrúxulas e não só) e em alguma sintaxe (pronomes relativos).
 
Filipe (11)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente -
Escrita — Suficiente - / Insuficiente +
Expressão oral — Bom (-)
Gramática — Suficiente - /Insuficiente + (9,7)
Creio que, por vezes, tem vindo a distrair-se em conversas (mais por culpa da zona em que está). Tem falhado os trabalhos de casa quase todos. Teve boa nota numa leitura em voz alta preparada em casa (portanto, esse trabalho fê-lo decerto), o que significa que, mobilizando-se para o trabalho, conseguirá bons resultados.
Na escrita, há ainda erros na ortografia relacionada com verbos e pronomes, na acentuação (esdrúxulas também), no uso do ponto final. Até por isso, não deve deixar de ir fazendo as redações pedidas para casa.
 
João A. (12)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom - / Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente (-)
Gramática — Suficiente - / Insuficiente + (9,7)
Nos últimos tempos, depois de o ter mudado de lugar, foi-se tornando mais conversador. Conselho: voltar a ser mais concentrado só no trabalho. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Na escrita, há alguns problemas de ortografia (é sobretudo a leitura, o hábito de ler, que pode fazer com se habitue às grafias corretas). Também tem de ler com mais cuidado as instruções das tarefas (já aconteceu não fazer exatamente o que era pedido).
 
João M. (13)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (-)
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente (11,4)
Em aula, costuma focar-se no trabalho. Tem feito quase todos os trabalhos de casa.
Na escrita, ainda há bastante que melhorar: por um lado, a ortografia (incluindo acentos relativamente óbvios); por outro, a noção de frase (e o uso do ponto final).
 
Zé (14)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom
Escrita — Bom (-)
Expressão oral — Suficiente (+)
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Trabalha muito bem em aula e também tem cumprido sempre em casa.
Escreve bem. Em termos de correção linguística, falha apenas em alguns acentos (-amos/-ámos; -ível). As áreas em que tem mais «margem de progressão» são a da leitura em voz alta e da gramática.
 
Kristina (15)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Suficiente - /Insuficiente + (9,7)
Trabalha concentradamente em aula. Também cumpriu todos os trabalhos de casa.
Na escrita, o que há a melhorar é sobretudo a acentuação. Há também alguns usos de preposições e de pronomes relativos que ainda não saem perfeitos, o que é natural. As áreas menos fortes (leitura em voz alta e gramática) são também aquelas em que os progressos costumam ser mais rápidos.
 
Liane (16)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Insuficiente + (9,1)
Creio que tem trabalhado em aula. Já quanto a trabalho de casa, houve algumas falhas (talvez relacionáveis com aulas a que faltou).
Na escrita, ainda se notam muitos erros de ortografia (grafia dos verbos/pronomes). A sintaxe, a organização das frases, também ainda pode melhorar muito. Melhor conselho: ler livros.
 
Madalena F. (17)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Bom +
Expressão oral — Bom -
Gramática — Bom - (14,3)
Trabalha bem em aula, com a devida concentração. Fez quase todos os trabalhos de casa.
Escreve muito bem (único erro de que me lembro: «daria-me» por «dar-me-ia»). Em todas as áreas desta disciplina tem boas capacidades.
 
Madalena S. (18)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom -
Escrita — Bom -
Expressão oral — .Suficiente + / Bom -
Gramática — Suficiente (11,4)
Trabalha bem em aula. Em casa, também tem feito sempre os trabalhos.
Na escrita, quase não faz erros (umas vírgulas em falta na delimitação de modificadores e pouco mais; por vezes, o ponto final em falta também). Só a nota em gramática está a destoar, e um pouco a da leitura em voz alta, mas decerto facilmente as subirá.
 
Marco (19)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente -
Gramática — Insuficiente + (9,1), além de que falhou os dois tepecês neste domínio.
Não tenho razões de queixa quanto a trabalho em aula. No entanto, no trabalho em casa pode ser mais cumpridor. A fraca nota em gramática estará relacionada com certa falta de arrumação nesse campo, o dos tepecês (tal como o rendimento na leitura em voz alta, provavelmente). Pode melhorar bastante a nota com que vem do 10.º ano, mas não deve desleixar-se (como, por vezes, acontece com está a fazer melhoria de nota).
Na escrita, os acentos e a ortografia dos verbos ainda são muito melhoráveis.
 
Matilde (20)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente + / Bom -
Escrita — Bom +
Expressão oral — Bom (-)
Gramática — Bom + (16,6), no questionário, mas mais fracos os tepecês nesta área
Em aula, trabalha muito bem. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Só a compreensão de textos pode parecer menos forte, mas a verdade é que os questionários (apenas três) são contingentes. De resto, nas tarefas de compreensão de textos em aula mostra ser muito capaz. Também na leitura em voz alta, logo que consiga conjugar o risco da expressividade com certa segurança e controlo, melhorará facilmente o resultado.
 
Miguel (21)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Bom (+)
Escrita — Suficiente +
Expressão oral — Suficiente + / Bom -
Gramática — Suficiente (11,4)
Em aula, recentemente, tem estado demasiado conversador (no início, mostrou até capacidades de se focar no trabalho). Também em matéria de trabalhos de casa, pode ser mais regular (falhou metade).
Tem escrita agradável. Em matéria de correção linguística, é a acentuação o aspeto mais melhorável. Interessantes os resultados na compreensão de textos.
 
Natacha (22)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente (-) mas falhando dois dos três questionários.
Escrita — Suficiente (+)
Expressão oral — [Não tenho elementos sobre a Natacha nesta área.]
Gramática — [Faltou no dia do questionário. Fez um tepecê sobre verbos perfeito.]
Quando está em aula trabalha bem.
Na escrita, mostra bastante destreza. A noção de período (uso do ponto final) ainda pode ser melhorada.
 
Sara M. (23)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente + / Bom -
Escrita — Suficiente + / Bom -
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente (+) (12,6)
Boa atitude em aula. Também tem feito sempre os trabalhos de casa.
Tem escrita inteligente e criativa. Já no campo da correção linguística, ainda há que melhorar (sobretudo, a nível da pontuação).
 
Sara T. (24)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente / Suficiente (-)
Escrita — Suficiente, mas nota baixará muito se contarmos com trabalhos (de casa) que não foram feitos
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente - / Insuficiente + (9,7), mas classificação baixará porque não fez os restantes trabalhos passados para casa
Nunca fez os trabalhos de casa. Em aula, tem estado demasiado conversadora. A Sara não teria demasiadas dificuldades nesta disciplina, mas, não fazendo tantos trabalhos, terá nota fraca.
Na escrita, não faz demasiados erros (mas faz alguns de ortografia, associados a verbos e pronomes).
 
Vasco G. (26)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente
Escrita — Suficiente
Expressão oral — Suficiente
Gramática — [Não esteve no dia do questionário. Também não os fez ou teve resultados fracos nos restantes trabalhos nesta área.]
Em aula, começou por trabalhar bem. Faltou um tanto entretanto. Recentemente, por vezes, um pouco conversador. Também nos tepecês há que melhorar (falhou metade).
Na escrita, faz alguns erros ortográficos e ainda não domina bem a noção de período (uso do ponto final).
 
Vasco Af. (27)
Leitura (= Compreensão do escrito) — Suficiente +
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral —  Suficiente (+)
Gramática — Insuficiente + (9,1)
Normalmente, trabalha bem em aula (embora, recentemente, o tenha achado um pouco conversador). Falhou metade dos trabalhos de casa.
Na escrita, o uso do ponto final ainda é melhorável, bem como o de certos pronomes relativos.
 
Catarina P. (28)
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente -, mas mais fraco se se contar com as tarefas informais em aula.
Escrita — Suficiente -, mas menos se contar com trabalhos que não fez.
Expressão oral — Suficiente +
Gramática — Suficiente + (13,1), mas menos porque não fez nenhum dos tepecês neste domínio.
Em aula, não se foca suficientemente no trabalho, sendo demasiado conversadora. Também falhou quase todos os trabalhos de casa. Há que mudar de atitude.
Na escrita, faz alguns erros ortográficos e de uso de preposições, mas nada de insuperável.
 
Henrique (29)
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente
Escrita — Suficiente (-)
Expressão oral — Suficiente
Gramática — Suficiente + / Bom - (13,7).
Em aula, tem boa concentração. Também tem feito a maior parte dos tepecês (recuperou há pouco alguns atrasados).
Na escrita, pode melhorar acentuação (esdrúxulas) e pontuação (ponto final, vírgulas em modificadores).
 
Vitória (30)
Leitura (= Compreensão do escrito) —Suficiente +, no único questionário que fez.
Escrita — Suficiente -, mas falhou a maior parte dos trabalhos em casa e na aula, pelo que, em rigor, avaliação será mais fraca.
Expressão oral — Suficiente + / Bom -
Gramática — [Não esteve no dia do questionário nem fez nenhum dos outros trabalhos.]
Em aula, consegue focar-se bem no trabalho. Tem de passar a fazer os tepecês. É aluna inteligente, mas pouco cumpridora das, digamos assim, convenções escolares (assiduidade, pontualidade, trabalho em casa). Se remediar este aspeto, terá até facilidade na disciplina. De outro modo, terá classificação fraca.
Na escrita, pode melhorar o uso do ponto final).