Sunday, September 14, 2014

Leituras

Que controlo será feito do(s) livro(s) que lerem? Não o descreverei previamente, mas garanto que não será nada que implique que façam uma leitura preocupada com o que lhes venha a ser perguntado ou exigido. Leiam, portanto, como fariam fora do contexto escolar. O que lhes venha a pedir sobre cada livro não exigirá memorização de pormenores nem leitura escolar, com recolha de notas, sublinhados ou coisa que o valha.

Em termos de avaliação, qual a importância destas «leituras combinadas»? Não é domínio que tenha contabilização concreta, até porque se pretende que seja área voluntária, demonstrativa de gosto mais do que de cumprimento de dever. De qualquer modo, terei em conta o percurso de cada aluno neste campo.

Que se deve fazer para já? Escolher algum livro que queiram ler ou continuarem o que já estejam a ler. Proximamente, perguntar-lhes-ei isso mesmo e confirmaremos se se trata de livro, ou livros, com perfil adequado. Para já, valerá a pena aferirem a escolha feita, ou ter ideia do estilo de livro aceitável, caso ainda nada tenham escolhido, relanceando a tipologia que ponho à frente.

Que livros são recomendáveis? A seguir, vem uma tipologia que indica os géneros por que conviria optarem. Gostaria que quem já tem alguma experiência de leituras juvenis escolhesse agora livros de «literatura», ainda que este conceito seja bastante abrangente e que não devam deixar de ler obras eventualmente menos importantes mas que lhes interessem mesmo. Além do estilo dos livros que mencionarei e dos que há no CRE, cujas cotas ponho no final desta secção, achava importante que aproveitassem o que já possam ter em casa (ou em casa dos avós, etc.).

Convém escolher livro(s) com um destes perfis:
(1) com caráter autobiográfico (diário, autobiografia, memórias; verdadeiros ou fictícios). Exemplos: desde os mais ligeiros — Adrian Mole ainda seria talvez aceitável para leitores pouco treinados —, até aos textos mais difíceis, mais introspetivos — como os de Saramago (As pequenas memórias é o mais acessível), Vergílio Ferreira (Manhã submersa), Torga. Gostei muito de ler As cinzas de Angela, memórias da infância de Frank McCourt, livro que me fora sugerido há uns anos por uma decimanista vossa colega.
(2) cronístico (miscelâneas de crónicas publicadas em jornais ou não). Exemplos: as crónicas de Miguel Esteves Cardoso; as de António Lobo Antunes (já são cinco livros de crónicas); Cronicando de Mia Couto; os vários livros de prosa de José Gomes Ferreira (exceto Aventuras de João sem Medo).
(3) de relato de viagens. Exemplos: os livros de viagem de Gonçalo Cadilhe; todos os livros da colecção «Aventura & Viagens» da Europa-América; a recente coleção de viagens da Tinta-da-China; os irónicos livros de viagem de Bill Bryson ou os do antigo Monty Python Michael Palin.
(4) de narrativa, desde que na 1.ª pessoa. Exemplos: os livros de Mark Twain (Tom Sawyer; Huckleberry Finn); Eça de Queirós, A cidade e as serras; Vergílio Ferreira, Aparição.
(5) de cartas. Exemplos: as Cartas de Amor de Fernando Pessoa a Ofélia; as cartas de guerra de António Lobo Antunes (D'Este Viver Aqui Neste Papel Descripto).
(6) de histórias de infâncias ou de família. Exemplos: os livros de Isabel Allende e de outros escritores sul-americanos (destaco dois colombianos: o célebre Gabriel García Márquez, desaparecido o ano passado; e Héctor Abad Faciolince, cujo Somos o Esquecimento que Seremos li com muito gosto há pouco tempo).
(7) biografias ou até romances históricos centrados numa personagem. Exemplo: biografias de heróis, de cientistas, de escritores, de artistas, etc. Exemplos: Fernando Namora, Deuses e demónios da medicina; Eva Curie, Madame Curie; João Lobo Antunes, Egas Moniz.



[CRE] quer dizer que há o livro na Biblioteca da ESJGF (a propósito: se clicares neste link, podes pesquisar o catálogo da biblioteca da escola); o asterisco (*) significa que não me importo de emprestar exemplar meu. As obras que ponho a azul são as que aconselho apenas a quem não tenha ainda muita facilidade na leitura de livros de certa extensão (prefiro que estes livros só sejam escolhidos quando ficarem descartadas as hipóteses mais literárias).


Memórias ou diários de escritores
* Florbela Espanca, Diário do último ano
* Isabel Allende, A soma dos dias
* Isabel Allende, O meu país inventado
* O Livro de Agustina Bessa-Luís
Sebastião da Gama, Diário [CRE]
*José Saramago, As Pequenas Memórias

Primo Levi, Se isto é um homem [CRE]
Fernando Assis Pacheco, Memórias de um craque (do mesmo Fernando Assis Pacheco, Trabalhos e paixões de Benito Prada [CRE])
José Saramago, Cadernos de Lanzarote, vários volumes [CRE]
Vergílio Ferreira, Conta-Corrente, vários volumes [CRE]
Vergílio Ferreira, Escrever [CRE]
Vergílio Ferreira, Pensar [CRE]
Miguel Torga, Diário, vários volumes [CRE]; nenhuma destas últimas cinco obras (de Saramago, Vergílio Ferreira e Torga) é, provavelmente, de leitura fácil; mas, como existem no CRE, é possível fazer a experiência de ler primeiro algumas páginas. Duas outras obras que — julgo-o, sem ter a certeza — não serão fáceis para a maioria dos alunos são a autobiografia de Ruben A. (O mundo à minha procura, 3 volumes) e um livro híbrido — diário, com cartas e outros textos avulsos —, Páginas, 6 volumes.

*Manuel Alegre, Alma
* José Régio, Páginas do diário íntimo
* José Luís Peixoto, Abraço (do mesmo autor, saiu há pouco Galveias, romance com alguns elementos de inspiração autobiográfica)
* Rita Ferro, A menina é filha de quem? (guiado por esta recensão, li-o há dias — creio que é pouco interessante para quem não tenha vivido a época/o contexto de que se trata)
 * Philip Roth, Os Factos. Autobiografia de um romancista (também só o refiro por o ter terminado há pouco) 
* Rubem Fonseca, José
* Haruki Murakami, Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo
* Paul Auster, O caderno vermelho (São narrativas curtas, com episódios, curiosos ou surpreendentes, passados com o autor.) O mesmo Paul Auster é o organizador da antologia Pensei que o meu pai era Deus (que inclui curtas histórias na 1.ª pessoa, enviadas por ouvintes de um programa de rádio — foi este livro o inspirador de Histórias Devidas, promovido pela Antena 1)

* Oliver Sacks, O Tio Tungsténio (Memórias de uma infância química) (Penso sobretudo nos alunos de ciências ao pôr aqui este autor. Sacks é também autor de conjuntos de «contos médicos», em que aproveita a sua experiência de neurologista: O homem que confundiu a mulher com um chapéu; Um antropólogo em Marte; Perna para que te quero. O seu livro mais famoso é Despertares, adaptado ao cinema. Todos estes livros estão editados pela Relógio d'Água.) Creio que João Lobo Antunes, neurologista também (irmão de António), procurou imitar algures o estilo de Sacks. Entretanto, têm surgido outros contistas médicos (que prometo elencar proximamente).
* Philippe Delerm, O primeiro golo de cerveja e outros prazeres minúsculos (Não são memórias, mas fragmentos de vida, momentos fixados em relatos curtos.)
 

Diários ou memórias com narradores obviamente fictícios (cães, nota, piolho, etc.)
* Joaquim Paço d’Arcos, Memórias de uma nota de banco
* Maria Teresa Maia Gonzalez, Sempre do teu lado. Carta de um cão
* Paul Auster, Timbuktu (cujo narrador, se bem me lembro, não será o cão; mas é neste que tudo está focalizado)
* Fernando Aramburu, A vida de um piolho chamado Matias

Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas [CRE] (difícil, mas dos melhores livros da literatura em português; Machado de Asis era brasileiro).
Do mesmo Machado de Assis: Memorial de Aires [CRE] e Dom Casmurro

* Mark Twain, Excertos dos diários de Adão e Eva
* Ana Maria Magalhães &
Isabel Alçada, Diário secreto de Camila
Sue Townsend, O Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4
Sue Townsend, Adrian Mole na crise da adolescência [CRE]
* Sue Townsend, As confissões de Adrian Mole & C.ª
* Sue Townsend, Adrian Mole na idade do Cappuccino
* Sue Townsend,
Adrian Mole e as armas de destruição maciça
* Sue Townsend, Os anos amargos de Adrian Mole


Memórias «históricas»
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano [CRE]
* Miguel Real, Memórias de Branca Dias
Este item fica aqui muito incompleto. Lembro também as obras de Fernando Campos, de João Aguiar (A voz dos deuses, acerca de Viriato; Inês de Portugal, em torno do episódio de Pedro e Inês; já Lapedo: uma criança no vale é livro documental).

Nas Fnaques e Cortes Ingleses há escaparates dedicados a «romances históricos» onde costumam ficar incluídas também obras deste género. (Quanto aos propriamente romances históricos de cariz em torno de uma figura — Filipa de Lencastre, D. Sebastião, ... —, cabem em biografias, e por isso são igualmente recomendáveis.)


Em torno de Anne Frank ou sobre os mesmos temas (tenho a ideia de que alguns leram a certa altura o célebre diário e podem querer agora retomar o tema):
Anne Frank, Diário de Anne Frank [CRE]
Ilse Losa, O mundo em que vivi [CRE]
* Richard Lourie, Uma tulipa para Anne Frank (há recensão, escrita por Carlota [do 9.º 5.ª e 10.º-12.º 2.ª mas de há muitos anos], aqui)
* Viktor Frankl, Um psicólogo no campo de concentração
* Rutka Laskier, O diário de Rutka
* Ernst Schnabel, No rasto de Anne Frank
* Emanuela Zuccalà, Sobreviveu a Auschwitz
* Claude Gutman, A casa vazia
* Ellen Feldman, O rapaz que amava Anne Frank
* Willy Lindwer,
Os últimos sete meses de Anne Frank
* Nina Lugovskaia, Eu quero viver
* Martin Doerry, O meu coração ferido (A vida de Lilli Jahn 1900-1944)
* Estrelas da Memória (= Jean Pierre Guéno e Jérôme Pecnard, Crianças do silêncio (Memória de crianças escondidas — 1939-1944) + Esther Mucznik & Ana Frias, Portugal, porta de Esperança + Esther Mucznik e outros, Portugueses no holocausto)


Memórias (diários) de infância (adolescência)
Vergílio Ferreira, Manhã Submersa [CRE]
Jorge de Sena, Sinais de Fogo [CRE]

José Mauro de Vasconcelos, O meu pé de laranja lima [CRE]
* Rentes de Carvalho, Ernestina
* Edmundo de Amicis, Coração (diário de um estudante)
* Ana Saldanha, Para o meio da rua
* Diaryatou Bah, A minha infância roubada (a propósito deste livro: nos últimos anos, decerto por influência do êxito que teve Queimada viva, de Souad, de que lemos trecho no manual, têm sido publicados vários livros com as memórias ou a biografia de jovens, nascidas em África ou na Ásia, discriminadas ou exploradas; esses livros são também aceitáveis para os nossos fins)

* O diário de Ma Yan — A vida quotidiana de uma criança chinesa
* Zlata Filipovic, O Diário de Zlata

* João Borges da Cunha, Amor de Miraflores (sobre infância e adolescência em Algés)
* Blake Nelson, Paranoid Park (este livro foi depois adaptado a filme por Gus Van Sant)
* Ondjaki, Os da minha rua





Cartas
António Lobo Antunes, D’este viver aqui neste papel descripto. Cartas de Guerra [CRE]
Fernando Pessoa, Cartas de Amor [CRE]
* Sophia de Mello Breyner – Jorge de Sena, Correspondência
* Cartas Portuguesas, atribuídas a Mariana Alcoforado
* [Vários autores], Cartas a Mariana (São cartas fictícias, por escritores actuais, que respondem às cartas — aliás também decerto forjadas — de Mariana Alcoforado.)

Dez cartas para Al Berto / Dez cartas de Al Berto (São forjadas as respostas às cartas do poeta Al Berto, escritas por dez intelectuais, dez anos depois da sua morte. As cartas do poeta são verídicas mas eram para diferente destinatário.)
* Jostein Gaarder & Klaus Hagerup,
A Biblioteca Mágica
* Ana Maria Magalhães & Isabel Alçada, Diário Cruzado de João e de Joana
* Ana Sofia Ferrão, qualquer dos volumes (romances epistolares, mas com mails, etc.): O mail da Mafalda [CRE] ou O meu correio.pt [CRE] (há recensão, por Raquel, antiga aluna, aqui)
* Ted L. Nancy (aliás Jerry Seinfeld), Cartas de um louco

* Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, O Mistério da Estrada de Sintra (romance policial por cartas)
Haveria que incluir aqui uma série de romances epistolares (ou seja: em que a fórmula usada é a justaposição de cartas, recebidas e enviadas, que vão constituindo assim a intriga).
*Martin Doerry,
O meu coração ferido — a vida de Lilli Jahn (1900-1944) [pu-lo também na secção de 'semelhantes a Anne Frank']
Susanna Tamaro, Vai aonde te leva o coração
* Kathrine Kressmann Taylor, Desconhecido nesta morada
Alice Calaprice, Querido Professor Einstein
Primos Ramos Amado,
A nave de Noé

A correspondência entre escritores (ou de escritores mesmo que não dirigida aos seus pares) — em geral, publicada postumamente — lê-se bem. Cito apenas o que há no CRE, mas a possibilidade de escolha é interminável: Mário de Sá-Carneiro, Correspondência com Fernando Pessoa, I [CRE]; Jorge de Sena, Correspondência Jorge de Sena-Vergílio Ferreira [CRE]; *Sebastião da Gama, Cartas-I [para Joana Luísa].




Crónicas
Miguel Esteves Cardoso, A Causa das Coisas [CRE]
Miguel Esteves Cardoso, Os Meus Problemas [CRE]
Qualquer dos outros livros cronísticos de Miguel Esteves Cardoso (A Minha Andorinha; As Minhas Aventuras na República Portuguesa; Último Volume; Explicações de Português; Como é linda a puta da vida; Amores e saudades de um português arreliado; ou o mais gastronómico Em Portugal não se come mal e até Com os Copos)
Mia Couto, Cronicando [CRE]
António Lobo Antunes, Algumas crónicas [CRE]

António Lobo Antunes, Livro de crónicas [CRE]
António Lobo Antunes, Segundo livro de crónicas [CRE]
* António Lobo Antunes, Terceiro livro de crónicas (atualmente, já há mais dois, o Quarto e o  Quinto)
Ricardo Araújo Pereira, Boca do Inferno e os outros mais recentes (enfim, saindo um tanto do estilo que comecei por exigir)
Muitos dos livros de prosa de José Gomes Ferreira (que são de crónicas — ou de diário). Ver secção especial para José Gomes Ferreira.
* Luísa Costa Gomes, Isto e mais isto e mais isto

* António Mega Ferreira, A borboleta de Nabokov
* Miguel Sousa Tavares, Não te deixarei morrer, David Crockett (de que lemos um trecho em aula)
* Onésimo Teotónio Almeida, Aventuras de um nabogador & outras estórias-em-sanduíche (do mesmo autor: Livro-me do desassossego; Viagens na minha era)
As crónicas de Jorge Silva Melo (Século Passado), que se ocupam sobretudo de cinema, teatro, livros, e que são, por vezes, memorialísticas, ou as de João Bénard da Costa (Os filmes da minha vida; Muito lá de casa; etc.), sobre cinema, para alguns talvez sejam demasiado difíceis. O mesmo se diga de algumas recolhas de textos de Pedro Mexia (publicados antes na imprensa ou na net).
José Rodrigues Miguéis, O espelho poliédrico
Baptista-Bastos, As palavras dos outros
Ilse Losa, À flor do tempo
José Saramago, Deste mundo e do outro
Maria Judite de Carvalho, Este tempo
Manuel da Fonseca, Pessoas na paisagem (também: Crónicas algarvias)
Luísa Dacosta, Morrer a Ocidente
José Eduardo Agualusa, A substância do amor e outras crónicas

Maria Ondina Braga, A revolta das palavras
Agustina Bessa-Luís, Alegria do mundo-I (escritos dos anos 1965 a 1969); Alegria do mundo-II (escritos dos anos 1970 a 1974)
Laurinda Alves, Um dia atrás do outro [CRE]
Eduardo Prado Coelho, Crónicas no fio do horizonte [CRE]

Há poucos anos foi publicada (pelo semanário O Independente) uma colecção de colectâneas de crónicas, de autores variados, portugueses e brasileiros. São livros de lombada amarela e com caricatura do autor na capa (haverá em casa de alguns; e tenho ideia de haver exemplares avulsos no CRE: por exemplo, um com inéditos de imprensa de Raul Brandão, Sonhos: Horas extraordinárias). Nessa colecção figuram, entre outros: Luís Sttau Monteiro, A Guidinha antes e depois; Millôr Fernandes, Pif-Paf; Caetano Veloso, O mundo não é chato; José Rodrigues Miguéis, A amargura dos contrastes; Alexandre O'Neill, Coração acordeão; Sophia de Mello Breyner Andresen, Falo do que vi; Manuel Hermínio Monteiro, Urzes. (Integra a colecção também O Mistério da Légua da Póvoa, de Agustina Bessa-Luís, que não é porém cronístico — mas entrará na secção de biografias romanceadas: trata do caso, «médico-policial» e verídico, de Adelaide Cunha. O mesmo caso inspirou ainda Doida não e não!, de Manuela Gonzaga.)

O sub-género 'crónicas em torno do futebol' não é de pôr de lado: Manuel Alegre, O futebol e a vida: do Euro 2004 ao Mundial 2006; Álvaro Magalhães, Jogo perigoso: 50 crónicas de futebol; Javier Marías, Selvagens e sentimentais. Histórias do futebol; Carlos Drummond de Andrade, Quando é dia de futebol. Até Os Magos do Futebol, de Luís Freitas Lobo, ou Futebol: sol e sombra, de Eduardo Galeano, seriam aceitáveis. E, como falo de futebol, ocorre-me uma biografia-memórias que acabo de ler, e com gosto: José Águas, o meu pai-herói, por Helena Águas; ou Fora de Jogo, sete contos sobre futebol de outros tantos autores contemporâneos. Também o surf tem os seus cronistas (Pedro Adão e Silva, O sal na terra; e, salvo erro, igualmente Gonçalo Cadilhe tratou o tema).


José Gomes Ferreira
No caso do patrono da nossa escola, limito-me a pôr os títulos do catálogo da biblioteca e que correspondam a textos diarísticos, memorialísticos, cronísticos.
A memória das palavras ou o gosto de falar de mim [CRE]
Ideias comuns I : Passos efémeros [CRE]
Ideias comuns II. A idade do malogro [CRE]
Ideias comuns III. Ponte inquieta [CRE]
Relatório de sombras ou A memória das palavras II [CRE]
Revolução necessária [CRE]
Intervenção sonâmbula [CRE]
Imitação dos dias [CRE]
Calçada do sol: diário desgrenhado de um homem qualquer nascido no princípio do século XX [CRE]



Biografias e autobiografias (romanceadas ou não)
Charles Darwin, Uma viagem a bordo do Beagle [CRE] (também: Charles Darwin, Autobiografia)
Fernando Namora, Deuses e demónios da medicina [CRE]
* Maria Amélia Campos, A Senhora da Rosa (Biografia de Natália Correia)
* Martin Gayford, A Casa Amarela. Van Gogh, Gauguin e Nove Turbulentas Semanas em Arles
* Daniel Tammet, Nascido num dia azul
* Rauda Jamis, Frida Kahlo. Auto-Retrato de uma mulher
* Charles Darwin, Autobiografia
* Jack Lang, Nelson Mandela, uma lição de vida
Neste género há decerto muitas outras obras no CRE (e talvez em casa de alguns). Recentemente, têm saído muitas edições de biografias (são em geral livros volumosos, mas de leitura interessante).
Alexandre Honrado, Carlota Joaquina, a rainha que amou de mais (do mesmo autor: D. Maria I)
Dois livros de curtas biografias de vários escritores (uma espécie de polaroids biográficas): António Mega Ferreira, Retratos de sombra (Mega Ferreira escreveu há poucos anos uma biografia de José Agostinho de Macedo, mas será livro já mais denso); Javier Marías, Vidas escritas

Para biografias de cientistas, vale a pena ver o catálogo da editora Gradiva: sobre um famoso matemático, o excêntrico Paul Erdös: Paul Hoffman, O homem que só gostava de números. Para a Física: ... Para a Biologia: ... (Fora desta coleção, relanceei *Fora de Portas, memórias/autobiografia do geólogo Galopim de Carvalho.)

A editora Temas & Debates tem (ou tinha) uma coleção («Ficção/Verdade») em que a maioria dos livros se detinha numa personagem histórica (sendo a sua biografia tratada, romanceada ou ficcionadamente, a partir de um pormenor ou episódio de vida). Pelos títulos se perceberá o estilo: Russel Martin, Os cabelos de Beethoven; Pablo de Santis, O calígrafo de Voltaire; Simon Winchester, O professor e o louco [sobre a elaboração do Oxford English Dictionary]; Julia Blackburn, A última ilha do Imperador [Napoleão]; etc.

Autor de biografias (romanceadas) que creio poder ser já lido pelos mais desembaraçados é Mário Cláudio: Amadeo (sobre o pintor Amadeo de Souza-Cardoso); Guilhermina (sobre a violoncelista Guilhermina Suggia); Rosa (sobre a barrista Rosa Ramalho).

Entretanto, vale a pena verificar que outras biografias haja no CRE. Clica aqui e escreve biografia na quadrícula para «assunto»: sair-te-ão várias pistas. Pelo menos, A morte de Sá-Carneiro (por João Pinto de Figueiredo; sobre o poeta Mário de Sá-Carneiro) [CRE], História de um elegante do romantismo: uma biografia de Garrett (por Cruz Malpique) [CRE], Miguel Torga (por José de Melo) [CRE] merecem leitura.



Viagens, aventuras
A maioria dos livros da coleção «Aventura & Viagens» das Publicações Europa-América.
Miguel Sousa Tavares, Sul [CRE]
* Nando Parrado, Milagre nos Andes (é o relato das peripécias de equipa de râguebi cujo avião se despenhou)
* John Noble Wilford, Chegámos à Lua!
* Bill Bryson, Diário Africano (ou qualquer dos livros de viagem deste mesmo autor: Notas sobre um país grande [EUA]; Na terra dos cangurus [Austrália]; Crónicas de uma pequena ilha [Grã-Bretanha]; Nem aqui nem ali [Europa]; Made in America [EUA]; Por aqui e por ali [por um trilho, nos EUA]; Breve história de quase tudo [«viagem» em torno da cultura científica]); mais recente, e puro livro de memórias, A vida e as aventuras do rapaz relâmpago.
Luis Sepúlveda, Patagónia Express. Apontamentos de viagem [CRE]
Raul Brandão, Os pescadores [CRE] (outros livros de Raul Brandão podiam entrar nestas categoria: As Ilhas desconhecidas)
José Saramago, A bagagem do viajante [CRE] (Não conheço o livro, mas creio que se trata de livro de viagem.)
* José Luís Peixoto, Dentro do Segredo. Uma viagem na Coreia do Norte

* Abel Salazar, Uma Primavera em Itália
Jonathan Swift, As viagens de Gulliver [CRE]
Daniel Defoe, Robinson Crusoé [CRE]
Podem entrar aqui muitos outros livros entre a viagem e a aventura: Robert Louis Stevenson, além de A Ilha do Tesouro, tem muitos outros. A colecção «Geração Público» é capaz de incluir algumas obras do género (O último moicano, de Fenimore Cooper; os livros de Emílio Salgari; Moby Dick; etc.). E Júlio Verne pode entrar aqui? Decerto que sim (Miguel Strogoff [CRE]; A volta ao mundo em oitenta dias [CRE]; ...). Quem gostou de As Minas de Salomão [CRE] (de Rider Haggard — mesmo se reescrito por Eça —, podia experimentar a continuação, *Alão Quartelmar, ou o livro mais famoso daquele autor inglês, *She). Em várias colecções (juvenis ou populares) se encontram livros de Jack London (de aventura em locais exóticos) que correspondem a este perfil. A antiga «Biblioteca dos rapazes» (da editora Portugália), de que haverá muitos exemplares em bibliotecas de bairro, em estantes de casas de tios ou avós, era constituída por livros deste género (aventuras marítimas; com ilhas; viagens de exploração); alguns deles foram aliás recuperados na mencionada colecção «Geração Público».
A editora Quetzal teve em tempos colecção em que predominavam livros de viagem (de Bruce Chatwin, por exemplo, de quem Na Patagónia é o livro mais célebre).

Ilse Losa, Ida e volta — à procura de Babbitt (sobre EUA)
Em algumas casas de avós haverá livros de Venceslau de Moraes, sobre o Oriente, ou de Blasco Ibañez, sobre todo o mundo (têm estes livros o inconveniente de retratarem ambientes que já terão evoluído passado cerca de um século). Também por escritores: Eça de Queirós, O Egipto; Ernest Hemingway, As verdes colinas de África.
Manuel João Ramos, Histórias etíopes (diário de viagem) (muito ilustrado pelo próprio autor, que integra agora a coleção da Tinta-da-China a que aludi em cima)
Fernando Nobre, Viagens contra a indiferença
João Garcia, A mais alta solidão (ou o livro que se lhe seguiu: Mais além: depois do Evereste)
Gonçalo Cadilhe, Planisfério Pessoal (ou os livros seguintes: A Lua pode esperar; África acima; e tantos outros entretanto)
Jacinto Lucas Pires, Livro usado (uma viagem ao Japão)
Tiago Salazar, Viagens sentimentais

*Cees Nooteboom, O (Des)Caminho para Santiago
Alexandre Delgado O'Neill, Reportagem nos Açores (com muitas fotografias; entre o diário e o livro de viagens; o autor não é o pai, o poeta, mas o filho)
Livros de reportagem de guerra também entrarão aqui. (E reparo agora que, em cima, quando se tratou de livros de memórias ou autobiográficos, podíamos ter referido as memórias da guerra de 1914-18, muitas delas republicadas recentemente dado o centenário. Ocorrem-me: Nas trincheiras da Flandres, de Augusto Casimiro; Memórias da Grande Guerra, de Jaime Cortesão; Ao Parapeito, de Pina de Morais)
Ruy Duarte de Carvalho, Desmedida ou Vou lá visitar pastores. Os livros deste antropólogo e poeta luso-angolano, falecido há pouco tempo, estão entre o género cronístico, o caderno de trabalho, o livro de viagens). Já que se trata de obras por um antropólogo (a primeira, mais sobre o Brasil; segunda, passada em África), chamo a atenção para o livro de Manuel João Ramos que referi em cima (Histórias etíopes) e para outro que li este Verão e julgo interessante para os que gostarem de relatos de trabalho de campo (e de África): Nigel Barley, O antropólogo inocente (o estilo é irónico).

Livros ficcionais mas que aproveitam muito do género «livro de viagens»: José Eduardo Agualusa, Um estranho em Goa; ou, do brasileiro Bernardo Carvalho, Mongólia (vejo-os ambos numa coleção de bolso recente)

Livros com narração por estrangeiros de visitas a Portugal: Henry Fielding, O diário de uma viagem a Lisboa [CRE]; *Hans Christian Andersen, Uma visita a Portugal em 1866

A colecção «O escritor e a cidade» (da Asa) reúne livros «em que alguns dos mais reputados escritores do nosso tempo revelam os segredos das cidades que melhor conhecem». Conheço os volumes sobre Paris (de Edmund White), Rio de Janeiro (de Ruy Castro), Florença (de David Leavitt). Talvez sejam ainda livros com demasiadas referências culturais (a, para a maioria dos alunos, exigirem esforço excessivo ou consultas).

A Arte de Viajar, de Alain de Botton — conhecido como divulgador da Filosofia (O consolo da Filosofia) — não é bem um livro de viagens (a não ser que consideremos também a viagem pela história da cultura); deste mesmo autor, Uma semana no aeroporto. Um diário de Heathrow, feito por encomenda da empresa que gere Heathrow. Um pouco no mesmo estilo, de Olivier Rolin, Paisagens Originais.

Numa outra colecção vendida com o Público ('Mil folhas'), vejo livros que também aqui entrariam: Jack Kerouac, Pela estrada fora [CRE]; Jack Kerouac, Big Sur; Karen Blixen, África minha; ...



Narrativas na 1.ª pessoa
Mark Twain, Aventuras de Huckleberry Finn [CRE]
Mark Twain, As aventuras de Tom Sawyer [CRE]
Mark Twain, Viagens de Tom Sawyer [CRE]
Herman Melville, Moby Dick [CRE]
Eça de Queirós, A cidade e as serras [CRE]; O Mandarim [CRE]
Vergílio Ferreira, Aparição [CRE]
Albert Camus, O estrangeiro [CRE] (também de Albert Camus: A queda [CRE])
* Olga Gonçalves, Mandei-lhe uma boca
* Olga Gonçalves, Sara

e tantas outras 


Livros na Biblioteca da Escola (em cima já os marquei com [CRE]; aqui está também a cota)
Saramago, José / A bagagem do viajante / 82P-94/SAR/BAG
Saramago, José / Cadernos de Lanzarote : Diário III / 82P-94/SAR/CAD
Saramago, José / Cadernos de Lanzarote : Diário V / 82P-94/SAR/CAD
Saramago, José / Cadernos de Lanzarote : Diário II / 82P-94/SAR/CAD
Saramago, José / Cadernos de Lanzarote : Diário IV / 82P-94/SAR/CAD
Saramago, José / Cadernos de Lanzarote : Diário I / 82P-94/SAR/CAD
Gama, Sebastião / Diário de Sebastião da Gama / 82P-94/GAM/DIÁ
Ferreira, Vergílio / Conta-corrente 1 / 82P-94/FER/CON
Ferreira, Vergílio / Conta-corrente : Nova série III / 82P-94/FER/CON
Ferreira, Vergílio / Conta-corrente : Nova série II / 82P-94/FER/CON
Ferreira, Vergílio / Conta corrente : Nova Série –IV / 82P-94/FER/CON
Ferreira, Vergílio / Escrever / 82P-94/FER/ESC
Ferreira, Vergílio / Manhã submersa / 82P-3/FER/MAN (seis exemplares)
Frank, Anne / Diário de Anne Frank / 82-94/FRA/DIA (três exemplares)
Ferreira, José Gomes / Calçada do sol : diário desgrenhado de um homem qualquer nascido no princípio do século XX / 82P-94/FER/CAL
Torga, Miguel / Diário Vols I a XVI / 82P-94/TOR/DIÁ
Ferreira, José Gomes / A memória das palavras ou o gosto de falar de mim / 82P-94/FER/MEM
Ferreira, José Gomes / Ideias comuns I : Passos efémeros / 82P-94/FER/DIA
Ferreira, José Gomes / Ideias comuns II. A idade do malogro / 82P-94/FER/DIA
Ferreira, José Gomes / Ideias comuns III. Ponte inquieta / 82P-94/FER/DIA
Ferreira, Vergílio / Pensar / 82P-94/FER/PEN
Papini, Giovanni / O passado remoto / 82-94/PAP/PAS
Ferreira, José Gomes / A memória das palavras ou o gosto de falar de mim / 82P-94/FER/MEM
Ferreira, José Gomes / A memória das palavras I ou o gosto de falar de mim / 82P-94/FER/MEM
Ferreira, José Gomes / Relatório de sombras ou A memória das palavras II / 82P-94/FER/REL
Brandão, Raul / Se tivesse de recomeçar a vida / 82P-94/BRA/SE
Antunes, António Lobo / Algumas crónicas / 82P-94/ANT/ALG
Antunes, António Lobo / Livro de crónicas / 82P-94/ANT/LIV
Antunes, António Lobo / Segundo livro de crónicas / 82P-94/ANT/SEG
Antunes, Anónio Lobo / D'Este Viver Aqui Neste Papel Descripto : Cartas da guerra / 82P-6/ANT/D´ES
Ferreira, José Gomes / Revolução necessária / 82P-94/FER/REV
Ferreira, José Gomes / Intervenção sonâmbula / 82P-94/FER/INT
Sousa Tavares, Miguel / Sul : Viagens / 82P-94/SOU/SUL
Ferreira, José Gomes / Imitação dos dias / 82P-94/FER/IMI
Darwin, Charles / Uma viagem a bordo do Beagle / 821.1/8/DAR/BOR
Cardoso, Miguel Esteves / Os Meus Problemas / 82P-94/CAR/MEU
Cardoso, Miguel Esteves / A Causa das Coisas / 82P-94/CAR/CAU
Lisboa, Irene / Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma : Historietas / 82P-3/LIS/MÃO
Towsend, Sue / Adrian Mole na crise da adolescência / 087.5/TOW/ADR
Yourcenar, Marguerite / Memórias de Adriano / 82F-3/YOU/MEM
Namora, Fernando / Retalhos da vida de um médico / 82P-3/NAM/RET (quatro exemplares)
Namora, Fernando / Encontros / 82P-94/NAM/ENC
Namora, Fernando / Deuses e Demónios da Medicina / 82P-3/NAM/DEU (dois exemplares)
Assis, Machado de / Memorial de Aires / 82LUS-3/AIR/MEM (quatro exemplares)
Assis, Machado de / As memórias póstumas de Brás Cubas / 82-3/ASS/MEM
Twain, Mark / As aventuras de Huckleberry Finn / 82A-3/TWA/AVE
Twain, Mark / As Aventuras de Huckleberry Finn / 087.5 /TWA/AVE (dois exemplares)
Twain, Mark / Aventuras de Tom Sawyer / ...
Twain, Mark / Viagens de Tom Sawyer/... (dois exemplares)
Swift, Jonathan / As viagens de Gulliver - Contadas às crianças por Adolfo Simões Muller / 087.5/SWI/VIA (vários exemplares)
Couto, Mia / Cronicando / Mia Couto / 82-94/COU/CRO
Camus, Albert / O estrangeiro / 82F-3/CAM/EST (dois exemplares)
Camus, Albert / A Queda / 82F-3/CAM/QUE (três exemplares)
Brandão, Raul / Os Pescadores / 82P-3/BRA/PES

Brandão, Raul / Sonhos : Horas Extraordinárias / Inéditos de imprensa. / 82P-92/BRA/SON
Brandão, Raul / A ilha azul / 821.1/8/BRA/ILH ou 82P-3/BRA/ILH
Tabucchi, António / Mulher de Porto Pim / 821.1/8/TAB/MUL
Tabucchi, Antonio / Mulher de Porto Pim e outras histórias / 82-3/TAB/MUL
Tabucchi, António / Afirma Pereira / 82-3/TAB/AFI
Tabucchi, Antonio / Os últimos três dias de Fernando Pessoa / 82-3/TAB/ULT
Sepúlveda, Luis / O Mundo do Fim do Mundo / 82-3/SEP/MUN
Sepúlveda, Luís / O velho que lia romances de amor / 82-3/SEP/VEL
Sepúlveda, Luis / O Velho que lia romances de amor / 82-3/SEP/VEL
Sepúlveda, Luis / Patagónia Express : Apontamentos de viagem / 82-3/SEP/PAT
Sepúlveda, Luis / Encontro de amor num país em guerra / 82-3/SEP/ENC
Sepúlveda, Luis / Diário de um killer sentimental / 82-3/SEP/DIA
Pessoa, Fernando / Cartas de amor / 82P-6/PES/CAR
Defoe, Daniel / Robinson Crusoé / 82I-3/DEF/ROB (dois exemplares)
Losa, Ilse / O mundo em que vivi / 82P-3/LOS/MUN (quatro exemplares)
Pacheco, Fernando Assis / Trabalhos e paixões de Benito Prada : Galego da província de Ourense, que veio a Portugal ganhar a vida / 82P-3/PAC/TRA
Alves, Laurinda /Um Dia Atrás do Outro : Crónicas da vida real / 82P-94
Coelho, Eduardo Prado / Crónicas no Fio do Horizonte / 82P-94/COE/CRÓ
Sá-Carneiro, Mário / Correspondência com Fernando Pessoa (Vol. I) / 82P-6/SÁ/COR
Sena, Jorge de / Correspondência Jorge de Sena-Vergílio Ferreira / 82P-6/SEN/COR
Queiroz, Eça de / Crónicas e Cartas. / 82P-6/QUE/CRO
Queirós, Eça de / As Minas de Salomão / 82P-3/QUE/MIN
Levi, Primo / Se isto é um homem / 82-3/LEV/IST

Queirós, Eça de / O Mandarim / 82P-3/QUE/MAN
London, Jack / O pagão / 821.1/8/LON/PAG
London, Jack / Faz-te a oeste / 821.1/8/LON/FAZ
London, Jack / O apelo da selva / 087.5/LON/APE
Verne, Júlio / Miguel Strogoff / 82F-3/VER/MIG
Verne, Júlio / A volta ao mundo em oitenta dias / 82F-3/VER/VOL
Verne, Júlio / As atribulações de um chinês da China : Família sem nome / 82F-3/VER/ATR
Fielding, Henry / O diário de uma viagem a Lisboa / 82I-3/FIE/DIÁ
Vasconcelos, José (Mauro de)/ O meu pé de laranja lima / 82LUS-3/VAS/MEU
Vasconcelos, José (Mauro de)/ Vamos aquecer o sol / 82LUS-3/VAS/VAM

Sena, Jorge de / Sinais de Fogo : Monte Cativo-I / 82P-3 SEN/SIN
Kerouac, Jack / Pela estrada fora / 82A-3/KER/EST
Loures, Carlos / Eça de Queirós : Escritor, 1845-1900 / 82P-09/LOU/EÇA
Cifarelli, Maria Rita / Shakespeare / 929SHAKESPEARE/CIF/SAH
Melo, José de / Miguel Torga / 82P TOR-09/MEL/MIGSantos, Alfredo Ribeiro dos / Jaime Cortesão um dos Grandes de Portugal / Prefácio do Doutor Mário Soares / 929-Cortesão, Jaime/SAN/JAI
Figueiredo, João Pinto de / A Morte de Mário de Sá-Carneiro / 929SÁ-CARNEIRO/FIG/MOR
Ferreira, Raul Hestnes / José Gomes Ferreira : Fotobiografia / 82P.FER.09/FER/JOS
Malpique, Cruz / História de um Elegante do Romantismo : Uma Biografia de Garrett / 929GARRETT/MAL/HIS
Ruas, Henrique Barrilaro / Camões / 929CAMÕES/RUA/CAM
Pinto, Fernão Mendes / Fernão Mendes Pinto - o outro lado do mito / Contém extractos da Peregrinação. / 82P.PIN.09/PIN/FER

Fafe, José Fernandes / Curriculum vitae / ilust. Graça Morais / 929 Fafe/FAF/CUR
Ferrão, Ana Sofia / O meu correio.pt : Mafalda em Nova Iorque / 087.5/FER/MEU
Ferrão, Ana Sofia / O Mail da Mafalda : Um Inverno para esquecer / 087.5/FER/MAI

Lispector, Clarice / Perto do Coração Selvagem / 82LUS-3/LIS/PER (dois exemplares)
Veríssimo, Erico / Caminhos Cruzados / 82LUS-3/VER/CAM
Veríssimo, Erico / Música ao longe / 82LUS-3/VER/MÚS
Veríssimo, Erico / Clarissa / 82LUS-3/VER/CLA (dois exemplares)
Veríssimo, Erico / Um certo capitão Rodrigo / 81LUS-3/VER/CER
Veríssimo, Erico / Viagem à aurora do mundo : Romance da pré-história / 82LUS-3/VER/VIA
Allende, Isabel / Paula / 82-3/ALL/PAU
Llosa, Mário Vargas / História secreta de um romance / 82-3/LLO/HIS
Llosa, Mário Vargas / OS CADERNOS de DOM RIGOBERTO / 82-3/LLO/CAD
Márquez, Gabriel Garcia / Cem anos de solidão / 82-3/MAR/CEM
Márquez, Gabriel Garcia / Ninguém escreve ao Coronel / 82-3/MÁR/NIN
Márquez, Gabriel Garcia / Crónica de uma morte anunciada / 82-3/MAR/CRO
Márquez, Gabriel Garcia / O Outono do Patriarca : romance / 82-3/MAR/OUT (dois exemplares)
Redol, Alves / Constantino : Guardador de Vacas e de Sonhos / 82P-3/RED/CON (vários exemplares)
Redol, Alves / Barranco de cegos / 82P-3/RED/BAR (dois exemplares)
Redol, Alves / Gaibéus / 82P-3/RED/GAI (dois exemplares)
Redol, Alves / A Barca dos Sete Lemes / 82P-/RED/BAR
Almeida, Onésimo Teotónio de / Sapateia Americana / 82P-3/ALM/SAP
Ferreira, Vergílio / Cartas a Sandra / 82P-3/FER/CAR
Ferreira, Vergílio / Aparição / 82P-3/FER/APA (uns três exemplares)
Ferreira, Vergílio / Até ao fim / 82P-3/FER/ATÉ
Ferreira, Vergílio / Alegria Breve / 82P-3/FER/ALE
Ferreira, Vergílio / Cântico Final / 82P-3/FER/CAN
Saramago, José / O ano da morte de Ricardo Reis / 82P-3/SAR/MOR e 82P-3/SAR/ANO
Saramago, José / O Caderno 2 : Textos Escritos para o Blog. Setembro de 2008- Novembro de 2009 / 82P-3/SAR/CAD
Saramago, José / Todos os nomes / 82P-3/SAR/TOD
Saramago, José / Levantado do Chão / 82P-3/SAR/LEV
Peixoto, José Luís / Cemitério de Pianos / 82P-3/PEI/CEM
Peixoto, José Luís / Livro / 82P-3/PEI/LIV
Peixoto, José Luís / Hoje não / 82P-3/PEI/HOJ
Tavares, Gonçalo M. / O Senhor Valéry / 82P-3/TAV/SEN
Tavares, Gonçalo M. / O Senhor Henri / 82P-3/TAV/SEN
Marai, Sandor / As velas ardem até ao fim / 82-3/MÁR/VEL