Thursday, September 04, 2014

Vale a pena comprar uma gramática?


Perguntaram-me alguns alunos se convém comprarem alguma gramática. Eu diria que não é talvez necessário. Muitos terão em casa uma gramática de anos anteriores ou herdada de irmãos (embora seja verdade que as gramáticas que não sejam relativamente recentes — publicadas pós-2008 — ainda não seguirão a nova terminologia, o que as torna pouco úteis). Mesmo que não tenham em casa alguma gramática recente, poderão usar as páginas acastanhadas do nosso manual, as folhas de aula em que viermos a fazer tarefas de gramática e os capítulos de boas gramáticas que eu reproduzi no blogue (numa iniciativa absolutamente ilegal e que me há de levar às masmorras que as editoras criaram para o efeito). Porém, se alguém quiser muito adquirir uma gramática, aconselhava uma das que tenho andado a transpor para o blogue (a [Nova] Gramática Didática de Português, da Santillana; ou a Gramática Prática de Português. Da Comunicação à Expressão. 3.º ciclo do Ensino Básico e  Ensino Secundário, que é publicada pela Raiz/Lisboa Editora). São as das capas que vêm a seguir (a segunda tem a capa agora um pouco reformulada).