Tuesday, September 08, 2015

Apreciações sobre o 11.º 1.ª no final do 2.º período



Catarina M. || Baixou relativamente ao 1.º período. Recuperou uma tarefa importante que ficara por fazer no período anterior (gravação), mas, em compensação, falhou quase todas as tarefas pedidas para casa neste 2.º período. Também houve pouca assiduidade (há bastante mais faltas a Português do que em outras disciplinas!), o que fez que ficassem por fazer várias tarefas das aulas. Quando está em aula, a Catarina tem boa atitude de trabalho. || Sugestões para o 3.º período — A Catarina pode melhorar a nota que teve no 11.º ano o ano passado, mas, para isso, tem de evitar faltar e deve passar a fazer sempre os trabalhos pedidos.
Beatriz || A Beatriz manteve a boa atitude de trabalho que já tinha revelado no período anterior, tanto em aula como nas tarefas pedidas para casa. Melhorou em leitura em voz alta. Baixou em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Investir mais no estudo da gramática.
Bea || A Bea pode fazer ainda melhor. Neste período, ficaram por me entregar algumas das tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Fazer sempre as tarefas pedidas para casa. E continuo a achar que a Bea tem obrigação de ter melhores resultados em gramática.
Bruno || Repito que os pontos fortes do Bruno são a compreensão e a rapidez em aula (embora, por vezes, esta rapidez fique próxima também da precipitação, de certa falta de cuidado no acabamento das tarefas). Em compensação, falhou praticamente todas as tarefas pedidas para casa, pelo que a sua média neste período já foi negativa (como a classificação incorporou também a nota do 1.º período, foi possivel ter ainda um dez, mas, a continuar assim, terá negativa no final do ano). || Sugestões para o 3.º período — Passar a fazer os trabalhos pedidos para casa (e recuperar até algumas das tarefas que ficaram por fazer neste período).
Carlota|| A Carlota tem trabalhado bem. Em aula, nada há a criticar. Em termos de tarefas pedidas para casa, também pouco falhou. Teve evolução positiva em leitura em voz em alta e em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho que tem mostrado.
Carolina S. || Bom trabalho em aula e em casa. A Carolina evoluiu positivamente em gramática. Pontualidade também tem melhorado, mesmo se ainda não foi perfeita.|| Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho que tem tido. Deve tentar ir aperfeiçando a escrita e a leitura em voz alta (estas duas áreas de expressão ainda estão ligeiramento abaixo dos outros domínios).
Carolina D. || Houve boa evolução da Carolina em quase todas as áreas (leitura em voz alta, compreensão, gramática), talvez nem tanto na escrita (também porque falhou algumas tarefas pedidas para casa). Bom trabalho em aula. || Sugestões para o 3.º período — Para melhorar a classificação, bastará manter o bom trabalho que fez no 2.º período, evitando agora falhar tarefas pedidas para casa.
Catarina C. || A Catarina trabalhou sempre muito bem, em aula e em casa, em todas as áreas (expressão escrita e compreensão ligeiramente abaixo dos outros domínios; áreas mais fortes são a leitura em voz alta e a gramática). || Sugestões para o 3.º período — Continuar assim. Avançar na leitura de «Os Maias».
Catarina F. || Em aula, bom trabalho (pontualidade é melhorável, porém). Como sempre tenho dito, a Catarina tem aliás boas capacidades nesta área. No entanto, falha quase todas as tarefas pedidas para casa, o que impede que a sua média seja positiva. || Sugestões para o 3.º período — Recuperar as tarefas mais importantes que ainda tem por entregar de períodos anteriores. Passar a fazer os trabalhos que venham a ser pedidos neste 3.º período.
Filipe || Em aula, o Filipe revelou sempre boa concentração. Desta vez, realço o bom resultado em gramática e a recuperação de gravação que estava atrasada desde o 1.º período. No que se refere a trabalhos pedidos para casa, na segunda metade do período houve algumas falhas, o que impede que tenha classificação ainda melhor.|| Sugestões para o 3.º período — Ser mais regular na entrega das tarefas pedidas para casa. Manter a boa atitude trabalho que tem revelado.
Gonçalo || Em aula, o Gonçalo até me foi parecendo mais concentrado (menos conversador, pelo menos). No entanto, baixou em termos de trabalhos pedidos para casa. || Sugestões para o 3.º período — Deve voltar a ser cumpridor nas tarefas pedidas para casa (o que acontecera no 1.º período, mas falhou bastante no segundo). Tem de procurar seguir melhor os conteúdos de gramática (o facto de ter tido fracos resultados nesta área não tem de significar que será sempre assim: os assuntos são bastante diferentes, mesmo dentro da gramática).
Guilherme || Sobre o 2.º período quase que posso repetir o que dissera acerca do 1.º período: melhores áreas foram compreensão e produção escrita. Tem trabalhado bem em aula e em casa. (Uma única crítica: o Guilherme faltou à última aula do período, que considero sempre a mais importante — até do ponto da vista das revisões de gramática, já que é nesta aula que se faz a correção de conceitos mal compreendidos.) || Sugestões para o 3.º período — Pode melhorar em gramática e em leitura em voz alta. De resto, manter a sua boa atitude de trabalho.
Inês || Foi muito positivo ter feito todas as tarefas pedidas para casa. Notou-se menos alguma conversa excessiva que lhe criticara em tempos. Ainda houve faltas às segundas-feiras à tarde. || Sugestões para o 3.º período — A Inês deve tentar progredir em gramática (é a área que está a prejudicar a sua classificação).
Isabela || Em geral, em aula a Isabela tem boa atitude de trabalho (embora deva tentar vencer injustificada inibição na leitura em voz alta). Evoluiu na gramática. || Sugestões para o 3.º período — Não deixar de fazer sempre as tarefas pedidas para casa (neste 2.º período, houve demasiadas falhas — a repetirem-se no 3.º período, a classificação da Isabela decerto baixará).
João R. || Manteve a boa atitude em aula. Houve evolução positiva em gramática. || Sugestões para o 3.º período — O João deve evitar algumas falhas de trabalhos pedidos para casa (que ainda houve desta vez).
João S. || O João não tem feito os trabalhos pedidos para casa. Assim, na área em que revela mais dificuldade, a da escrita, não tem treinado, não tem progredido. Nas áreas que não exigem trabalho em casa, vai tendo resultado suficiente ou quase suficiente. Pontualidade (às segundas, à tarde, pelo menos) é geralmente pouca. Também tem havido falhas de material (do livro).|| Sugestões para o 3.º período — Passar a não falhar os trabalhos que lhe sejam pedidos. Recuperar os mais importantes dos que não chegou a fazer no 2.º período. Ser pontual.
Joãozão || Em aula o João esteve agora melhor (deixou de haver desconcentrações por conversa a mais). Houve também evolução positiva em compreensão e em gramática. Nem tanto em escrita, porque nesta se notam as falhas de alguns dos trabalhos pedidos. || Sugestões para o 3.º período — Voltar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa.
Madalena A. || Quase não fez nenhuma das tarefas pedidas para casa. Embora nos escritos em aula tenha bons resultados (e repito sempre: a Madalena é das alunas com melhores capacidades nesta área), mesmo neste domínio a sua nota é negativa, porque são demasiadas as tarefas que ficam por fazer. || Sugestões para o 3.º período — Recuperar as tarefas mais importantes que ficaram por fazer até agora. E passar a ter outro tipo de compromisso com o trabalho em Português. Ser pontual. (A classificação do 2.º período incorpora a nota do 1.º período; se não fosse assim, a Madalena teria tido talvez já nota negativa. Esse cenário, a manter-se o atual nível de desleixo, não se pode descartar no 3.º período, o que seria grande desperdício, já que se trata de aluna com excelentes capacidades de expressão.)
Maria || Bastante bem nas aulas e, em geral, nas tarefas de criação (leitura expressiva, redações). Houve já algum progresso em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Evitar falhar tarefas pedidas para casa (a Maria ainda falhou algumas este período). Manter a boa atitude de trabalho que tem mostrado.
Maria Madalena || Em aula, foram bastantes os momentos de desconcentração (por conversa), refletindo-se isso até nas próprias tarefas, por vezes menos acabadas do que conseguiria a Madalena fazer. Preparou bem a leitura expressiva. || Sugestões para o 3.º período — Pode ser mais «arrumada», tanto na focagem em aula como no cumprimento dos prazos das tarefas pedidas. Este suplemento de atenção também trará benefícios em termos de compreensão de gramática, domínio em que tem ainda boa margem de progressão.
Marta || A Marta desceu em gramática (não consigo dizer se as matérias deste domínio foram treinadas sobretudo nos dias em que faltou, o que explicaria esta regressão). Quanto ao resto cumpriu, em casa e em aula, talvez um pouco abaixo do que costuma fazer. É também positivo que já tenha avançado na leitura de «Os Maias». || Sugestões para o 3.º período — Melhorar em gramática. Melhorar assiduidade (às segundas).
Pedro || Como já salientei no período passado, o Pedro tem boas capacidades de compreensão (é menos forte na «produção»: escrita e leitura em voz alta). Em aula trabalha bem. || Sugestões para o 3.º período — Além da escrita (rever sempre!), pode fazer bastante melhor em gramática. Embore costume fazer as tarefas pedidas para casa, ainda houve algumas falhas.
Rodrigo Leal || Gostei de leitura expressiva que fez, que terá sido bem preparada. Aliás, em geral o Rodrigo cumpriu as tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Ainda pode melhorar muito em gramática. Em aula, evitar certo exagero na conversa (o que já lhe permitirá mais concentração nas tarefas, melhor acabamento das redações).
Sofia || Depois de uma primeira metade do período em que se notou de novo o estilo desleixado (trabalhos por fazer, falhas de material) que já lhe criticara, houve depois uma segunda metade em que se observou a vontade de corrigir boa parte daqueles aspetos. || Sugestões para o 3.º período — Manter esta nova atitude, o que permitirá que a Sofia aproveite melhor as suas boas capacidades de expressão e de compreensão. Dar mais importância ao estudo da gramática.
Tiago || Ficaram por fazer algumas tarefas, das aulas e de casa. O Tiago faltou demasiado (mais a Português do que em outras disciplinas) e nem sempre foi pontual (às segundas-feiras, de tarde). Depois de ter estado justificadamente ausente durante algumas aulas, faltou desnecessariamente à última aula do período, quando tinha diversas tarefas pendentes (leitura expressiva, reformulação de texto, questionário de gramática/compreensão, entre outras), que podia ter ainda resolvido. Também por essa ausência não assistiu à correção de teste que não fizera (mais uma razão para seguir os trabalhos), nem recolheu tarefas que tinha para lhe devolver. Fiquei também sem saber se já avançara na leitura de «Os Maias». Em aula, o Tiago costuma trabalhar. || Sugestões para o 3.º período — Ser pontual e assíduo, e, em geral, mais vigilante quanto a (prazos de) trabalhos que vierem a ser pedidos. Recuperar tarefas que ficaram por fazer agora.