Tuesday, September 08, 2015

Apreciações sobre o 11.º 5.ª no final do 2.º período



Afonso || Continuo a destacar a boa compreensão de textos (embora, em geral, o Afonso demore também muito nos questionários). As áreas de «produção» (escrita, leitura em voz alta) e, desta vez, a da gramática falharam — houve vários trabalhos de casa em falta || Sugestões para o 3.º período — Não falhar os trabalhos pedidos para casa (e incluo também a gramática). Evitar atrasos (às terças).
Cláudia || A Cláudia continuou a evoluir consistentemente. Gostei especialmente da leitura em voz alta dramatizada. Cumpriu integralmente (em aula e nas tarefas pedidas para casa). Houve até ligeira recuperação em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Continuar o bom trabalho.
Beatriz || Destacarei os bons resultados da Beatriz em compreensão de texto e em gramática (reveladores da concentração que consegue ter). Cumpriu integral e consistentemente. || Sugestões para o 3.º período — Manter o bom trabalho que tem feito. Escrita é talvez a área em que tem mais «margem de progressão».
Bea R. || A Bea tem cumprido bem (na aula e quanto a tarefas pedidas para casa). Melhor em escrita e a fraquejar um tanto em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Não descartar a gramática (recuperar o que ficou por compreender — além disso, os assuntos vão sendo diferentes). Também em leitura em voz alta acredito que ainda possa evoluir bastante.
Bea S. || A Bea tem sido mais forte na produção (escrita, leitura em voz alta), do que na compreensão e na gramática. Foi positivo também que já tivesse avançado bastante na leitura de «Os Maias». || Sugestões para o 3.º período — Continuar com o bom trabalho que tem feito. Creio que pode conseguir melhorar bastante em gramática.
Catarina || A Catarina tem cumprido sempre bem (nas tarefas da aula e de casa). Destaco a evolução positiva também em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Continuar o bom trabalho que tem feito. Na escrita, não deixar de se aperfeiçoar.
Cat || A Cat não esteve tão bem como no 1.º período (houve algumas falhas de tarefas pedidas para casa). Manteve bons resultados em escrita, mas baixou nas outras áreas. || Sugestões para o 3.º período — Não falhar tarefas pedidas para casa. Melhorar em gramática.
Diogo || Na segunda metade do período, o Diogo pareceu querer ter nova atitude quanto a tarefas pedidas para casa, o que, a confirmar-se, seria muito positivo. Teve alguns bons resultados em compreensão. A escrita ressente-se de muitas das tarefas pedidas para casa não terem sido feitas. || Sugestões para o 3.º período — Manter o que adivinho possa ser disposição de passar a fazer tarefas pedidas. Recuperar as mais importantes das que ficaram por fazer ainda do 1.º período (gravação sobre livro).
F. Maia || Houve ligeira recuperação em gramática. Nas outras áreas, o Francisco manteve rendimento próximo do do 1.º período, falhando porém alguns (poucos) trabalhos de casa. || Sugestões para o 3.º período — Voltar a cumprir integralmente quanto a tarefas pedidas para casa. Consolidar a subida em gramática.
Gil || O Gil tem cumprido bem, quer nas tarefas pedidas para casa quer em aula. Subiu ligeiramente em gramática. || Sugestões para o 3.º período — A área em que tem mais «margem de progressão», além da da gramática, será a da escrita (pode ser mais cuidadoso, rever sempre atentamente).
Gonçalo Sil. || O Gonçalo manteve o nível anterior nas várias áreas, talvez agora mais consistentemente. || Sugestões para o 3.º período — Não exagerar na tagarelice em certos momentos (explicativos) das aulas de terça. Avançar mais na leitura de «Os Maias». Manter o bom trabalho que tem feito.
Gonçalo P. || Em aula, o trabalho do Gonçalo é efetivo e consegue nessas tarefas realizadas em aula resultados positivos (porque vai trabalhando e porque tem boas capacidades). Porém, também há tarefas que implicam trabalho em casa, e essas o Gonçalo não as tem feito nunca. Não se trata apenas dos correntes tepecês mas também de tarefas que se combinam como trabalhos de fundo. || Sugestões para o 3.º período — Basta recuperar as tarefas mais importantes (gravação, análise de FLS e canção), fazer as que lhe venham a ser agora pedidas e logo subirá a sua classificação. Pontualidade (às terças) deverá ser maior.
Joana || Mantiveram-se como melhores áreas a leitura em voz alta e a escrita. Como áreas mais melhoráveis, a compreensão de textos e a gramática. A Joana cumpriu sempre, em aula e nas tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Continuar com a boa atitude trabalho revelada até aqui.
João Cabo || Neste 2.º período, o João falhou demasiadas tarefas pedidas para casa. Os resultados em aula, dadas as suas capacidades, foram razoáveis, mas também não houve propriamente evolução. || Sugestões para o 3.º período — Voltar a fazer as tarefas pedidas para casa, como costumava acontecer.
João Tavares || O João, em aula, consegue focar-se bem nas tarefas (teve também bons resultados em compreensão e progressos em gramática). Manteve-se certo desleixo, porém, quanto a tarefas pedidas para casa. Na parte final do período, procurou ser mais cumpridor neste aspeto, mas ainda falta recuperar, por exemplo, a gravação pedida já no 1.º período. || Sugestões para o 3.º período — Ser mais regular a entregar os trabalhos de casa.
João || O João mostrou-se sempre cumpridor, quer no trabalho em aula quer em termos de tarefas pedidas para casa. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho. Área em que tem mais «margem de progressão» é a da leitura em voz alta. Também a escrita ainda pode melhorar.
Leonor || A Leonor desceu um pouco, mesmo se isso não se refletiu na nota atribuída. Houve algumas tarefas pedidas para casa que ficaram por fazer, o que não costumava acontecer. Foi positivo que tivesse avançado já na leitura de «Os Maias».|| Sugestões para o 3.º período — Corrigir o aspeto que critiquei antes. Em aula, manter a boa atitude de trabalho que tem revelado.
Manel || O Manel desceu, ainda que isso não apareça refletido na nota atribuída. Além das falhas nos trabalhos pedidos para casa, pareceu haver agora também alguma precipitação (desconcentração?) em tarefas de compreensão em aula. || Sugestões para o 3.º período — O essencial é que vá sempre cumprindo as tarefas pedidas para casa. E não perder o brio quanto ao acabamento das tarefas em aula.
Carolina || A Carolina teve bons resultados em compreensão, mas também em expressão escrita e oral. Em gramática, porém, houve alguma regressão. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho (em aula e nas tarefas de casa). Atentar mais na gramática.
Maria || Em aula, como sempre, a Maria esteve concentrada. Quanto a tarefas marcadas para casa, recuperou neste período algumas que deixara atrasadas, o que é aspeto positivo (mesmo se, entretanto, também ficaram outras por fazer, relativas ao 2.º período). Baixou um pouco a gramática. || Sugestões para o 3.º período — Ser agora regular no que se refere a trabalhos de casa. Manter a boa atitude de trabalho que costuma ter em aula. Atentar na gramática.
Mónica || A Mónica tem tido sempre muito boa atitude de trabalho. Realço como sua área melhor a da gramática e, em segundo lugar, a da compreensão de texto. Também nos outros domínios tem conseguido bons resultados. Sugestões para o 3.º período — Continuar assim. Como já dissera antes, a área em que ainda tem mais «margem de progressão» é a da escrita.
Patrícia || A Patrícia manteve a muito boa atitude de trabalho que tem revelado. Realço os resultados em compreensão. Desceu um pouco em gramática. || Sugestões para o 3.º período — Não deixar de avançar na leitura de «Os Maias» e recuperar resultados em gramática.
Pedro || Em aula, o Pedro manteve o bom trabalho que sempre tem revelado. Desta vez, destaco a leitura dramatizada. Na escrita, foi pouco pontual a entregar as tarefas pedidas para casa e terá baixado ligeiramente. || Sugestões para o 3.º período — Ser mais regular a tratar das tarefas pedidas para casa. Manter o resto do bom trabalho que tem feito.
Sam || A Sam trabalha bem em aula (embora, às vezes, com rapidez excessiva). No entanto, não tem feito quase nenhuma das tarefas pedidas para casa. Em cima da hora, recuperou uma tarefa ainda do 1.º período (gravação), o que realço como positivo mas também como exemplo do que deveria ter feito para outros trabalhos. || Sugestões para o 3.º período — Para já, recuperar o trabalho de análise de canção/FLS. Depois, ir fazendo o que lhe seja pedido. Como já disse outras vezes, tem boas capacidades nesta área (embora a escrita não esteja a ser tão treinada como poderia ser, se fizesse sempre as tarefas pedidas).
Susana || A Susana, como já antes acontecera, teve melhores resultados nas competências de expressão (escrita, leitura dramatizada) do que nas que envolvem sobretudo a receção (compreensão de texto, gramática). Cumpriu todas as tarefas pedidas e, por vezes, com brio, com gosto visível. Positivo também o facto de já ter lido «Os Maias».|| Sugestões para o 3.º período — Não descartar a gramática (os assuntos vão mudando, pode encarar estas matérias como novos tópicos que não estão assim tão interligados). Manter a boa atitude de trabalho (rigoroso) que sempre tem revelado.
Tety || A Tety tem cumprido bem (trabalho na aula e trabalhos pedidos para casa), evoluindo calma mas consistentemente em todos os domínios (escrita, leitura em voz alta, compreensão de texto, gramática). || Sugestões para o 3.º período — Continuar com a boa atitude de trabalho que tem tido sempre.
Tomás || O Tomás tem cumprido sempre bem, na aula e nas tarefas pedidas para casa. A área mais forte é a da compreensão. Aquelas em que tem mais margem de progressão são as que envolvem produção (escrita e leitura em voz alta), e em que até talvez já tenha havido evolução positiva. || Sugestões para o 3.º período — Manter a boa atitude de trabalho que tem mostrado.
Gonçalo Sim. || O Gonçalo desceu ligeiramente relativamente ao 1.º período (houve mais falhas de tarefas para casa do que era costume, sobretudo na primeira metade do 2.º período). || Sugestões para o 3.º período — Voltar a ser cumpridor nas tarefas pedidas para casa. Em aula, evitar conversar demasiado.