Sunday, September 06, 2015

Instruções para tarefa sobre Os Maias


Tarefa sobre Os Maias


Tipo de trabalho. Como em trabalhos anteriores, deve haver discurso oral gravado (seja em leitura, seja em dramatização, seja em conversa «espontânea», seja em canção, etc.). Embora espere sobretudo microfilmes, admitem-se também meras gravações áudio, ainda que com um «slide-capa» para que possam funcionar como vídeo.

Autoria. Trabalhos podem ser individuais ou em dupla (neste último caso, com duração tendencialmente maior — e com intervenções orais dos dois colegas). Para trabalhos em dupla, convém porem-me primeiro à consideração a constituição da parceria, já que gostaria de poder vetar duplas que não me agradem (desculpem-me estes caprichos).

Formato e duração. Formato e duração dos microfilmes são semelhantes aos combinados em trabalhos anteriores: cerca de três minutos (para trabalhos individuais, evitar ultrapassar este tempo; e, para trabalhos em dupla, não deixar de atingir pelo menos essa extensão).

Objetivo. O resultado final é a reunião de criações, por alunos, acerca de todos os capítulos de Os Maias. Em Gaveta de Nuvens ficarão dezoito secções diferentes (de Os Maias-1 a Os Maias-18), onde se arquivarão os filmes dedicados a cada capítulo. Considerando já as cinco turmas, é provável que cada capítulo seja tratado por, pelo menos, uma meia-dúzia de trabalhos. As dezoito secções abertas no blogue funcionarão como uma interpretação global, ainda que heterogénea, do romance.

Capítulo. O número do capítulo que calhará a cada aluno é visível no esquema seguinte. Tratarão do capítulo correspondente ao lugar que ocupem na sala D9. No caso de trabalhos em dupla, devem escolher apenas um dos capítulos (dos dois que correspondam aos lugares que ocupem na sala).


Abordagem. A relação entre o vosso trabalho e o romance de Eça não tem de ser literal, embora deva ser compreensível por um leitor-espetador medianamente inteligente (como, por vezes, consigo ser). Ao relerem o capítulo, podem focar-se na lição geral, num espaço em particular, num trecho, num episódio ou em quase toda a sequência; a interpretação pode implicar atualização, mudança de contexto, mera analogia com a moralidade do passo, etc. Não aconselharia uma estratégia que passasse pelo resumo ou pela apreciação crítica. Os capítulos podem ser abordados de múltiplas formas e a própria especificidade de cada um sugerirá ainda outros tantos modos. Não valerá a pena dar exemplos, mas, há uns anos, a propósito de tarefa idêntica embora não específica de cada capítulo, arrisquei uma lista de fórmulas possíveis (visível aqui, lá para meio da página, sob «Algumas ideias»). Entretanto, por aqui pode chegar-se aos trabalhos feitos por colegas vossos de 2012-2013.

Advertência. Trabalho deve ser original — é muito feio copiar, mesmo curtos trechos, a partir da net ou de fontes escritas tradicionais. Serei implacável a punir semelhantes trapacices.

Prazo. Trabalho deve ser entregue (aliás, enviado) em qualquer dia de abril (de 2016, é claro).