Sunday, September 06, 2015

Os Maias 6



Joana (11.º 5.ª)
Joana (15,5-16) Pontos fortes Engenho na criação de testemunhos que explicariam as personagens de Os Maias. Leitura em voz alta eficiente (apesar dos erros de pronúncia que indicarei a seguir). Boa redação do texto. Aspetos melhoráveis Parte visual (imagens são googladas e fracotas). Algumas pronúncias: «petits pois» (‘ervilhas’ em francês) teria de ser, mais ou menos, «[p’ti puá]»; «Craveiro» seria «Cr[α]veiro» (e não «Cr[à]veiro»); «bonina» é «b[u]nina»; «esse lirismo [? —não se percebe o adjetivo] que ele idolatra».

Cláudia (11.º 8.ª)
Cláudia (10-11) Pontos fortes Leitura em voz alta clara (embora haja também hesitações — ou seja, há competência, podia ter havido mais ensaios). Conclusão acerca do capítulo é perspicaz (mais meritória se tiver sido de lavra própria; menos louvável se fundada em alguma sebenta ou livro de resumos). Aspetos melhoráveis Imagem única (embora, se bem percebo, até retirada de programa para vídeo). Texto é, no fundo, uma sinopse, um resumo (teria preferido abordagem mais criativa). Problemas de redação/pronúncia: «*prevera» (é «previra», dado que «prever» é derivado de «ver»: eu vira, tu viras, ele vira/previra); não diria «Jacob» à inglesa (é um nome com referência hebraica, mas com alguma tradição em português: a pronúncia «[jacó]» seria a minha proposta).

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