Tuesday, September 08, 2015

Sobre contos enviados para o concurso Correntes d'escritas



Foram enviados vinte e nove contos de alunos (de alunos das nossas cinco turmas e, num só caso, de aluna que não conheço mas me foi pedido que juntasse aos restantes). Podiam ter sido enviados bastantes mais textos, mas muitos não me chegaram a enviar a imagem do cartão de cidadão, pelo que não puderam ser incluídos.
Quanto aos vinte e oito textos das cinco turmas que seguiram para a Póvoa de Varzim pertencem a alunos do 11.º 1.ª (cinco textos); 11.º 5.ª (dez); 11.º 7.ª (dois); 11.º 8.ª (seis); 11.º 12.ª (cinco). Em geral, os contos a que atribuíra melhores classificações estão entre estes vinte e oito, mas ainda haverá alguns que considerei bons ou muito bons e que não puderam ser enviados (por não me ter chegado o cartão de cidadão).
Pelo que pude verificar — à pressa —, as reformulações foram feitas com cuidado razoável. Também me pareceu muito aceitável a capacidade revelada para escolherem o layout (tipo de fonte, tamanho de letra, entrelinha, margem inicial dos parágrafos, justificação).
Os resultados serão conhecidos na semana de 23-27 de fevereiro (salvo erro, a 23 de fevereiro, na sessão de abertura do Correntes d’escritas).