Thursday, September 10, 2015

Sumários e tepecês



Aula 1-2 (21 [1.ª] e 22/set [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Indicações úteis ao trabalho ao longo do ano. Leitura de frases sobre autores mais presentes no programa do 11.º ano para ajuizar da sua veracidade. Leitura de «Issilva» (p. 10), de Alexandre O’Neill, para responder a perguntas em torno do estilo do texto e das classes de palavras. Redação de texto expositivo-argumentativo, com objetivo equivalente ao do texto de O’Neill.
Aula 3-4 (24 [12.ª, 5.ª] e 25/set [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do texto expositivo-argumentativo feito na aula anterior e agora devolvido. Questionário de compreensão de leitura de «O top dos nomes» (pp. 11-13). Exercício sobre apelidos patronímicos. Depois de assistência ao início de episódio de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio 1), preenchimento de resposta sobre tipos de apelidos. Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda. Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos). Comentário-resposta em torno da letra da canção (p. 21). TPC — Resolve as perguntas 9 e 10 da p. 16 do manual. (Por favor, testa mesmo o teu conhecimento, mesmo se as respostas já estiverem lançadas no livro com que estejas a trabalhar.)
Aula 5-6 (28 [1.ª] e 29/set [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Sinais usados na correção de redações, visualização de «Maria Albertina» (clip) e correção dos comentários. Critérios de avaliação. Correção do tepecê. Assistência aos sketch «Na dúvida, a culpa é do africano» e «Polícia que prova tudo» (série Barbosa), para determinar atos ilocutórios. Leitura de «O Sr. José» (p. 20), para redigir continuação (no mesmo registo). Assistência a início de O Discurso do Rei e resposta a síntese sobre nomes próprios e o que se viu do filme. TPC — Resolve — mesmo se olhando também as soluções — as pp. 51-52 do Caderno de Atividades, que versam sobre ‘Atos ilocutórios’. (Há aqui uma reprodução dessas páginas, para o caso de haver quem não disponha do Caderno.) Sobre o mesmo assunto, podes também estudar as pp. 337-338 do manual e ver as páginas que, no blogue (aqui), reproduzo de uma boa gramática.

Aula 7-8 (1 [12.ª, 5.ª] e 2/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do questionário da penúltima aula. Resposta a pergunta sobre campo lexical de «nome» (p. 16). Resolução e explicação em torno da pergunta12 (p. 17), sobre subclasses do verbo. A propósito da pergunta 13 (p. 17), sobre valores modais, e da noção de modalidades, exercício em torno de «O desensofador» (Lopes da Silva). Leitura de «Comunicação» (p. 28), para completar uma sua síntese. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Redação de texto-argumentativo-expositivo em torno de frase de Jorge V e de cartoon na p. 53. TPC — Resolve as perguntas 14, 15, 16 (pp. 17-18 do manual), que se ocupam de matérias que já demos o ano passado. Revê as matérias que estudámos hoje. No manual, tens «D. Valor modal. / 1. Modalidade» (p. 335); e em Gaveta de Nuvens há um trecho sobre o mesmo assunto no final de ‘Tempo, aspeto, modalidade’ (aqui). Sobre as subclasses do verbo, podes ver a parte 4.1.2 [«Verbo»] de ‘Classes de palavras’ (aqui).

Aula 9-10 (5 [1.ª] e 6/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção de redações entregues. Relance à continuação de «O sr. José» (José Saramago, Todos os Nomes). Exercício sobre formas de tratamento (a partir de lista de Pessoa). Correção do tepecê. Resumo de Comunicado da APAV (p. 41). «Checagem» de características do comunicado. Assistência a sketch sobre «Violência doméstica» (Lopes da Silva). Assistência a trecho de O Discurso do Rei. Exercício sobre interjeições a partir de imprecações no filme. TPC — Resolve (estuda) as pp. 18-20 do Caderno de Atividades, sobre ‘Processos morfológicos de formação de palavras’ (reproduzi-las-ei aqui). Também podes relancear umas páginas de gramática sobre o mesmo assunto (aqui e aqui [p. 4]).

Aula 11-12 (8 [12.ª, 5.ª] e 9/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Leitura de «Maus Tratos» (p. 43), de Saramago, para decisão sobre sinónimos ideais para certos passos. Explicação sobre valores aspetuais. A partir do sketch «E tudo o convento levou» (Lopes da Silva), preenchimento de tabela sobre valores aspetuais e temporais. Audição de intervenção de Leonel Morgado (sobre fraldas descartáveis) e resposta a questionário de compreensão oral da p. 39. Leitura do comunicado da Quercus na p. 37 («Bebés mais ecológicos»), para comentário sobre contraste entre posições de Leonel Morgado e do comunicado. Resposta compósita aos itens 1.1 a 1.2.1 da p. 40, sobre cartaz da APAV. Assistência a mais um trecho de O Discurso do Rei. TPC — Resolve (estuda) a p. 48 do Caderno de Atividades (aqui). Também deves relancear ‘Tempo, Modo, Aspeto’ (aqui).

Aula 13-14 (12 [1.ª], 13/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do questionário de leitura feito na aula anterior («Maus tratos»); de resposta sobre Leonel Morgado/Quercus; e de comentário a cartaz de APAV. Resolução de tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 341-344 do manual. Assistência a dois sketches dos Monty Python (para perceber diferença entre coesão e coerência teuxtuais). Redação do ponto 2.1 da p. 22. Assistência a trecho de O discurso do rei. TPC — Resolve — ou, ao menos, relanceia e estuda — as páginas sobre coesão no Caderno de Atividades (59-65; aqui); vê também, em «Coerência e coesão textual» — que reproduzi de uma gramática —, a parte sobre ‘Coesão’ (aqui).

Aula 15-16 (15 [12.ª, 5.ª], 16/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção dos comentários ora entregues (a «se uma rosa não se chamasse “rosa” [...]»). Questionário em torno de apreciação crítica a disco dos Anaquim («Bem-vindos às vidas dos outros», pp. 70-71). Redação de pequenos textos de tipos variados com inclusão de palavras dadas. Audição de Anaquim, «As vidas dos outros» (cfr. letra na p. 72). Assistência a trecho de O Discurso do Rei. TPCUsando obrigatoriamente dez dos conectores da p. 342 — de preferência, de filas diferentes — escreve um texto expositivo-argumentativo, com entre 150 a 200 palavras, sobre assunto do teu interesse. Procura que não se note que a presença daqueles articuladores foi imposta. Sublinha-os. Usa folha solta e escreve a tinta. Fica aqui a página 342 do manual:


Aula 17-18 (19 [1.ª], 20/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do questionário sobre «Anaquim. Bem-vindos às vidas dos outros» (70-71). Após assistência a sketches «Carjaquim» (Zé Carlos) e «O meu filho é uma joia de moço» (Barbosa), resolução de exercícios sobre processos irregulares de formação de palavras e sobre aspeto. Leitura de «Estrelas dos livros» (p. 73), para escrever síntese. Redação de comentário ao trecho de Millôr Fernandes na p. 76. Assistência a trecho de O Discurso do Rei. TPC — Resolve/estuda ‘Processos irregulares de formação de palavras’ (Caderno de Atividades, 43-45; aqui). Vê ainda as páginas sobre o mesmo assunto reproduzidas aqui.

Aula 19-20 (22 [12.ª, 5.ª], 23/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção de síntese e de comentário feitos na última aula. Leitura de texto de apreciação crítica por Miguel Esteves Cardoso («O tédio macho», pp. 77-78), para responder a perguntas de compreensão global-estilo (4 e 5, da p. 78). Audição de uma outra apreciação crítica ao mesmo livro recenseado por MEC, para responder a questionário de compreensão oral; correção. Audição de mais alguma canção ou clip dos Anaquim («Lusíadas», «Bocados de mim»). Preparação do tepecê. Assistência a final de O Discurso do Rei. TPC — Põe em dia as noções de gramática que demos já este ano ou que revimos. Relanceia folhas usadas em aula, exercícios recomendados do Caderno de Atividades, folhas de gramática do manual e, em Gaveta de Nuvens, páginas de gramática que fui reproduzindo ou as apresentações usadas em aula. Deves também procurar resolver o «teste» que distribuí em aula, que servirá de inventário de conteúdos a rever e de experiência de treino. As soluções podem ser vistas no final da transcrição da aula 19-20 (aqui) ou nos slides finais da apresentação da mesma aula (aqui).

Aula 21-22 (26 [1.ª], 27/out [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Preenchimento de síntese-esquema da apreciação crítica de Eduardo Pitta a livro de João Tordo (p. 74), O Bom Inverno; e da pergunta 5 da p. 76. Redação a partir de final do thriller de João Tordo (ligação de trechos finais). Assistência a início de Expiação, depois de leitura de análise de alguns dos seus aspetos mais originais em termos de categorias da narrativa. TPC — [Aproveita para fazer as revisões de gramática que propus no tepecê anterior: experimenta o teste-inventário de conteúdos (cujas soluções já lancei); relanceia as nossas folhas, as gramáticas reproduzidas, folhas finais do livro, Caderno de atividades, etc.]

Aula 23-24 (29 [12.ª, 5.ª], 30/out [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Questionário sobre conteúdos de gramática dados até agora. Leitura do editorial na p. 80 («Não nos podemos esquecer»), para preenchimento de respostas de compreensão geral. Preenchimento de tabela com exemplos de características do género editorial (cfr. p. 82) encontrados em «Não nos podemos esquecer» (p. 80). Redação de início de editorial. Assistência a trecho de Expiação. TPCEscreve o texto pedido no ponto 1.1 da p. 84. Como se trata de editorial, convém assumir um acontecimento próximo (se inventado, verosímil) que pudesse levar ao tratamento do assunto.

Aula 25-26 (2 [1.ª], 3/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do questionário de gramática. Preenchimento de tabela sobre os anúncios da p. 64. Audição de «Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa. Depois de relance a «Publicidade», nas pp. 62-63, redação de análise do anúncio às águas minerais das Pedras Salgadas (63) ou às maçãs de Alcobaça (61). Assistência a trecho de Expiação. TPC — Vê aqui o que digo acerca da tarefa de ler um livro.

Aula 27-28 (5 [12.ª, 5.ª], 6/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção de análises de cartazes. Compreensão dos anúncios da p. 66 (criopreservação), através de prenchimento de tabela sobre AIDMA. Visionamento de publicidade de Médicos do Mundo e preenchimento de tabela-síntese. Relance aos anúncios da p. 69, com preenchimento de dados sobre eles; resposta ao ponto 1.4 da mesma página. Redação de título (assertivo), slogan (diretivo) e descrição breve de imagem (anúncio da cerveja Guinness). Assistência a trecho de Expiação. TPC — Termina (melhora) a idealização de anúncios agora começados. Tarefa de leitura Em folha solta, ao longo da próxima semana, trazer-me referência bibliográfica (ou referências) — e, já agora, bem redigida (exemplo de como se faz referência: Rubem Fonseca, O selvagem da ópera, Porto, Sextante Editora, 2015) — do que estão a pensar ler. Se não tiverem ainda ideia, dizer-mo, porventura assinalando as perspetivas e preferências que tenham ou ideias de que precisem. Porém, leiam antes o que deixei escrito em ‘Leituras possíveis para tarefa em novembro de 2015’ (aqui). Aceito que me deem notícia por mail. E também há dias em que tenho horário para receção dos alunos (ver aqui) e também posso falar convosco em intervalos.

Aula 29-30 (9 [1.ª], 10/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Resumo do texto de Luís Carmelo (p. 58). Síntese do texto de Nuno Júdice (p. 58). Assistência ao sketch «Cheese shop» (Monty Python), para completar sínteses sobre termos de semântica e léxico. Pequeno comentário ao cartoon de Luís Afonso (p. 59), «Curto-circuito». Assistência a trecho de Expiação. TPC — Quem não me deu hoje referência do livro que esteja a pensar ir ler (nem mo disse através de outro meio) deve trazer-ma na próxima aula. (Lembro que tratei do assunto em Gaveta de Nuvens — ‘leituras possíveis para tarefa em novembro de 2015’.)
Aula 31-32 (11 [12.ª, 5.ª], 12/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do trabalho de criação de título e slogan. Resolução de exercícios em torno da função sintática de «Sujeito». Assistência a dois sketches dos Monty Python («RAF Banter» e «Woody and tinny words») para preenchimento de análise (em torno de aspetos de semântica e de léxico). Conclusão de Expiação. Comentário-apreciação crítica de Expiação.

Aula 33-34 (16 [1.ª], 17/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Redação de respostas às perguntas 1.1 e 2 da p. 100 (sobre anúncio a Sermões). Transposição para português actual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar». Sorteio da Liga dos Campeões. Assistência a início de «Grandes livros» («Sermão de Santo António aos Peixes»). TPCRelanceia a secção do Caderno de Atividades sobre «denotação, conotação, monossemia, polissemia» (pp. 34-37; ou aqui). Vai fazendo a leitura combinada. Se não o fizeste, traz-me sem falta a referência do livro completa (eg: Rubem Fonseca, O selvagem da ópera, Porto, Sextante Editora, 2015).

Aula 35-36 (19 [12.ª, 5.ª], 20/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Sal da terra». Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I. Audição da parte I do Sermão dita por Luís Lima Barreto. Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 106-108). Redação de começo de conto. TPC — (1) Prepara a leitura em voz alta do cap. I do «Sermão de Santo António» (pp. 106-108); (2) Quando puderes, relanceia o glossário determos sobre o sermão que pus em Gaveta de Nuvens («alegoria», «conceito predicável», «exórdio»).

Aula 37-38 (23 [1.ª], 24/nov [12.ª, 8.ª, 7.ª, 1.ª]) Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas. Audição do começo do sermão mas por Ary dos Santos. Leitura em voz alta (parte 1 do Sermão) [=Liga dos Campeões]. Assistência a trecho de Palavra e Utopia. TPC — (1) Prepara a leitura em voz alta de uma das metades deste capítulo II do «Sermão de Santo António» (pp. 110-112). Até à linha 49, a leitura caberá a alunos dos grupos A e B. Entre as linhas 49 e 97, a leitura será feita por alunos dos grupos C e D. (2) [Este texto pode ser-me dado até até 1 de dezembro — em papel ou por mail.] Aproveitando, ou não, as minhas indicações no início de conto agora devolvido, desenvolve o teu texto em prosa, agora a computador. Aconselho umas mil palavras, pelo menos, e também não muito mais do isso. (E é preferível deixar o texto ainda um pouco incompleto a fechá-lo só para dizer que se cumpriram as palavras todas.) Ainda não será esta a versão a enviar ao Correntes d’Escritas, mas talvez valha a pena ir usando já corpo 12, espaço entre linhas de 1,5 e uma fonte legível (Times New Roman, Arial, Calibri, por exemplo; a elegante Garamond fica reservada para as nossas folhas). Peço também o cuidado, como aliás para todos os nossos trabalhos, de se não recorrer a coisas da net ou de outros autores.

Aula 39-40 (26 [12.ª, 5.ª], 27/nov [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Audição de passos do cap. 3 do «Sermão de Santo António». Compreensão de um resumo-adaptação do capítulo III (e de partes do «Sermão»). Leitura em voz alta do cap. 2 do «Sermão». Redação de louvor a um animal, de maneira a extrair exemplos úteis aos homens. TPC — Prepara a leitura em voz alta do cap. III do «Sermão» (pp. 114-117). Os do grupo A, leem ll. 1-32; os do grupo B, ll. 33-71; os do C, ll. 72-102; os do D, ll. 102-137. (Lembro que me deve ser entregue na próxima aula — ou enviado por mail entretanto — o conto a computador, que terá cerca de 1000 palavras.)

Aula 41-42 (30/nov [1.ª], 1/dez [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Compreensão do cap. IV do «Sermão», através de preenchimento de lacunas em sínteses. Assistência a trecho inicial de À Procura de Nemo (para confronto com o «Sermão [...]»). Leitura em voz alta do cap. III (Liga dos Campeões). Assistência a mais um trecho de À procura de Nemo. TPC — Prepara leitura em voz alta do cap. IV do «Sermão» (pp. 119-122). Os do grupo A, leem ll. 1-30; os do grupo B, ll. 31-56; os do C, ll. 57-80; os do D, ll. 81-116. Em Gaveta de Nuvens, lê as instruções para a tarefa sobre livro lido.

Aula 43-44 (3 [12.ª, 5.ª], 4/dez [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Audição de gravação de excertos do cap. IV, para relembrar capítulo lido na última aula e enquadrar capítulo seguinte, e de «Coro dos tribunais» (GNR). Leitura do cap. V do «Sermão de Santo António aos Peixes», para preencher quadros-síntese. Leitura em voz alta do cap. IV (Liga dos Campeões). Assistência a trecho de À procura de Nemo. TPC — Prepara leitura em voz alta do cap. V do «Sermão» (pp. 124-128). Os do grupo A, leem ll. 1-54; os do grupo B, ll. 55-92; os do C, ll. 93-130; os do D, ll. 131-172. (Recordo que já decorre o prazo para trabalho de gravaçãosobre experiência de leitura de livro. E ainda aceito que me enviem o trabalho de conto [ver tepecê da aula 37-38]).

Aula 45-46 (7, 10/dez [nas turmas 7.ª e 8.ª, que terão menos uma aula neste período, esta sessão será suprimida, sendo as tarefas mais importantes diluídas nas aulas 47-48 ou 49-50]) Correção das redações com louvores a um animal e da de um conto (e instruções para a sua reformulação). Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão» [na 5.ª e na 12.ª turmas: questionários sobre gramática e conhecimento do «Sermão»]. Assistência ao sketch «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e modais. Após leitura de «Os potentinhos portugueses» (p. 129), de Miguel Esteves Cardoso, comentário articulador deste texto e dos tipos de peixes repreendidos por Vieira no cap. V do «Sermão de Santo António». TPC — (1) Traz o teu caderno, ou dossiê, completo, para eu o poder relancear. (Combináramos que isso aconteceria na penúltima aula do período, que é a próxima). (2) Traz (ou, e até talvez preferível, envia-me) a versão do texto que te entreguei hoje já reformulada. Traz (e essa tem de ser trazida, não me pode ser enviada) a versão que tem as minhas correções (para eu verificar se as percebeste e lançaste bem na versão final). Para efeitos de concurso, escreve, sob o conto, um pseudónimo, e traz-me uma cópia do cartão de cidadão. Esta parte é opcional, mas acharia pena que não enviássemos a maior parte dos textos.

Aula 47-48 (11/dez [1.ª, 7.ª, 8.ª], 15/dez [12.ª, 5.ª]) Questionários sobre gramática e conhecimentos do «Sermão». // [12.ª, 5.ª:] Leitura em voz alta do cap. V do «Sermão». Redação de Alfabeto sobre «Sermão de Santo António aos Peixes». // [7.ª, 8.ª:] Assistência ao sketch «Teste de bazófia» (série Barbosa), para preencher quadro em torno de valores temporais, aspetuais e modais; correção. Assistência a trecho de À procura de Nemo. TPC — Envia gravação (tarefa de leitura de livro). Se não o fizeste ainda, envia reformulação de conto e traz para a aula versão com emendas.

Aula 49-50 (14 [1:ª], 15 [7.ª], 16 [8.ª], 17/dez [12.ª, 5.ª]) Correção dos questionários sobre gramática e sobre o «Sermão de Santo António» feitos na aula anterior. Prospetiva do início do próximo período; outras explicações sobre os trabalhos em curso. Assistência a conclusão de À procura de Nemo, ao mesmo tempo de conversas, aluno a aluno, acerca de avaliação. TPC — (i) Põe à mão um exemplar de Os Maias (não sebenta ou resumo, mas, é claro, a obra toda) e começa a ler o livro. (ii) Completa, ou melhora, «definição telegráfica» sobre o «Sermão de Santo António aos Peixes» (em algumas das turmas a tarefa já fora começada na penúltima aula; em outras, a folha foi distribuída só agora) e traz-ma. Trata-se de aproveitar conhecimentos acerca do Padre António Vieira, de oratória, de aspetos históricos e do próprio «Sermão de Santo António». Podes ir «flanando» pelo manual, mas evita meras transposições sem criação tua.

Aula 51-52 (4 [1.ª], 5/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Calendário do 2.º período e recolha de tepecês. Audição da peroração do «Sermão» (por Ary dos Santos). Preenchimento de tabela para compreensão do cap. VI do «Sermão» e estudo de história da língua; resolução do ponto 1 da p. 131. Sobre anáfora, polissíndeto, alegoria (explicação, com ilustração com anúncios). Resposta a item de grupo I de exame sobre alegoria e «Sermão». Cópia de resposta-modelo. Assistência a trecho de O Sentido da Vida (paródia em torno de alegoria: ceifeira da morte). TPCRelanceia programas de televisão sobre o «Sermão de Santo António» e o Padre António Vieira que pus no blogue (aqui e aqui).

Aula 53-54 (7 [12.ª, 5.ª], 8/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Leitura de «Este país não é para corruptos», de Ricardo Araújo Pereira, na p. 132, para preenchimento de texto lacunar-síntese. Explicação de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe). Assistência a trechos de O amor acontece. Atribuição de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme. Explicação de noção de adjetivo qualificativo (vs. relacional); e de noção de caracterização direta/indireta. Redação de comentário (em torno de cartoon, crónica de RAP e «Sermão»). TPC — Em folha solta escreve o texto argumentativo pedido na p. 133, «Oficina de escrita», item 1. A.

Aula 55-56 (11 [1.ª], 12/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Situação no programa em termos de gramática; funções sintáticas ao nível da frase (vs. ao nível do grupo verbal). Preenchimento de tabela com funções sintáticas internas ao grupo verbal (depois de leitura de critérios de identificação). Assistência a trecho de O amor acontece, com canção a usar no exercício seguinte. Identificação, em texto da canção referida, de funções sintáticas (em geral, mas, sobretudo, em torno do grupo verbal). Redação para completar respostas acerca de prova sobre trecho do cap. V do «Sermão» («Com aquele seu capelo»; pp. 134-135). TPCTraz papel da visita de estudo assinado.

Aula 57-58 (14 [12.ª, 5.ª], 15/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correções e entregas de trabalhos. Preparação de visita de estudo. Assistência a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos. Resolução de ficha em torno de texto argumentativo, tipos de argumentos (entre a p. 94 do manual e os trechos de Bruno Aleixo). Redação de trechos para partes cortadas de «O poder é da palavra» (p. 95). Assistência a trecho de O Amor Acontece. TPC Estuda as funções sintáticas que já demos (ao nível da frase e internas ao grupo verbal), lendo as páginas de gramática quedestaco no blogue (e relanceando também o Caderno de Atividades, pp.26-28).

Aula 59-60 (18 [1.ª], 19/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Questionário com escolha de sinónimos em substituição de termos do texto, para compreensão de «Seja responsável, reclame!» (p. 29). Leitura de «Um livro de reclamações em cada canto», e resolução de pontos 1.1, 3 e 4 (Leitura e Compreensão) e 1.1 (Escrita), da p. 34. Redação de carta de reclamação (a propósito de cartões publicitários de videntes), tomando como modelo reclamação na p. 31. Assistência a trecho final de O Amor Acontece. TPCNão te esqueças de ir tendo à mão — e começar a ler — Os Maias.

Aula 61-62 (21 [12.ª, 5.ª], 22/jan [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção de respostas a itens de prova sobre «O polvo» (pp. 134-135). Mais respostas ao mesmo questionário (e correção). Indicação de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim» (p. 199). Audição de «Encosta-te a mim». Resolução (conduzida) de modelo de grupo III de exame. TPC — Em folha solta, a caneta, resolve o ponto 1 de Oficina de escrita, p. 118 («Tendo como tese a frase ‘Vaidade das vaidades e tudo é vaidade’, escreve um texto argumentativo, com uma extensão de duzentas a duzentas e cinquenta palavras, acerca dos hábitos de consumo na sociedade atual»).

Aula 63-64 (18 [1.ª], 19/jan [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do questionário de compreensão escrita da penúltima aula. Leitura de «O romântico» (p. 140) para responder a perguntas («à exame»); resolução do ponto 5 da p. 141 (aceções de ‘romântico’). Redação de linhas sobre um estereótipo (um «cromo»), segundo o estilo de Rita Ferro (na segunda metade do texto — ll. 19-31, sobretudo). Assistência a trecho inicial de Tristão e Isolda. TPC — Lê «Romantismo» (pp. 142-143).

Aula 65-66 (28 [12.ª, 5.ª], 29/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção dos trabalhos de casa ora devolvidos («em torno de «vaidade das vaidades e tudo é vaidade»). Leitura em scanning, de livros de teatro distribuídos e de páginas do manual relativas a Frei Luís de Sousa, para preenchimento de tabela. Redação de resumo do texto «Um homem e uma obra de paixões» (p. 139). Redação de síntese de «Ler Frei Luís de Sousa hoje» (p. 139). Assistência a trecho de Tristão e Isolda. TPC Terminado o «Sermão de Santo António», proferido pelo Padre Vieira, os peixes — vamos supor que eram eles a assistência (ou que, pelo menos, também tinham ouvido o sermão), mesmo sabendo bem que os peixes são um destinatário (um alocutário) fictício —, fazem sair um comunicado. (Entre pp. 36-41, estuda-se este tipo de texto, que já demos.) A caneta, escreve esse comunicado. (O registo e a estrutura serão os apropriados a comunicados. O que se abordará fará alguma alusão ao sermão proferido pelo Padre António Vieira. De resto, há imensa margem de manobra.)

Aula 67-68 (1 [1.ª], 2/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Relance ao enquadrado sobre drama e tragédia na p. 150; e ao ensaio «Estrutura externa e estrutura interna» (p. 151). Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva). Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama. Leitura de verbetes e de início da peça para responder a perguntas de escolha múltipla. Assistência a início do Frei Luís de Sousa, de Lopes Ribeiro Redação de começo de peça de teatro. TPC — Melhora texto agora começado, juntando-lhe lista de pessoas/personagens.

Aula 69-70 (4 [12.ª, 5.ª], 5/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Explicação sobre tepecê e redação devolvidas. Questionário para compreensão da cena II do Frei Luís de Sousa (pp. 154-160). Resolução de ficha sobre Predicativos do Sujeito e do Complemento Direto. Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (resto da cena II). Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 160), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade, mudando também o registo linguístico (que deve ser o conveniente a personagens do nosso século). TPC Aproveita para avançar na leitura dos Maias e reveres funções sintáticas.

Aula 71-72 (11 [12.ª, 5.ª] e 12/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do questionário de compreensão da aula anterior (cena II). Leitura das cenas III a VI do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 162-168), para completar sínteses, com frases. Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (1985; encenação de Listopad, com Alexandra Lencastre e Cármen Dolores; cenas III e IV) e a trecho do filme de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI). Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII. Assistência a início do filme Entre Irmãos. Preenchimento de tabela comparativa entre Frei Luís de Sousa e Entre Irmãos. TPC — Escreve o texto argumentativo pedido no ponto 1.1 da p. 173.

Aula 73-74 (15 [1.ª], 16/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Explicação sobre resumos e sínteses que eram devolvidas. Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas VII-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 169-175). Assistência a trecho de Quem és tu?. Redação de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho (ponto 1.1 da p. 176). Assistência a trecho de Entre Irmãos, para completar tabela comparativa com Frei Luís de Sousa. TPC — Vai lendo os textos de apoio que, no manual, se intercalam entre o que temos estado a ler de Frei Luís de Sousa (penso nos das pp. 145, 146 e 164).

Aula 75-76 (18 [12.ª, 5.ª], 19/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Questionário em torno das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa. Desenho de cenário do ato II. Assistência a trechos de Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, e de Madalena. Comentário-análise de passo do Ato II. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Correção da tabela. TPC — Vai pensando na tarefa sobre Frei Luís de Sousa que explico aqui. Podes dar-ma/enviar-ma até ao fim de fevereiro.

Aula 77-78 (22 [1.ª], 23/fev [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do questionário para compreensão da primeira parte do ato II feito na aula anterior; exemplo de resposta a comentário (à função de retrato de D. João de Portugal) feito na aula anterior. Redação de esboço de comentário-análise das cenas V-VIII do ato II. Resolução de exercício-explicação sobre funções sintáticas (modificador de frase; complemento do nome; modificador do nome). Assistência à parte do filme Frei Luís de Sousa correspondente às cenas X-XV do ato II. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Preenchimento de tabela comparativa entre o filme e Frei Luís de Sousa. TPC — (1) Vai preparando a tarefa sobre Frei Luís de Sousa (cfr. indicações aqui); (2) Prepara leitura em voz alta (muito expressiva) da parte do ato III (pp. 200-...) que te compita. Cada aluno preparará todas as falas nas linhas que indico. Em aula serão chamados a ler, em diálogo-quase-dramatização, uma (ou duas) das personagens dessa parte.
De Coisas para Gaveta de Nuvens

Aula 79-80 (25 [12.ª, 5.ª], 27/fev [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção de comentário que se devolvia (retrato de D. João). Exercício em torno de funções sintáticas. Comentário (resposta ao ponto 1 da p. 205); e resposta aos pontos 2.1 da p. 205 e ao ponto 3.1 da p. 207. Correção do comentário e dos dois outros itens. Leitura em voz alta (expressiva) de parte do ato III, segundo o que fora pedido para preparação em casa. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Correção de tabela comparativa (com Frei Luís de Sousa). TPC — Faz o trabalho de comentário a Frei Luís de Sousa entretecido com comentário a letra de canção (cfr. «Instruções para tarefa sobre Frei Luísde Sousa»), cuja primeira versão me deve ser enviada (ou, se preferires, trazida, impressa) até cerca da próxima aula. (E não esqueças também a preparação da leitura expressiva que te foi atribuída na aula passada.)

Aula 81-82 (29/fev [1.ª], 1/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção do trabalho de gramática feito na aula anterior. Leitura em voz alta (cenas II a V e retoma de partes da cena I) do ato III de Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa. Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre cenas II a VI. Assistência a trecho de Entre Irmãos. Resposta a quadro comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos). TPC — Recordo que os comentários sobre Frei Luís de Sousa e canção (ver «Instruções») me devem ser enviados rapidissimamente, num anexo para luisprista@netcabo.pt (se não agradecer, é que nada me chegou). Depois, quando lhes entregar os textos já corrigidos por mim, lançarão as emendas no vosso ficheiro e enviar-mo-ão de novo. (Dar-me-ão também a folha onde eu fizera as emendas para que possa verificar se reformularam tudo bem.) A classificação, relativa sobretudo à primeira versão, ficará junto do texto, em Gaveta de Nuvens.

Aula 83-84 (3 [12.ª, 5.ª], 4/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção de perguntas respondidas na última aula. Leitura em voz alta (resto do ato III). Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa. Redação de comentário, ou resposta a pergunta(s), em torno do ato III. Assistência a conclusão de Entre Irmãos. Correção da tabela de comparação. TPC — Lança no ficheiro respetivo as emendas que fiz ao comentário sobre canção e Frei Luís de Sousa e envia-mo. Traz-me depois a versão com as minhas correções para poder verificar se as tiveste em conta. (A classificação — relativa à primeira versão, sobretudo, mas dependente de verificação da segunda — ficará junto dos textos em Gaveta de Nuvens.)

Aula 85-86 (7 [1.ª], 8/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Questionário de compreensão escrita/gramática dos textos das pp. 219 («Esta é uma verdadeira tragédia...») e 220 («Tragédia romântica»). Redação de resposta(s) a pergunta(s) sobre ato III do Frei Luís de Sousa e/ou cópia de correções de trabalhos anteriores. Leituras em voz alta em atraso. Exercício de compreensão oral de texto expositivo sobre Frei Luís de Sousa. Assistência a trecho final de Frei Luís de Sousa. TPC — Na próxima aula, traz o teu exemplar de Os Maias, embora sem esquecer também o manual. (Farei uma primeira verificação da compreensão que já tenhas da obra. Como pedira, convém que tenhas avançado o mais possível.)

Aula 87-88 (10 [12.ª, 5.ª], 11/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Preenchimento de questionário para compreensão dos textos de Os Maias nas pp. 240-241 do manual e escrutínio da situação em termos de leitura da obra. Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais. Assistência a três sketches «oitocentistas» dos Gato Fedorento (série Barbosa). Redação de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor. TPC — No caso de já te ter devolvido a primeira versão da análise de canção comparada com Frei Luís de Sousa com as devidas correções, não te esqueças de me enviar o ficheiro já com as emendas lançadas (esse tepecê grande só então se considera realizado). Em Gaveta de Nuvens tenho posto as análises revistas, acompanhadas de uma nota. (Se não estiver lá a tua, é que não me enviaste o texto revisto.)

Aula 89-90 (14 [1.ª], 15/mar [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correção de ficha sobre Os Maias feita na aula anterior. Assistência a clip de «Advérbios de modo não combinam com amor» (Zé Carlos). Resposta a ficha sobre advérbios (reportada a «Advérbios de modo não combinam com amor»). Começo de uma definição telegráfica sobre Frei Luís de Sousa. Assistência a início de «Divertida-mente». TPC — Completa o abecedário sobre Frei Luís de Sousa (fá-lo mais criativo do que a maioria dos que me chegaram sobre o «Sermão de Santo António aos Peixes»).


Aula 91-92 (17 [12.ª, 5.ª], 18/mar [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do trabalho de compreensão/gramática sobre «Esta é uma verdadeira tragédia...» (p. 219) e  de «Tragédia romântica» (220). Explicação sobre como se procederá em termos de avaliação. Assistência a Divertida-mente e conversas individuais de avaliação. Preenchimento de tabela com contraste entre Divertida-mente e Frei Luís de Sousa. TPC (para férias) — (i) Termina, ou, pelo menos, avança decisivamente, em Os Maias (haverá questionários de compreensão, para verificar se a leitura tem sido mesmo feita, logo no recomeço ou poucos dias depois). (ii) Se for caso disso, recupera tarefas atrasadas.
Aula 93-94 (4 [1.ª], 5/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Leitura da «Memória ao Conservatório Real» (pp. 147-148), para preenchimento de síntese. Preenchimento de resposta em torno de características de tragédia. Assistência a sketches com Hamlet (Monty Python e Gato Fedorento). Exercício em torno de orações relativas (restritivas e explicativas), a partir de pontuação. Correção (e explicação adicional). Assistência a trecho(s) de Quem és tu? / Madalena. TPC — Em Gaveta de Nuvens, pus instruções para tarefa sobre Os Maias.

Aula 95-96 (7 [12.ª, 5.ª], 8/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Explicação sobre perspetiva diacrónica da literatura portuguesa em confronto com programa. Assistência a «Diálogo sobre o arrependimento» (série Barbosa). Compreensão de «Contrariedades» (pp. 307-308), de Cesário Verde, para preencher tabela com características mais inovadoras e redação de respostas-comentários. Assistência a trechos de O último a sair (paródias de poemas) para verificar traços «realistas» em alguns versos. TPC — Completa a lista de ‘Pequenas contrariedades’ no verso da última página que estivemos a usar.

Aula 97-98 (11 [1.ª], 12/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Explicação sobre tepecê anterior, tarefa sobre Os Maias e visionamento de clips sobre «Contrariedades». Reconstituição de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes. Audição de «De tarde», por Sinde Filipe (também de «Contrariedades»); «De tarde», por João Villaret. Preenchimento apenas com transcrições do poema de uma sua análise lacunar. Redação descritiva de momento recordável, segundo início de «De tarde», mas em prosa. TPC — Completa a página em que estava o tepecê da última aula (melhorando, se for caso disso, lista de ‘Pequenas contrariedades’ no verso da última página que estivemos a usar; escrevendo agora também o comentário sobre a última estrofe de «Contrariedades»).

Aula 99-100 (14 [12.ª, 5.ª], 15/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Assistência aos sketches «Reunião de condóminos com o Drácula» (série Meireles) e «Sabes onde há gajas boas?» (Lopes da Silva). Resposta a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto dos sketches citados. Leitura de início de A cidade e as serras e de trecho sobre Monforte (no cap. I de Os Maias), para redigir, segundo o mesmo modelo, historial (verosímil ou, mesmo, verídico) dos próprios antepassados. Assistência a início de A viagem de Arlo. TPC — Não deixes de ir avançando nos Maias (proximamente, teremos questionários para averiguar da sua efetiva leitura). Estuda orações (esta matéria está toda em ‘Coordenação esubordinação’). Traz Os Maias na próxima aula (além do manual, é claro).

Aula 101-102 (18 [1.ª], 19/abr [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Assistência a sketches «Acho que faleceu» e «Seminaristas falam de raparigas», seguida de resolução de exercícios sobre subordinação (substantivas e adjetivas). A partir de compreensão de texto expositivo sobre caricatura/cartoon (p. 232), comentário em torno de caricatura de Eça, por António, e de cartoon por António Jorge Gonçalves em números de O Inimigo Público distribuídos. Outros exercícios em torno de caricatura/cartoon, tipos, O Inimigo Público e Os Maias. TPC — Se ainda não leste o livro todo, avança agora o mais possível nos Maias. Como já disse, teremos proximamente questionários para avaliar a compreensão da obra (que exigem leitura efetiva — livros de resumos não resolvem nada).

Aula 103-104 (21 [12.ª, 5.ª], 22/abr [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Questionário em torno do primeiro terço de Os Maias. Compreensão de «Num bairro moderno» (pp. 293-294), preenchendo lacunas de síntese de cada estrofe e cancelando segmentos errados. Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Redige comentário pedido em 1/oralidade, na p. 296. Lembro que o trabalho sobre Os Maias tem de me ser enviado ainda em abril. (A partir dessa data, reservo-me o direito de já nada aceitar — ou a desvalorizar muitíssimo o que me viesse a ser entregue fora de horas.)

Aula 105-106 (26 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª] e 29/abr [1.ª]) Assistência a «A sua tia faleceu derivado a complicações» (série Meireles), para resolução de exercício sobre orações subordinadas adverbiais. Audição do fado de Camané a que se alude em crónica a ler a seguir. Redação de respostas para compreensão de crónica de Ferreira Fernandes, na p. 313, e sinopse de «Lúbrica», de Cesário Verde, na p. 314. Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Vai enviando tarefa sobre Os Maias (instruções: aqui). Aproveita para rever orações subordinadas adverbiais (relanceia de novo, em Gaveta de Nuvens, ‘Coordenação e subordinação’).

Aula 107-108 (28 [12.ª, 5.ª], 29/abr [8.ª, 7.ª], 2/mai [1.ª]) Correção de questionário sobre Os Maias. Audição de poemas de Cesário com retratos de mulheres. Redação de respostas (fechadas e um pouco mais desenvolvida) para compreensão dos poemas de Cesário Verde na p. 316 («Vaidosa», «Cinismos»). A partir de sketch «A paragem assassina» (série Barbosa), classificação de orações. Assistência a mais um trecho de Ruby Sparks. Questionário em torno de Ruby Sparks e Cesário. TPC — Lembro que o trabalho sobre Os Maias me deve ser enviado até ao fim deste fim de semana (ou, vá lá, até à nossa próxima aula). A partir dessa altura, reservo-me o direito de já nada aceitar — ou a desvalorizar muito o que me viesse a ser entregue depois. Também é importante, se ainda não o fizeste, ir completando a leitura de Os Maias.

Aula 109-110 (3 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 6/mai [1.ª]) Questionário para compreensão de poema de «De verão». Redação de texto deambulatório em prosa, segundo o modelo dos de Cesário e de «Reportagem», de António Botto (p. 306). Sorteios da fase final da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Correção de restos da última aula (tabela sobre filme e Cesário; exercício com orações sobre «Paragem assassina»). Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — (Doravante traz sempre a folha com grelhas das Ligas.) Prepara leitura em voz alta expressiva de (i) [para A1, B1, C1, D1, A4, B4, C4, D4] «Lúbrica» (p. 314) e «Vaidosa» (p. 316, texto A); (ii) [para A2, B2, C2, D2, A3, B3, C3, D3] «Fado da mulher fatal» (p. 315) e «Cinismos» (p. 316, texto B). Volto a lembrar a importância de acabar leitura de Os Maias. Dentro de algumas aulas farei novos questionários para verificar leitura.

Aula 111-112 (5 [12.ª, 5.ª], 6 [8.ª, 7.ª], 9/mai [1.ª]) Correção de questionário sobre «De verão». Preenchimento de lacunas no final dos versos de «A débil», para compreensão do poema. Correção; e audição de declamações (de Sinde Filipe) de «A débil» e de «Deslumbramentos». Leitura de «Deslumbramentos», p. 311, para exemplificar características elencadas num comentário na p. 312 (ponto 1). Comentário em torno de mulheres em Cesário (=pontos 1.2 da p. 317 e 1 da p. 318). Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — Completa o texto que começámos agora. Na próxima aula, traz Os Maias.

Aula 113-114 (10 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 13/mai [1.ª]) Resolução de exercícios em torno de tempo do discurso e da história em Os Maias, a partir de textos nas pp. 246-247. Redação por preenchimento de lacunas (em torno de interpretação da estrutura da obra, na p. 244). Liga dos Campeões (oitavos de final). Assistência a trecho de Ruby. TPC — [Só para os que disputarão a segunda pré-eliminatória da Liga Europa:] prepara leitura em voz alta, expressiva, de «Num bairro moderno» (pp. 293-294). Os leitores do jogo A6 vs. B7 preparam as cinco primeiras quintilhas (vv. 1-25); os do jogo C6 vs. D7, as quintilhas dos vv. 26-50; os de B6 vs. A7, vv. 51-75; os de D6 vs. C7, vv. 76-100.

Aula 115-116 (12 [12.ª, 5.ª], 13 [8.ª, 7.ª] 16/mai [1.ª]) Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 319) e resolução de duas perguntas (6 e 4, da p. 320) sobre o mesmo texto. Leituras em voz alta de «Num Bairro Moderno». Assistência a trecho de Ruby Sparks. TPC — [Só para os que disputarão os quartos de final da Liga dos Campeões:] prepara leitura em voz alta, expressiva, do poema de Cesário Verde que refiro a seguir — os leitores dos jogos α (alfa) vs. ζ (dzeta, zeta) e β (beta) vs. ε (épsilon) preparam «Contrariedades» (pp. 307-308); os leitores dos jogos γ (gama) vs. θ (theta, teta) e δ (delta) vs. η (eta) preparam «Deslumbramentos» (p. 311). // Até ao fim do ano, ainda teremos um exercício em torno de gramática (orações, sobretudo, e funções sintáticas) e um questionário de verificação da leitura efetiva de Os Maias. Vale a pena ir percebendo aqueles assuntos de gramática e lendo o livro de Eça (resumos não servem, acreditem-me).

Aula 117-118 (17 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 21/mai [1.ª]) A partir de «Uma sombria tarde de dezembro» (pp. 248-249), exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso). Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap. III); outros exercícios de compreensão do texto e de análise das teorias educativas defendidas nos Maias. Assistência a conclusão de Ruby Sparks. TPC — [Só para os que disputarão os quartos de final da Liga Europa:] prepara leitura em voz alta, expressiva, de «Cristalizações» (p. 318) e «Reportagem» (p. 306) — os leitores dos jogos A5 vs. ζ (dzeta, zeta) e B5 vs. δ (delta) preparam os vv. 1-50 de «Cristalizações» (ou seja, as dez primeiras quintilhas); os leitores dos jogos C5 vs. γ (gama) e D5 vs. ε (épsilon) preparam as últimas cinco quintilhas de «Cristalizações» (vv. 51-75) e o poema «Reportagem». [Para todos:] Estuda ficha sobre «Reprodução do discurso no discurso» no Caderno de Atividades (pp. 56-58), que copio também aqui, e, sobretudo, as páginas de gramática que ponho no blogue sobre «Relato do discurso» e «Discursodireto, direto livre, indireto, indireto livre».

Aula 119-120 (19 [12.ª, 5.ª], 20 [8.ª, 7.ª] 23/mai [1.ª]) Audição de passo de «Um jantar no Hotel Central». Redação narrativa-descritiva de primeiro encontro de ser superlativo (segundo o modelo do passo da visão de Maria Eduarda no Hotel Central). A partir de passos de «Um jantar no Hotel Central» (pp. 254-255), exercícios em torno de discurso indireto livre e de hipálages. Assistência a trecho de adaptação teatral de Os Maias por Bruno Carreiro (com o mesmo passo lido). Leituras em voz alta de «Contrariedades» (pp. 307-308) e de «Deslumbramentos» (p. 311). TPC — Sem lhes responderes, relanceia as perguntas 7, 7.1, 7.2 (no fundo, toda a p. 257). O texto a que se alude (visão de Maria Monforte por Pedro), está no capítulo I, na p. 22 das edições mais correntes. Escreve um comentário acerca dos paralelismos, ligações, cruzamentos, etc., entre estes dois momentos e, sobretudo, entre as duas intrigas amorosas em geral — a de Pedro/Maria Monforte e a de Carlos/Maria Eduarda. Usa caneta. Não ultrapasses as duzentas palavras. (Se ainda não conheces toda a obra, prefiro que a leias primeiro, mesmo em prejuízo deste tepecê.) // [Para Liga dos Campeões (semi-finais):] Prepara leitura em voz alta de «O sentimento dum ocidental. I — Ave Marias» (pp. 298-299), de Cesário Verde. Em Gaveta de Nuvens há link (aqui) para duas declamações desta primeira parte do célebre longo poema de Cesário Verde, que podem ser úteis para esclarecer a pronúncia de alguma palavra.

Aula 121-122 (24 [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª], 28/mai [1.ª]) Resposta a questionário para compreensão da discussão literária no jantar do Hotel Central (cap. VI de Os Maias). Redação de curtos trechos a inserir no texto inicial de L’assomoir , para melhor perceber características da literatura naturalista. Liga dos Campeões (7.ª, 8.ª); Liga Europa (1.ª, 5.ª, 12.ª). assistência a trecho de Os Maias, de João Botelho (episódio do Hotel Central). TPC Completa a leitura de Os Maias. Revê gramática. // [Para Liga dos Campeões (semi-finais):] Prepara leitura em voz alta de «O sentimento dum ocidental. I — Ave Marias» (pp. 298-299); [Para Liga Europa (semi-finais):] Prepara leitura em voz alta de «III — Ao Gás» (pp. 303-304). Estes trechos são as partes I («Ave Marias») e III («Ao Gás») do poema talvez mais importante de Cesário Verde, «O Sentimento dum Ocidental». Em Gaveta de Nuvens encontrarás linque (aqui) para boas declamações do poema, o que não significa que devas imitás-las.

Aula 123-124 (27/mai [8.ª, 7.ª]; esta aula não se realiza nas restantes turmas) Correção de questionário de compreensão sobre o jantar no Hotel Central feito na aula anterior. Leitura, para preenchimento de lacunas (rimas) em poema ultra-romântico; transcrição de palavras do mesmo poema pertencentes ao campo lexical ‘morte’. Leitura em voz alta (LE). Funções sintáticas a partir de sketch «Gajos que tentam adivinhar» (Meireles). Assistência a trecho de Gnomeu e Julieta. TPC — No início da próxima semana faremos pequenos trabalhos sobre gramática e sobre Os Maias. Portanto, termina a leitura do romance (enfim, se ainda não o fizeste); revê funções sintáticas e orações. // Os semi-finalistas na Liga dos Campeões e na Liga Europa devem preparar, respetivamente, as partes I («Ave Marias», pp. 298-299) e III («Ao Gás», pp. 303-304) do longo poema «O Sentimento dum Ocidental», de Cesário Verde. (Pus aqui  link para umas declamações deste poema, o que não significa que sejam perfeitas e se devam guiar por elas.)

Aula 125-126 (30 [1.ª], 31/mai [12.ª, 8.ª, 7.ª, 5.ª]) Correções de trabalhos feitos em aulas anteriores. Questionário sobre Os Maias. Questionário de gramática. Resolução de poucas perguntas sobre «Ave Marias» (298-299) e «Ao Gás» (pp. 303-304). Leituras em voz alta («Ave Marias» e «Ao gás», de «O sentimento dum ocidental», de Cesário Verde). TPC — Este tepecê não é um tepecê. É uma sugestão. Decorre até dia 9 de junho o prazo para entrega de trabalhos (no CRE) para o Concurso Literário José Gomes Ferreira. Ponderem concorrer (regulamento: aqui).

Aula 127-128 (2 [12.ª, 5.ª], 3/jun [8.ª, 7.ª, 1.ª]) Correção do questionário sobre Os Maias. Correção do questionário de gramática. Finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões. Assistência a A viagem de Arlo (ao mesmo tempo: conversas de avaliação).

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