Saturday, August 27, 2016

12.º 7.ª (sobre 2.º período e sugestões para o 3.º período)



Carolina || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Cumpriu quase todas as tarefas pedidas para casa. Tem progredido, embora ainda insuficientemente, em gramática e talvez até na escrita. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Terminar leitura de Memorial do Convento. Mantenho ainda o conselho já dado antes: não se contentar com fazer as tarefas, procurar também resolvê-las com certo cuidado e gosto. (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas. É disparate não assistir a esses apoios só para poder acompanhar a saída da colega de carteira.)
Anastasiia || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — São muitos os aspetos positivos do percurso da Anastasiia. Por isso mesmo, destacarei apenas a sua capacidade para atingir excelente aproveitamento em qualquer uma das áreas: escrita, compreensão dos textos, leitura em voz alta, gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Manter a atitude de trabalho que sempre revelou.
André || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Quando em aula, foca-se nas tarefas. É aluno criativo, inteligente (mas que não tem trabalhado). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas (faltou muitíssimo ao longo do 2.º período, pelo que falhou várias tarefas da aula). Passar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa (fazer desde já a mais importante do 2.º período — análise de canção/Memorial). Ler na íntegra Memorial do Convento. Tem também de haver algum esforço de recuperação de matérias de gramática (teve resultados fraquíssimos). (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Beatriz Cotrim || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Em alguns escritos feitos em aula tem mostrado capacidades interessantes. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Vir sempre às aulas (tantas faltas!). Fazer as tarefas pedidas para casa (houve demasiadas falhas neste período) e estudar (gramática; terminar leitura de Memorial do Convento). Se não resolver estes aspetos, a classificação continuará a baixar.
Beatriz Belo || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Evolução em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Terminar leitura de Memorial do Convento. Ser mais regular na entrega das tarefas pedidas para casa (desta vez, houve algumas falhas). Evitar certo desleixo na revisão do que escreve. Consolidar progressos em gramática. (Deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Bernardo Bettencourt || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Foi resolvido o problema da assiduidade. Cumpriu praticamente todas as tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Terminar leitura de Memorial do Convento. Investir mais no estudo da gramática (resultados nesta área foram demasiado fracos).
Carlos || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Como já tenho dito, trabalha bem em aula (compreende bem os textos; concentra-se nas tarefas). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar faltar às aulas (se for caso disso, e como tem poucas disciplinas, pode verificar no meu horário se não haverá turmas com horário compatível em que possa assistir a alguma aula a que tenha de faltar no seu horário próprio). Fazer sempre as tarefas pedidas para casa. Deve recuperar aliás as tarefas mais importantes dos dois períodos passados (gravação da leitura de poema de Pessoa; análise de canção/Memorial). Como os exames de Português são contingentes e a escrita é talvez a área mais fraca do Carlos, tem todo o interesse em assegurar uma nota na frequência interna que o salvaguarde de algum azar nas provas nacionais. Estou consciente disso, mas convém que haja agora maior esforço, mais regularidade no trabalho, da parte do Carlos. (Deve também procurar aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Catarina || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Evolução quanto a certo tipo de atitudes (incluindo maior pontualidade e cordialidade). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Deve começar por recuperar tarefa mais importante do 2.º período que não chegou a fazer (análise de canção/Memorial). Passar a fazer as tarefas pedidas para casa (falhou boa parte das pedidas ao longo do segundo período). Terminar leitura de Memorial do Convento. Estudar gramática (teve resultados muito fracos neste domínio). (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Débora || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Quando em aula, tem atitude de trabalho. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não dar nem mais uma falta. Passar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa (fazer desde já a tarefa mais importante do 2.º período — análise de canção/Memorial). Se ainda não o fez, terminar leitura de Memorial do Convento. (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Inês || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Tem havido mais cuidado, mais investimento até, em qualquer uma das áreas (destaco a compreensão dos conteúdos), o que faz que o aproveitamento da Inês se tenha consolidado, aproveitando-se assim as suas boas capacidades de base. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Pontualidade continua a ser problemática.
Leonor G. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas. Fazer sempre as tarefas pedidas para casa (recuperar desde já a tarefa mais importante do 2.º período — análise de canção/Memorial). Tem de haver mais investimento no trabalho (resultados em gramática foram fracos) e uma atitude mais séria em aula (cfr. telemóvel; resolução de escritos atrasados ao mesmo tempo que decorre aula).  Terminar leitura de Memorial do Convento. (Deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Leonor F. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ter conseguido rendimento muito bom em todos os domínios (compreensão de textos, escrita, leitura em voz alta — ligeiramente mais frágil este domínio —, gramática). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Continuar com a excelente atitude de trabalho que tem tido.
Beatriz R. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Preparou algumas das tarefas pedidas para casa (leitura em voz alta; análise de canção/Memorial), ainda que falhasse de novo a maioria. Houve agora menos faltas às aulas (ainda assim...).|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar mais às aulas. Recuperar a tarefa «grande», em atraso, do 1.º período e passar a fazer tudo o que seja pedido para casa. Terminar leitura de Memorial do Convento. Tem também de haver algum estudo de gramática (teve resultados muito fracos). (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Miguel S. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Foi assíduo, pontual, correto no trato. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Terminar leitura de Memorial do Convento. Voltar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa (desta vez, ao contrário do que costumava acontecer, houve algumas falhas). Recuperar em gramática (houve regressão forte). Tem todo o interesse em retomar a média que tinha o ano passado (convém, por isso, que haja agora maior investimento também em estudo — e escrita pode ser mais revista).
Miguel B. || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Já foi mais assíduo (embora ainda não perfeitamente). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não voltar a faltar. Passar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa (recuperar desde já a mais importante do 2.º período — análise de canção/Memorial). Ler Memorial do Convento. Tem de progredir em gramática (há que estudar alguma coisa). (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Paulo || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Como já dissera, este ano tem sido bastante cumpridor das tarefas pedidas para casa. Em aula, como sempre, teve boa atitude de trabalho. Saliento a leitura em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Se ainda não o fez, terminar leitura de Memorial do Convento. E há também que recuperar em gramática.
Rebeca || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Boa atitude de trabalho em aula. Cumprimento de quase todas as tarefas pedidas para casa (saliento o resultado em leitura em voz alta).|| O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Recuperar em gramática. Evitar faltar a aulas ou falhar tarefas pedidas para casa. (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática e outros que implicam estudo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Ariana || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Houve agora menos faltas a aulas e atitude em aula mais próxima do desejável (embora com uma ou outra falhas). Gostei da última leitura em voz alta que fez. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Voltar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa (neste 2.º período, ao contrário do que era costume, falhou algumas). Progredir em gramática. Terminar leitura de Memorial do Convento. (Dadas as dificuldades que tem em certos conteúdos — gramática, por exemplo —, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Sara || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Cumprimento de todas as tarefas. Atitude de trabalho em aula. Leituras em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — É preciso fazer algum esforço de recuperação em gramática. Não deixar de rever o que escreva (e atentar nas minhas emendas nas redações). Terminar leitura de Memorial do Convento.
Sebastião || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Escrita. Evolução em gramática. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Consolidar evolução em gramática. Pontualidade também é melhorável.
Tomás || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Cumpriu quase todas as tarefas pedidas para casa. Especialmente bem, a leitura em voz alta. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Não faltar às aulas (a avaliação, em Português, é contínua — não se pode ter nota positiva se se falta constantemente e, por isso, se falham tantas tarefas). Se passar a ser assíduo, decerto vai retomar o tipo de classificações que costumava ter. Tem também de recuperar em gramática. Terminar leitura de Memorial do Convento. (Até por ter faltado tanto às aulas correntes, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Melissa || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Leitura em voz alta. Atitude de trabalho em aula. Cumprimento de quase todas as tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar faltar. Recuperar a tarefa mais importante do 2.º período — análise de canção/Memorial — que acabou por não fazer. Terminar leitura de Memorial do Convento. Tentar estudar gramática (houve neste domínio descida clara, creio que relacionada também com o facto de não ter acompanhado as aulas durante algum tempo).
Nathalia || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Ter cumprido todas (ou quase todas) as tarefas pedidas para casa. || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Evitar faltar. Estudar gramática (tem de haver algum trabalho, já que resultados têm sido demasiado fracos) . (Dado não estar a par das matérias de 10.º e 11.º ano, deve aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.)
Mateus || ASPETO POSITIVO A REALÇAR — Capacidades (as suas redações, por exemplo, mostram que pode chegar a um nível interessante, se houver regularidade no trabalho). || O QUE PODE FAZER PARA MELHORAR — Em aula, ser mais rápido a focar-se nas tarefas (pôr de lado telemóvel; procurar interpretar sozinho as folhas de trabalho). Passar a fazer sempre as tarefas pedidas para casa (recuperar desde já a mais importante do 2.º período — análise de canção/Memorial). Ler mesmo Memorial do Convento. Progredir em gramática, através também de algum estudo em casa. (Deve ainda aproveitar as sessões de «revisão» que tenho feito às quartas, entre as 12.30 e cerca das 13 horas.) A descida tão acentuada do Mateus deveu-se a não ter agora feito a maioria das tarefas pedidas para casa, ter tido resultados muito fracos em gramática, não ter preparado leitura em voz alta. Corrigidos — ou mitigados — estes aspetos negativos, a sua classificação final decerto subirá de novo.