Monday, August 29, 2016

Índice do 12.º ano (2016-2017)


12.º ano (2016-2017) Resumo do programa;  Programa (12.º ano: pp. 15, 43-47, 60-63); Sumários e tepecêsAulas (1.º período, 1.ª parte: 1-34); Aulas (1.º período, 2.ª parte: 35-63); Aulas (2.º período, 1.ª parte: 64-103); Aulas (2.º período, 2.ª parte: 104-127); Aulas (3.º período: 128-163); Apresentações das aulas (1.º período); Apresentações das aulas (2.º período); Apresentações das aulas (3.º período); Planos de aulas; Horário do professor; Instrumentos Dicionário Terminológico (definições de gramática); Base de dados morfológica (flexão de verbos, por exemplo); Dicionário de estrangeirismos; Dicionário de termos literários;  Catálogo do CRE; Linguagista (sobre erros correntes); Nomes e mais nomes (sobre nomes de batismo); Ciberdúvidas; Biblioteca Nacional Digital; Biblioteca Digital Camões; Bibliotrónica; RTP Ensina (português); Exames Exames nacionais de Português (2013-2016; 2008-2012); Provas intermédias (2011-2014); Informação sobre o modelo de prova em 2016-2017 (corresponde ao formato destes últimos anos); Itens com Os Lusíadas nos exames nacionais; Itens com o «Sermão de Santo António» nos exames nacionais; Itens com Cesário Verde nos exames nacionais; Itens de gramática em exames (organizados por assuntos); Grupo III nos exames de 2016 e 2015; Dados sobre cursos superioresGramática Capítulos de manuais (princípios de cortesia e de cooperação [nGDP]; atos ilocutórios [nGDP]; tipos de texto [nGDP]; figuras de estilo [nGDP];  variação e normalização linguística [nGDP]; coesão referencial (anáfora, catáfora, etc.) [nGDP]; processos fonológicos [nGDP]; funções sintáticas [nGDP]; coordenação e subordinação [nGDP]; relato do discurso [nGDP]; discurso direto, direto livre, indireto e indireto livre [EGES]; processos morfológicos de formação de palavras [nGDP]; processos irregulares de formação de palavras [nGDP]classes de palavras [nGDP]; conotação, denotação; polissemia; homonímia; hiperonímia; holonímia; meronímia [nGDP]; predicativo do sujeito e predicativo do complemento direto [EdE]; tempo, aspeto, modalidade [nGDP]; deíticos [nGDP]; polaridade [nGDP]; coerência e coesão textuais [nGDP]; acentuação gráfica [GFP]; pontuação [nGDP]; «Páginas verdes» de gramática em falta no manual do 11.º ano); Exemplos de «Comunicado». Fernando Pessoa Arquivo Pessoa; Espólio de Pessoa (parte digitalizada); Biblioteca de Pessoa; Artigos de jornal sobre PessoaIbisfilmes (filmes a partir de textos de Pessoa, em 2009-2010: 12.º 1.ª; 2.ª; 4.ª; 5.ª, 6.ª; e em 2013-2014: 12.º 1.ª, 3.ª, 4.ª, 6.ª); Análises dos poemas usados nos ibisfilmes (2009-2010); Documentário sobre Pessoa ('Grandes Portugueses'); Drama em gente (reportagem sobre Pessoa); O poeta fingidor (da Globo); O viajante imóvel (parte 1; parte 2); Cinema com Pessoa; Carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro sobre a génese dos heterónimos«Un soir à Lima»; «Cruz na porta da tabacaria!»; Mensagem (edição com comentários nas folhas pares); «O melhor do mundo não são as crianças»; Memorial do Convento Documentáriosobre Memorial do Convento na série 'Grandes Livros'; Outros filmes e documentários sobre José SaramagoFundação José Saramago; Coleção José Saramago (BND); Baltafilmes (sobre Memorial do Convento, em 2009-2010); Análises de canções e Memorial (em 2013-2014: 12.º 1.ª, 3.ª, 4.ª, 6.ª); Memorial transcrito na íntegra: I-V; VI-X; XI-XV; XVI-XX; XXI-XXV; Depoimento de Miguel Real sobre Memorial;  Os Lusíadas Edições de Os Lusíadas (uma com alguns erros; edição Pimpão; para descarregar edição Pimpão; edição princeps Ee); Estrofes do programa parafraseadas (edição Campos Monteiro): canto III, III, IV, V, VI, VIIVIII, IX, X; Os Lusíadas vs Mensagem; Documentário 'Grandes Livros' sobre Os Lusíadas; Felizmente há luar! Infelizmente não há sol! (ato I; ato II); Felizmente há luar! encenado na RTP (parte 1; 2; 3); Revisões Análise de «O Sentimento dum Ocidental» (por Helder Macedo); Documentário da série 'Grandes livros' sobre O Livro de Cesário Verde; Poemas de Cesário Verde (parte 1; parte 2)O Livro de Cesário Verde, 1887 (pp. 60-68: «O Sentimento dum Ocidental»); Portugal a Camões (com «O Sentimento dum Ocidental»); Edições correntes do «Sermão de Santo António» (digital; pdf); «Sermão de Santo António» (na série 'Grandes livros'); «Sermão de Santo António» (dito por Ary dos Santos); Termos úteis ao estudo de sermões; «Ser o sal da terra»; Aula-vídeo sobre o «Sermão de Santo António»; Frei Luís de Sousa (edição corrente); Frei Luís de Sousa (filme); Quem és tu? (filme); Madalena (peça); Concursos:  Correntes d'Escritas (regulamento da edição de 2017; conto vencedor de 2014, por Luísa Morgado; à edição de 2017 foram enviados onze poemas — quatro do 12.º 1.ª; quatro do 12.º 7.ª; dois do 12.º 5.ª; um do 12.º 8.ª; o prémio coube a Juliana Barbosa — não sei a que escola pertence —, com o poema «Simplesmente parecidos» [ver aqui a ata do júri; e, aqui, muitas notícias sobre este grande festival literário] — concorreram cinquenta e um poemas); Concurso Literário José Gomes Ferreira (na edição de 2015-2016 foram premiados três alunos do 12.º 5.ª: Susana venceu a categoria de 'conto', tendo Manel sido segundo; em 'poesia', Pedro obteve o segundo lugar; regulamento da edição de 2016-2017); Olimpíadas da língua portuguesa (estiveram presentes no dia 10 de março, os doze alunos que indicara, em função das notas no 1.º período, sobretudo entretanto, saíram já os resultados desta 1.ª fase: das nossas turmas ficou apurada para a 2.ª fase, que será a 11 de maio, no Camões, Leonor F., do 12.º 7.ª, tal como dois alunos que não conheço, do 12.º 3.ª, João M. e Ana Rita R.; destacarei ainda os três resultados seguintes, na casa do dezoito ou do dezassete, de Catarina R. (12.º 5.ª), Patrícia (12.º 5.ª) e Inês (12.º 7.ª); mas fiquei contente com todos, já que a prova é sempre concebida de modo a que haja pouquíssimos alunos na fase final) Coisas das aulas e das turmas:  De notas qualitativas a valores; Prémios Tia Albertina; Livros a ter por perto; Informações / Recomendações (no início de novembro de 2016): 12.º 1.ª, 12.º 5.ª, 12.º 7.ª, 12.º 8.ª; Instruções para tarefa com poema de Pessoa; Tarefa com poema de Pessoa: 12.º 1.ª (com comentários); 12.º 5.ª (com comentários); 12.º 7.ª (com comentários); 12.º 8.ª (com comentários); Classificações no 1.º período; Recomendações no início do 2.º período (12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª); Instruções para tepecê de análise de canção e de Memorial do Convento; Análises de canção e de Memorial: 12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª; Vale a pena comprar uma gramática?; Classificações no 2.º período; Sínteses descritivas (sobre 2.º período e sugestões para o 3.º período): 12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª; Tepecê de férias (de Páscoa); Respostas a itens de exame sobre «Padrão»; Recitações de Mensagem; Instruções para tarefa de comentário a filme e a Felizmente há luar!; Comentários a filme e Felizmente há luar!: 12.º 1.ª; 12.º 5.ª; 12.º 7.ª; 12.º 8.ª; Tarefas até ao fim do ano; Tabelas para a leitura «radiofónica»; As sessões de cábulas serão, afinal, na sala D9 e reajustei ligeiramente os horários para não conflituarmos com os tempos da escola (esquecera-me de que ainda há aulas do décimo). Assim, dia 12 (segunda): 8.15-9.45 [12.º 5.ª]; 10-11.30 [12.º 8.ª]; 11.45-13.15 [12.º 7.ª]; 14-15.30 [12.º 1.ª]. Resolvi fazer sessões também na quarta-feira, dia 14 (seguiremos os horários usados já nesta segunda); entretanto, na sexta, dia 16, resolvi agora fazer apenas sessões de manhã (à tarde, as salas começam a ser arranjadas para os exames; e o horário do segundo bloco dá para reunir as turmas 8.ª e 1.ª). Assim, na sexta, 16, o horário será este: 8.15-9.45 [12.º 5.ª]; 10-11.30 [12.º 1.ª & 12.º 8.ª]; 11.45-13.15 [12.º 7.ª] (como sempre, serão aceitáveis idas de alunos a turmas que não as suas, mas, neste caso, sempre de manhã); Esquemas sebenteiros; Aulas de cábulas (roteiro das); Apresentações das aulas de cábulas; Critérios de classificação da prova de Português de 19 de junho; Comentário meu à prova de exame; Autógrafo do poema de Alberto Caeiro usado no grupo I; Texto completo da autobiografia de Vergílio Ferreira usada no grupo I; Sobre a classificação dos exames de Português (2016-2017, 1.ª fase); Recensão da prova de exame de 2013-2014