Friday, August 26, 2016

Informações / Recomendações sobre o 12.º 7.ª, no início de novembro de 2016



Estas informações/recomendações respeitam à primeira parte do 1.º período (até à aula de 3 de novembro). Ainda não testámos nem a gramática nem a expressão oral. Portanto, tenho em conta apenas as duas outras «competências» (compreensão de textos e escrita) e os aspetos de atitude.
Nas linhas a seguir, aconselharei muitas vezes que não se deixem de fazer as redações que vá pedindo (e se atente depois nas correções), que é o melhor que se pode fazer para treinar a escrita. Como ainda não testei a gramática, nada recomendarei nesse domínio, mas adivinho que muitos não estarão a rever os capítulos que tenho pedido que leiam. Também é importante que cumpram depois, dentro do prazo, o trabalho que venha a ser indicado no domínio da expressão oral. Mais tarde, será também preciso lerem as obras do programa (Memorial do convento, Felizmente há luar!).

Carolina
Compreensão de textos insuficiente.
Tem feito quase todas as tarefas de redação, mas, em geral, sem o cuidado devido. Aconselho a que não falhe nunca as tarefas, invista nelas um pouco mais, demorando-se, e esteja depois atenta às emendas que lhe faço nos escritos. Assiduidade também não tem sido impecável (faltou a cinco tempos).

Anastasiia
Sem problemas.
Conselho: continuar assim.

André
Compreensão de textos insuficiente (o que é natural, nestes primeiros tempos — ainda não estará habituado ao tipo de questionários).
Quase não tem feito as redações pedidas para casa. Tem, portanto, negativa clara nesta altura. Através dos textos que lhe corrigi (que foram muito menos do que deveria ter visto, porque não mos entregou), verifiquei que nem escreve mal. Há falhas de acentuação, porém.
Conselho: passar a fazer todas as redações pedidas, bem como todos tepecês que venham a ser marcados. A nossa avaliação é contínua (a sério!).

Beatriz Belo
Mais de metade das redações ficaram por entregar, o que faria que tivesse negativa se o período acabasse agora. Nas redações, aliás, poderia haver mais revisão.
Deve reconhecer-se-lhe certa capacidade para resolver as tarefas em aula (boa autonomia, portanto) — mas há também que não se precipitar tanto, procurar maior perfeição. Assiduidade também não está impecável (faltou a cinco tempos).

Beatriz Cotrim
Há maior arrumação do que nos anos anteriores (ao nível do que começou a acontecer no final do ano anterior).
Ainda assim, já falhou dois dos trabalhos pedidos para casa, pelo que a nota em escrita será quase negativa (já que os outros escritos andam pelo suficiente/suficiente -). Pontualidade também é melhorável.

Bernardo
Neste momento tem nota negativa (e baixa).
Quase nunca fez as redações pedidas. Tem falhas de assiduidade. Em aula, tem conversado bastante.
Conselho: mudar completamente. Voltar a focar-se no trabalho.

Carlos
Tem boa atitude em aula. Também não tem dificuldades demasiadas na compreensão dos textos. Porém, não tem feito a maioria das redações pedidas para casa, o que faz que, se o período terminasse agora, tivesse nota negativa.
Nas redações que fez andou entre o Suficiente e o Suficiente -, mostrando dever ainda melhorar a acentuação (esdrúxulas, sobretudo) e a adequação do registo linguístico (por vezes, mais informal do que devia ser). Mas isso ir-se-á corrigindo. Não pode é deixar de fazer todas as tarefas pedidas. Há todo o interesse em melhorar a nota de frequência interna que traz dos anos anteriores, o que pode perfeitamente conseguir se fizer sempre (mas sempre!) o que se peça.

Catarina
Nos questionários de compreensão tem média negativa.
Na escrita também tem nota negativa (não fez a maioria das redações pedidas; boa parte das restantes estão aliás num nível inferior ao de que seria capaz, decerto porque foram feitas com pouco investimento).
Tem negativa neste momento. (Já o ano passado desenvolveu pouco as capacidades que tem. Este ano tem havido ainda menos concentração no trabalho. Aspetos atitudinais também longe da perfeição — material, pontualidade, foco na aula.)
Conselho: mudar muito o modo como está a encarar o trabalho.

Débora
Nota muito negativa.
Pouca assiduidade. Quase nenhum trabalho em casa.
Tem de mudar completamente.

Inês
Tem baixado relativamente ao ano anterior.
As redações raramente estão a atingir o nível que pode conseguir (creio que serão feitas à pressa). Em aula tem havido conversa a mais.
Este último aspeto, agora que mudou de lugar, deve ficar resolvido. Quanto ao resto, o conselho é que elabore mais os seus escritos, revendo, investindo na qualidade, mesmo em prejuízo da extensão do texto.

Leonor G.
Tem evoluído positivamente, se tomarmos como referência o ano anterior. Passou a fazer as redações pedidas.
Creio, no entanto, que ainda pode atingir classificações melhores nos seus escritos (será falta do treino anterior mas, sobretudo, resultado de ser sempre demasiado despachada).

Leonor F.
Sem problemas.
Conselho: continuar assim.

Margarida
Teve notas fracas nos questionários de compreensão de textos, mas é provável que isso se deva também a falta de treino neste tipo de itens.
Percebi que tem escrita interessante (nas redações que foi fazendo teve notas, em geral, perto do Bom ou Bom -). Quase não faz erros. No entanto, como não fez muitas das tarefas pedidas para casa, a sua classificação fica bastante baixa, mesmo nesta área (em que, repito, tem capacidades).
Conselho: não faltar a aulas e fazer todas as tarefas pedidas.

Beatriz R.
Tem faltado muito (o que, presumo, se deva a estar doente). Em aula, nem sempre me pareceu completamente focada nos trabalhos. Além disso, não tem feito a maior parte das tarefas pedidas (incluo as que poderia fazer em casa e trazer quando vem às aulas).
Até agora, tem baixado muito relativamente aos outros anos, mas é justo que se clarifique a razão da sua falta de assiduidade.

Melissa
Não será forte em compreensão de textos (teve insuficiente no único questionário que fez; faltou no dia do outro), mas admito que vá melhorando assim que se habitue ao estilo dos itens.
A escrita também ainda tem muito que evoluir (sintaxe, uso dos relativos), mas, em geral, entrega as tarefas pedidas para casa, o que é já um bom primeiro passo. (Mas deve fazer sempre as redações.)
Em aula, boa atitude de trabalho.

Miguel B.
Tem nota muito negativa.
Faltou a todos os questionários de compreensão. Poucas redações pedidas para casa entregou. Em aula, já o vi a dormitar sobre a carteira mais do que uma vez. Também já o vi a usar o telemóvel.
Está a repetir o percurso que lhe conheço desde 2014: não fazer quase nada que implique trabalho fora da sala. A não se alterar muito este perfil — e de imediato —, ter-se-á de propor a exame sem a nota interna. E, com a sua escrita (que é fraca e não tem sido treinada), não será nada fácil ter nota positiva no exame.

Miguel S.
Tem trabalhado regularmente, cumprindo quase tudo.
Conselho: não ser tão breve nas redações. Em geral, investir um pouco mais nas tarefas.

Paulo
Bons resultados na compreensão de textos.
Registo também a boa atitude em aula.
Na escrita, congratulo-me por ter mudado o estilo de anos anteriores, passando a fazer quase todas as tarefas. Nota-se agora que lhe falta o treino que devia ter sido realizado nessas redações dos anos anteriores. Mas ainda irá a tempo de melhorar a redação.

Rebeca
Bons resultados em compreensão de texto.
Boa atitude de trabalho em aula.
Também tem feito as redações pedidas para casa (a sua escrita ainda é de Suficiente/Suficiente+, mas decerto irá melhorando, a pouco e pouco, se for trabalhando sempre).
Tem melhorado a nota com que vem do 12.º ano.

Ariana
Tem nota negativa.
Ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores (embora com intermitências), não tem estado focada no trabalho para a disciplina. Não tem feito boa parte das redações pedidas para casa. Tem havido pouca assiduidade, pouca pontualidade, pouca concentração.
Conselho: mudar rapidamente de atitude.

Sara
Tem baixado um pouco relativamente a anos anteriores, talvez porque não haja esforço de acabamento, revisão das tarefas. Trabalhos pedidos para casa têm sido quase todos feitos, mas irregularmente (entregues com atraso).
Conselho: trabalhar mais arrumadamente.

Sebastião
Sem problemas, ainda que me pareça que houve falhas em trabalhos pedidos para casa. Em geral, as classificações nas redações têm sido inferiores às capacidades que tem.
Em aula, boa atitude.
Terá baixado relativamente a anos anteriores mas ainda vai muito a tempo de retomar o nível correspondente às capacidades que tem.

Tomás
Até aqui, nota negativa.
Demasiadas faltas. Só há pouco entregou vários trabalhos em atraso (aliás, precisamente porque feitos em cima da hora, abaixo do nível de que seria capaz).
Espero que deixe de faltar e passe a ser pontual. Ainda vai a tempo de retomar (ou, espero, subir) nível anterior. Mas tudo tem de mudar a partir de agora.

Anja
Sem problemas.
Conselho: continuar assim.

Nathalia
Em aula, tem boa atitude de trabalho. Em certas tarefas nota-se que não está habituada ao estilo do que se pede (conselho: não tenha em problemas em pôr as dúvidas e em pedir ajuda).
Ainda conheço pouco as capacidades de Nathalia em cada uma das áreas (desde que chegou, ainda não fizemos questionários de compreensão, nem de gramática). Escrita tem vários aspetos a melhorar, mas, se for fazendo sempre as redações, irá decerto progredindo.