Sunday, August 27, 2017

Planos de aulas



Aula 1-2 (13 [9.ª], 14 [4.ª, 5.ª], 18/set [2.ª, 3.ª])
(20)     Informações sobre aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; lugares na sala; tipo de tarefas; blogue).
(10)     Preenchimento de folhas da caderneta do professor (com desenho de retrato-emblema).
(20)     Leitura de parágrafos sobre autores com textos no manual, para conjeturar acerca da sua veracidade.
(20)     Correção comentada (e escrutínio de quem errou menos).
(20)     Redação de parágrafos em registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico.

Aula 3-4 (14 [9.ª], 18 [5.ª], 19/set [2.ª, 3.ª, 4.ª])

(5)       Sobre textos devolvidos (feitos na última aula).
(5)       Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários.
(5)       Explicação acerca de modos, géneros, subgéneros.
(10)     Preenchimento de tabela com modos e géneros de textos do programa.
(5)       Correção.
(10)     Leitura de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais (revisões de matéria já do 9.º ano).
(5)       Correção.
(23)     Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem.
(20)     Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis com o próprio autor).

Aula 5-6 (20 [9.ª], 21 [4.ª, 5.ª], 25/set [2.ª, 3.ª])

(10)     Recolha de redações de textos com diversos tipos textuais.
(10)     Assistência a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo», sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?»).
(20)     Preenchimento de definições (ou redação de abonações de figuras).
(15)     Correção (comentada).
(10)     Resolução de itens sobre versificação e de 2 da p. 13.
(5)       Correção.
(20)     Tarefa de escrita a partir de «Um livro» (fragmento de «um livro» em modo narrativo; em modo dramático; mais uma estrofe com métrica e esquema rimático idêntico).

Aula 7-8 (21 [9.ª], 25 [5.ª], 26/set [2.ª, 3.ª, 4.ª])

(15)     Devolução de quintilhas (e comentário em torno de métrica, rima, etc.).
(20)     Questionário de compreensão de «A leitura no ecrã» (p. 14).
(25)     Criação de texto(s) previstos para a aula anterior sobre «Um livro» (nos modos narrativo e dramático).
(15)     Completamento de síntese a propósito do sketch «Dicionário Português-Manuelmachadês»; correção.
(8)       Assistência a clip de Capicua, «Vayorken», para resolver questões de compreensão do oral na p. 17; correção.
(5)       Assistência a clip de publicidade a Irão, para reconhecer ironia.
(2)       Explicação do tepecê.

Aula 9-10 (27 [9.ª], 28/set [4.ª, 5.ª], 2/out [2.ª, 3.ª])

(5)       Recolha de Alfabetos pessoais.
(15)     Correção do questionário sobre «A leitura no ecrã».
(10)     Leitura do texto da p. 23 («Novos trovadores», por Kalaf), para resolver lacunas em curto texto-síntese.
(5)       Correção com a explicação sobre a metáfora «Novos travadores» e campo lexical (vs. associação de ideias).
(10)     Criação de séries por associação de ideias (para «Música»), a partir de exemplo dado (de «Kalaf»).
(15)     Audição de algumas séries (para registo de seis palavras).
(20)     Redação em «logo-rali» (parágrafo acrescentado ao texto lido, com inclusão obrigatória de seis palavras antes aleatoriamente reunidas).
(10)     Assistência a início de Amor ou Consequência.

Aula 11-12 (28 [9.ª], 2/out [5.ª], 3/out [2.ª, 3.ª, 4.ª])

(15)     Devolução e correção de fragmentos com cada tipo textual (e recolha ainda de Alfabetos pessoais atrasados).
(15)     Resposta a itens de «tradução» e compreensão global de «Ondas do mar de Vigo» (p. 30), de Martim Codax.
(10)     Correção e explicação do paralelismo.
(10)     Redação de resposta para comparação de «Ondas do mar de Vigo» e poema de Adília Lopes, «Nas ondas [do mar de Vigo]»).
(10)     [Audição de uma resposta de alunos e] cópia de resposta em slide.
(20)     Escrita de poema ao estilo de «Pedro de Santarém», de Adília Lopes.
(15)     Assistência a trecho de Jeux d’enfants (Amor ou Consequência).

Aula 13-14 (4 [9.ª], 9 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 10/out [4.ª])

(10)     Explicação sobre correção de escritos que se entregavam.
(15)     Resolução de itens sobre características formais e de conteúdo das cantigas de amigo (da p. 33 e outros).
(10)     Correção.
(8)       Resolução de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce» (Meireles).
(2)       Correção.

(10)     Audição de «Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa.

(10)     Correção.

(15)     Criação de cantigas de amigo com contexto contemporâneo.
(10)     Assistência a trecho de Amor ou Consequência.

Aula 15-16 (10 [2.ª, 3.ª], 11 [9.ª], 12/out [4.ª, 5.ª])

(10)     Recolhas e correções de trabalhos.
(10)     Audição de várias versões musicais de «Ai flores, ai flores do verde pino», de D. Dinis.
(20)     Compreensão de «Ai fores, ai flores do verde pino» (p. 34) através de questões de escolha múltipla; e acrescentando quatro novas coblas finais.
(5)       Correção.
(5)       Assistência a sketch com formas verbais arcaicas (ou falsamente arcaicas): «Apóstolo corrige Jesus» (Lopes da Silva).
(10)     Resolução de tabela a propósito do sketch; correção.
(5)       Audição de «Olhos nos olhos», de Chico Buarque.
(15)     Redação-comentário em torno de semelhanças e diferenças relativamente às cantigas de amigo).
(10)     Assistência a trecho de Amor ou Consequência. 


Aula 17-18 (11 [9.ª], 16 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 17/out [4.ª])
(10)     Correção de escritos que se entregavam (parágrafos finais de um romance); recolhas.
(15)     Sínteses para compreensão de «Piropo» (p. 42), de MEC e de vídeos sobre o mesmo assunto.
(10)     Correção e assistência a sketches sobre «Piropo».
(5)       Assistência a «tesourinho deprimente» (Diz que é uma espécie de magazine) em torno de «p’tanto» e «‘samente» (para exercício em torno de processos fonológicos).
(10)     Preenchimento de quadro em torno de processos fonológicos.
(10)     Correção.
(20)     Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas.
(10)     Assistência a trecho de Amor ou Consequência.

Aula 19-20 (17 [2.ª, 3.ª], 18 [9.ª], 19/out [4.ª, 5.ª])
(7)       Correção de escrito com uso de seis palavras num texto a inserir em crónica de Kalaf.
(20)     Questionário de compreensão de «O rei que refundou Portugal» (pp. 54-55).
(5)       Exercício do livro sobre processos fonológicos (p. 39).
(7)       Correção.
(15)     Assistência a dois sketches em torno de publicidade («Agência Publicitária de Chelas», «Pare de estalar os dedos») e resolução de ficha (também a propósito dos slogans na p. 47).
(5)       Correção.
(20)     Redação de esboço de guião de filmes de publicidade.
(10)     Assistência a trecho de Amor ou Consequência.

Aula 21-22 (19 [9.ª], 23 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 24/out [4.ª])

(20)     Correção de comentário acerca de «Olhos nos olhos», incluindo cópia da solução.
(10)     Tarefas de compreensão em torno de «Levad’, amigo que dormides as manhanas frias» (pp. 36-37).
(5)       Correção.
(5)       Assistência a três anúncios publicitários (cfr. pp. 44).
(5)       Resposta a itens sobre slogans e tempos verbais.
(7)       Assistência a «Instrutor que canta o yodle», para completar síntese sobre imperativo.
(5)       Correção
(5)       Assistência a clip «Ilha das vacas felizes».
(18)     Redação de apreciação crítica.
(10)     Assistência a trecho de Amor ou Consequência.

Aula 23-24 (24 [2.ª, 3.ª], 25 [9.ª], 26/out [4.ª, 5.ª])

(20)     Correção do questionário de compreensão feito há duas aulas.
(20)     Questionário de gramática (sobre conteúdos dados até agora).
(10)     Preenchimento de tabela em torno de «Proençaes soem mui bem trobar» (p. 48), de D. Dinis, clip de D.A.M.A. e filmes que temos vindo a ver.
(10)     Correção e assistência a clip de D.A.M.A.
(15)     Assistência a «Níveis prejudiciais de amor» (Mixórdia de temáticas), para, em resposta escrita, relacionar com texto(s) lidos.
(13)     Assistência a trecho final de Amor ou Consequência.

Aula 25-26 (26 [9.ª], 30 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 31/out [4.ª])

(10)     Correção de trabalho de criação de cantiga de amigo moderna.
(20)     Leitura de textos expositivos sobre cantigas de amor (cfr. pp. 48, 51, 53), para acrescentar preposições em falta (texto fora dado com lacunas); preenchimento de quadro com preposições e contrações.
(10)     Correções.
(12)     Assistência a sketches em torno de questões relacionadas com preposições e regências, para preenchimento de sínteses.
(5)       Correção.
(20)     Redação de texto diarístico com inserção obrigatória de uma frase dada (retirada do filme a ver a seguir: «A minha adolescência tem sido um céu baixo e pesado, em que existem, por vezes, pequenas abertas»).
(13)     Assistência ao início de A história da minha vida.

Aula 27-28 (31/out [2.ª, 3.ª], 2/nov [4.ª, 5.ª, 9.ª])

(25)     Correção do questionário de gramática feito na penúltima aula.
(20)     Compreensão da cantiga de amor «Se eu pudesse desamar» (p. 50), através da passagem para prosa, com adoção de ordem natural das palavras e substituição de palavras difíceis.
(10)     Correção; e também do item de correspondência no fim da p. 53.
(5)       Assistência a sketch para contrastar maneira de ver o amor em três situações (cantigas de amigo, cantigas de amor, «O que eu gosto do meu Anselmo», Lopes da Silva).
(5)       Correção.
(10)     Assistência a trecho de A história da minha vida.
(7)       Resposta sobre passo de filme e lírica trovadoresca.
(3)       Correção.

Aula 29-30 (6 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 7 [4.ª], 8/nov [9.ª])
(12)     Correção do trabalho de redação de fragmentos inspirados em bandas sonoras de filmes.
(8)       Audição, seguida de resolução de sentidos, de crónica de Mafalda Lopes da Costa sobre «Dizer cobras e lagartos».
(5)       Correção; exposição sobre a classificação de «Cantigas de escárnio e maldizer» (cfr. p. 56).
(10)     Compreensão de «Ai, dona fea, fostes-vos queixar», através de comparação com versão moderna de Natália Correia (e, sobretudo, pela emissão de recriações musicadas).
(10)     Exercício sobre mesóclise (próclise e ênclise) e ligações verbo-pronome; correção.
(10)     Assistência a sketches com caracterizações depreciativas também («Dia em que se pode chamar nomes aos colegas» e «A tua camisa é feia», Lopes da Silva) e resolução de tabela.
(5)       Correção e explicação sobre a classe do adjetivo (qualificativo; versus numeral [e relacional]).
(15)     Comentário em torno de tiras de Astérix e o regresso dos gauleses (p. 57).
(12)     Assistência a trecho de A história da minha vida.

Aula 31-32 (7 [2.ª, 3.ª], 9/nov [5.ª, 9.ª, 4.ª])
(10)     Correção de trabalhos agora devolvidos.
(15)     Compreensão da cantiga de escárnio e maldizer «Roi Queimado morreu com amor» (p. 58) através de criação de sínteses para cada estrofe.
(5)       Correção.
(5)       Compreensão de «Quen a sesta quiser dormir» (p. 60), para preenchimento de pequena tabela.
(5)       Correção.
(5)       Assistência ao sketch «Relato de engate» (Lopes da Silva), para concluir de aspetos de paródia e de crítica de costumes; correção. [LS, I, 5.2]
(30)     Leitura de «O país onde a maledicência é melhor que o silêncio» (pp. 61-62), para, em lipograma, redigir mais um ou dois parágrafos que o continuassem.
(12)     Assistência a trecho de A História da Minha Vida.
(3)       Preenchimento de tabela sobre narrativas no filme.

Aula 33-34 (13 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 14 [4.ª], 16/nov [9.ª])

(10)     Correção do tepecê com frases com «Lembro-me que».
(20)     Questionário de compreensão de dois depoimentos sobre Fernão Lopes (pp. 76-77).
(7)       Exercício com pronominalizações.
(8)       Correção.
(10)     Audição, para completamento de texto, de canção «Carta», dos Toranja; correção.
(20)     Redação de comentário sobre o texto em causa («características de cantiga de amigo, de amor, de escárnio e maldizer?»; «porque ...»).
(15)     Assistência a A história da minha vida.

Aula 35-36 (14 [2.ª, 3.ª], 16 [5.ª, 4.ª], 22/nov [9.ª])
(5)       Correção de tarefa sobre «Carta», dos Toranja, e lírica trovadoresca.
(5)       Explicação sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes; conjugações.
(7)       Preenchimento de texto lacunar sobre verbos defetivos, impessoais, unipessoais, abundantes.
(5)       Correção.
(5)       Assistência a dois sketches da série Lopes da Silva («Debate sobre malbaratar»; «Não faleci nada»).
(15)     A propósito dos dois sketches, resolução de ficha sobre tempos primitivos e derivados.
(10)     Correção.
(15)     Escrever cronologia/biografia própria (projetadas no futuro) ao estilo da de Fernão Lopes (p. 78).
(20)     Assistência a conclusão de A história da minha vida.

Aula 37-38 (20 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 21 [4.ª]) {nas turmas 2.ª e 3.ª esta aula quase não foi dada (por atividades do dia da escola); na turma 9.ª, que tinha uma aula a menos, prescinde-se desta sessão; o essencial será diluído em outras aulas}

(20)     Correção do questionário de compreensão dos depoimentos sobre Fernão Lopes (pp. 76-77).
(5)       Assistência a versão musicada de «Ai, dona fea, [...]», [cfr. Filipe Melo?].
(2)       Audição de declamação por Luís Gaspar.
(20)     Resposta a item de exame do ano (sobre frase que lembra a de Kevin-Baudelaire).
(10)     Correção copiada.
(25)     Assistência a trechos de Cyrano de Bergerac.

Aula 39-40 (21 [2.ª, 3.ª], 23 [5.ª, 4.ª, 9.ª])
(15)     [na 3.ª e na 9.ª: Correção do questionário de compreensão.]
(15)     Compreensão de «Bailemos nós ja todas tres, ai amigas» (p. 40), através de audição da versão original com leitura da versão modernizada e resposta a alguns itens do livro (p. 41).
(5)       Correção.
(10)     Assistência a documentário sobre «As Crónicas de Fernão Lopes» (‘Grandes Livros’).
(10)     Correção comentada e cópia das soluções do esquema no livro (p. 79).
(10)     Assistência a trecho inicial do filme Orgulho e Preconceito.
(15)     Redação de exposição em torno da dança (com menção de cantiga e filme).

Aula 41-42 (27 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 28 [4.ª], 29/nov [9.ª])

(15)     Leitura de trecho sobre «Processos irregulares de formação de palavras» (p. 99), para resolução de exercício sobre esses processos.
(10)     Correção.
(5)       Assistência ao sketch «Novo dicionário» (série Barbosa).
(10)     Resolução de ficha sobre sketch e processos de formação.
(5)       Correção.
(30)     Pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (1.ª parte).
(13)     Assistência a trecho inicial de Cinema Paraíso.

Aula 43-44 (28 [2.ª, 3.ª], 30/nov [5.ª, 4.ª, 9.ª])
(5)       Correções.
(15)     Assistência a «Encorning» (série Fonseca), para preenchimento de quadro sobre empréstimos (vs. estrangeirismos) e com contraste entre anglicismos verdadeiros e fictícios; e a «Polícia que se quer vestir de mulher» (série Fonseca), para preencher tabela com galicismos e anglicismos (mais e menos incorporados no português).
(10)     Correções.
(10)     Assistência a sketch («Indivíduo que é javardola, menos quando fala francês», série Lopes da Silva), para preenchimento de quadro em torno de tratamento dos empréstimos e estrangeirismos nos dicionários portugueses e brasileiros.
(5)       Correção.
(30)     Pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (2.ª parte).
(12)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.

Aula 45-46 (4 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 5 [4.ª], 6/dez [9.ª])

(5)       Correções.
(15)     Resolução de exercício da p. 99, sobre processos irregulares de formação de palavras.
(5)       Correções.
(30)     Pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (3.ª parte).
(20)     Reescrita de texto inicial da p. 83 (Crónica de D. João), por mudança de contexto.
(15)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.

Aula 47-48 (5 [2.ª, 3.ª], 7/dez [4.ª, 5.ª, 9.ª])
(30)     Redação de resumo de texto da Crónica de D. João I (pp. 84-85).
(35)     Pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões de Leitura em voz alta (4.ª parte).
(10)     Cópia de resto de resumo do trecho da Crónica de D. João I (p. 85).
(15)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.

Aula 49-50 (11 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 12 [4.ª], 13/dez [9.ª])
(20)     Questionário de gramática.
(5)       Audição do resto de «Do alvoroço que foi na cidade» (correspondente às pp. 84-85 do manual).
(30)     Leitura de «O meu 25 de Abril» (p. 86), para escrever comentário contrastivo com «Do Alvoroço [...]» (pp. 83-85).
(15)     Sorteio da Liga dos Campeões da Leitura em Voz Alta.
(15)     Assistência a trecho de Cinema Paraíso.
(5)       Preenchimento de lacunas de texto sobre narratologia e Cinema Paraíso.

Aula 51-52 (12 [2.ª, 3.ª], 14/dez [4.ª, 5.ª, 9.ª])
(20)     Correção do questionário de gramática.
(12)     Explicação sobre avaliação; indicações para o 2.º período.
(55)     Assistência a conclusão de Cinema Paraíso (e, ao mesmo tempo, conversas individuais sobre avaliação).
(3)       Preenchimento de lacunas de texto sobre narratologia e Cinema Paraíso.

Aula 53-54 (3 [9.ª], 4 [5.ª, 4.ª], 8/jan [2.ª, 3.ª])

(5)       Indicações úteis acerca do recomeço do trabalho.
(20)     Compreensão de «Das tribulações [...]» (em adaptação modernizada), através da resolução do item 1.1 da p. 92 e de localização de treze palavras intrusas.
(10)     Correção (incluindo resolução do item 8 da p. 93).
(5)       Explicação de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe).
(15)     Assistência a trechos de O amor acontece (relativos aos «portugueses»).
(10)     Atribuição de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme e de nomes em função de comportamentos em «Do alvoroço».
(5)       Correção.
(20)     Redação de exposição sobre «Os portugueses».

Aula 55-56 (4 [9.ª], 8 [5.ª], 9/jan [4.ª, 2.ª, 3.ª])
(15)     Resposta/correção da ficha com nomes para ‘povo de Lisboa’.
(5)       Audição de «Encosta-te a mim» (Jorge Palma).
(12)     Indicação de funções sintáticas desempenhadas por pronomes pessoais em «Encosta-te a mim».
(5)       Correção.
(18)     Assistência a segunda parte de documentário sobre Crónicas de Fernão Lopes seguida de questionário de compreensão.
(5)       Correção (e apuramento do Prémio Tia Albertina).
(25)     Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno de cerco.
(5)       Assistência a paródias/citações do final de Cinema Paraíso.

Aula 57-58 (10 [9.ª], 11 [5.ª, 4.ª], 15 [3.ª], 22/jan [2.ª])

(5)       Recolha de definições telegráficas.
(20)     Preenchimento de tabela com funções sintáticas internas ao grupo verbal (depois de leitura de critérios de identificação).
(10)     Correção.
(3)       Assistência a trecho de O amor acontece, com canção a usar no exercício seguinte.
(10)     Identificação, em texto da canção referida, de funções sintáticas (em geral, mas, sobretudo, em torno do grupo verbal).
(5)       Correção.
(5)       Assistência a trechos de O amor acontece.
(7)       Audição de episódio de «Mixórdia de temáticas» sobre História de Portugal relatada em direto.
(20)     Redação em torno de texto lido de Fernão Lopes: peça de telejornal (direto), em torno de cerco de Lisboa.
(4)       Assistência a final de O amor acontece.

Aula 59-60 (11 [9.ª], 15 [5.ª], 16/jan [3.ª, 4.ª, 2.ª])
(25)     Questionário de compreensão dos textos nas pp. 108-109 (depoimentos sobre Farsa de Inês Pereira, por Rosário Pedreira e Fernando Alvim).
(15)     Resolução de ficha sobre hiperonímia e holonímia.
(10)     Correção.
(10)     Assistência a parte do episódio 3 do «Programa do Aleixo», para reconhecer, em entrevista de Bruno a Fernando Alvim, o que seriam perguntas aceitáveis numa entrevista convencional.
(30)     Jogo do Stop com conteúdos gramaticais.

Aula 61-62 (17 [9.ª], 18 [5.ª, 4.ª], 22 [3.ª], 23/jan [2.ª])

(12)     Assistência a episódio de «Último a sair», para resolver tarefa em torno de hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos, etc.
(5)       Correção.
(4)       Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira até «Aqui vem Lionor Vaz» (v. 71).
(15)     Transposição para português atual, em registo adequado a contexto de rapariga contemporânea, verosímil, em prosa (mas sem mudança da factualidade).
(10)     Correção.
(5)       Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira até «concrusão» (p. 119, v. 169).
(17)     Redação com transposição idêntica mas com mudança de ponto de vista (padre relata assédio sobre Lianor).
(13)     Assistência a início de Expiação.
(5)       Preenchimento de tabela com comparação de Expiação e Farsa.

Aula 63-64 (18 [9.ª], 22 [5.ª], 23 [3.ª, 4.ª], 29/jan [2.ª])
(18)     Correção do questionário de compreensão de dois depoimentos sobre Gil Vicente.
(5)       Assistência a passo do «Programa do Aleixo» (ser. 2, ep. 1).
(10)     Completamento de esquema em torno de processos de caracterização.
(5)       Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira (vv. 170-...).
(5)       Preenchimento de esquema sobre conceção de personagens.
(5)       Assistência a parte do vídeo com Farsa de Inês Pereira (vv. ...-390).
(5)       Assistência a «Ele e Ela» (Carlos Canelhas).
(20)     Redação de comentário/análise com aproveitamento de Farsa de Inês Pereira e da canção «Ele e Ela» (citando, pelo menos, duas vezes o texto e duas vezes a cantiga).
(14)     Assistência a trecho de Expiação.
(3)       Preenchimento de tabela com comparação de Expiação e Farsa.

Aula 65-66 (24 [9.ª], 25 [5.ª, 4.ª], 29 [3.ª], 30/jan [2.ª])
(10)     Explicação acerca das definições telegráficas devolvidas.
(20)     Assistência a trechos de Último a sair («O milagre de Bruno»; «A história de Bruno») para, após consulta de definições na p. 125, decidir acerca de exemplos de tipos de cómico.
(3)       Audição de crónica radiofónica de Mafalda Lopes da Costa sobre «Fazer judiarias».
(5)       Assistência a trecho de Farsa correspondente aos vv. 390-501 (pp. 126-127).
(5)       Audição/visionamento de «Os maridos das outras».
(15)     Redação para relacionar cantiga e passo da farsa.
(5)       Correção.
(15)     Assistência a trecho de Expiação.

Aula 67-68 (25 [9.ª], 29 [5.ª], 30/jan [3.ª, 4.ª], 5/fev [2.ª])
(10)     Explicação sobre predicativo do complemento direto (apoiada na p. 88).
(10)     Exercício na p. 89 (com apoio em soluções já esboçadas).
(5)       Correção.
(5)       Assistência a trecho de Último a sair («A discussão de Débora»), para resolver tarefa sobre funções sintáticas.
(10)     Resolução.
(5)       Correção.
(10)     Leitura de trechos de A minha palavra favorita, 2007, para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas.
(5)       Correção; e explicação da redação a pedir.
(15)     Redação sobre «palavra de estimação».
(15)     Assistência a trecho de Expiação.

Aula 69-70 (31/jan [9.ª], 1 [4.ª, 5.ª], 5 [3.ª], 19/fev [2.ª])
(5)       Recolha dos tepecês.
(5)       Assistência a trecho de Farsa (correspondente às pp. 132-133)
(15)     Resposta a duas perguntas sobre o texto das pp. 132-133.
(5)       Correção.
(7)       Assistência a trecho de Farsa (= pp. 134-135)
(8)       Leitura de enquadrado na p. 136 e resposta (de preenchimento).
(5)       Correção.
(5)       Assistência a trecho com Vítor do Penedo em «Cinco para a meia-noite».
(20)     Apreciação crítica na p. 124 (Vítor do Penedo e Pero Marques). (não se fez na turma 2.ª)
(15)     Assistência a trecho de Expiação.

Aula 71-72 (1 [9.ª], 5 [5.ª], 6/fev [4.ª, 3.ª, 2.ª])

(35)     Leitura, em scanning, de livros de teatro distribuídos e de páginas do manual relativas ao paratexto inicial da Farsa de Inês Pereira, para preenchimento de tabela.
(10)     Correções (incluindo audição de leituras expressivas de falas).
(35)     Redação de início de peça de teatro.
(10)     Assistência a trecho de Expiação.

Aula 73-74 (7 [9.ª], 8 [4.ª, 5.ª], 19/fev [2.ª, 3.ª])
(10)     Correções.
(15)     Assistência a trechos da Farsa (agora também de encenação para CITI), correspondentes às pp. 137-139 do manual).
(10)     Síntese por escrito (o que se passa, em termos de intriga, entre o casamento de Inês/Brás e o aparecimento de novo de Lianor Vaz / novo casamento) / ou cópia de resposta.
(33)     Jogo do Stop com funções sintáticas [na turma 9.ª, esta parte da aula será feita na aula seguinte, a realizar apenas nesta turma]. (adiado na turma 2.ª)
(22)     Assistência a trecho final de Expiação. (adiado na turma 2.ª)

Aula 73A-74A [só para o 10.º 9.ª] (8/fev [9.ª])
(15)     Correções (de comentário comparado Vítor do Penedo vs. Pero Marques).
(5)       assistência a um episódio de «Vítor do Penedo» na Rádio Calypso.
(35)     Redação de início de peça de teatro.
(35)     Jogo do Stop com funções sintáticas.

Aula 75-76 (15 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 20/fev [2.ª, 3.ª])

(5)       Correções (e indicações).
(10)     Assistência a trecho final de Farsa (vv. 999-1144, em versão para CITI).
(10)     Resposta a itens na folha em torno dos versos em causa.
(10)     Correção; ainda sobre ‘Farsa’.
(5)       Procura rápida de provérbio para a tarefa seguinte (en scanning em dicionário de provérbios).
(30)     Redação de sinopse de peça (criada para comprovar o provérbio previamente escolhido).
(5)       Relance a ficha sobre «Reportagem» (cfr. p. 153).
(15)     Assistência a sketches com reportagens/entrevistas, para decisão sobre perfil do repórter ou entrevistador caricaturado.

Aula 76-77 (19 [5.ª], 20 [4.ª], 21 [9.ª], 26/fev [2.ª, 3.ª])

(5)       Assistência a sketch da série Fonseca sobre provérbios.
(10)     Correções do trabalho da última aula.
(20)     Questionário de compreensão sobre «A estranha vida de Steve Jobs» (p. 97).
(5)       Assistência ao fim da Farsa (agora na versão que acompanha o manual).
(35)     Relance a exemplares de Inimigo Público para compreensão da elaboração do cómico e da noção de personagem-tipo (mediante preencimento de ficha).
(15)     Assistência a pequenos trechos de Steve Jobs. O homem por trás da máquina.

Aula 79-80 (22 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 27/fev [2.ª, 3.ª])
(20)     Compreensão de «A verdura amena», de Camões (p. 173), através de preenchimento de esquema da sua sintaxe.
(10)     Correção, incluindo explicações acerca de forma, locus amoenus, petrarquismo (cfr. glossário, p. 207).
(10)     Assistência a começo do filme A Paixão de Van Gogh e, ao mesmo tempo, preenchimento de inquérito sobre situação das leituras de livros.
(5)       Audição de canção por Pedro Abrunhosa.
(40)    Apreciação crítica (completando versão já parcialmente preenchida).
(5)       Assistência a mais um trecho de A Paixão de Van Gogh.

Aula 81-82 (27/fev [4.ª], 1 [5.ª, 9.ª], 5/mar [2.ª, 3.ª])

(15)     Correção de questionário sobre texto acerca de Jobs (p. 97).
(15)     Compreensão de «Perdigão, que o pensamento» (p. 175), através de ficha a preencher, ao mesmo tempo que explicação sobre campo lexical, campo semântico, homónimas, convergentes.
(10)     Correção.
(5)       Assistência dois sketches («Couves [...]» e «Matarruano sonhador»), objeto da mesma ficha.
(10)     Exercício de preenchimento de lacunas sobre verbetes.
(5)       Correção.
(20)     Redação de verbetes.
(10)     Assistência a trecho inicial de O Leitor.

Aula 83-84 (1 [4.ª], 5 [5.ª], 6 [2.ª, 3.ª], 7/mar [9.ª])
(10)     Correção de inícios de peça de teatro criados há várias aulas.
(20)     Compreensão da noção de ‘palavras divergentes / palavras convergentes’, através da resolução de ficha do manual (pp. 194-195), precedida de explicação oral.
(10)     Correção
(5)       Assistência a trecho de Camões, de Leitão de Barros.
(7)       Cópia na ordem do português atual de uma linearização de «Descalça vai para a fonte» (p. 170).
(3)       Correção.
(25)     Redação de variações ao estilo das Leonores de Camões e de Gedeão.
(10)     Assistência a trecho de O Leitor.

Aula 85-86 (6 [4.ª], 8 [5.ª, 9.ª], 12/mar [2.ª, 3.ª])
(10)     Compreensão dos dois sonetos na p. 188 do manual («Erros meus, má fortuna, amor ardente» e «O dia em que eu nasci, moura e pereça»), através de preenchimento de súmulas.
(5)       Correção.
(10)     Avaliação de oxímoros/antíteses em «Amor é um fogo que arde sem se ver» (p. 183) e preeenchimento de expressões caracterizadoras em «Um mover d’olhos, brando e piadoso» (p. 178)
(10)     Correção e audição de canção dos Polo Norte.
(40)    Leituras de sonetos.
(15)     Assistência a trecho de O Leitor.

Aula 87-88 (8 [4.ª], 12 [5.ª], 14 [9.ª], 13/mar [2.ª, 3.ª])
(10)     Compreensão dos sonetos de Camões «Tanto de meu estado me acho incerto» e «Pede o desejo, Dama, que vos veja» (p. 182), através de preenchimentos de lacunas e quadros de síntese.
(5)       Correção.
(15)     Compreensão dos sonetos «Alegres campos, verdes arvoredos» (p. 185) e «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (p. 196), incluindo audição de canção de José Mário Branco [e de canção de Jorge Palma] e correções.
(50)     Leituras expressivas.
(10)     Assistência a trecho de O Leitor.

Aula 89-90 (15/mar [5.ª, 9.ª, 4.ª]; nas turmas 3.ª e 2.ª esta aula não se fará)

(10)     Ponto da situação quanto a tarefas a entregar e aulas próximas, blogue, etc.
(40)    Leituras expressivas de sonetos de Camões.
(30)     Escrita em torno de poemas de Camões: transformação em heptassílabos de «Aquela cativa» (p. 176); soneto antónimo de «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (p. 188), incluindo audição de Sérgio Godinho, «Endechas a Bárbara escrava», e assistência a clip de «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (por João Reis).
(10)     Assistência a trecho de O Leitor.

Aula 91-92 (19 [2.ª, 5.ª], 20 [3.ª, 4.ª], 21/mar [9.ª])
(50)     Recitações de sonetos.
(25)     Questionário de gramática.
(15)     Assistência a trecho de O Leitor.

Aula 93-94 (20 [2.ª], 21 [3.ª], 22/mar [5.ª, 9.ª, 4.ª])
(25)     Correção de questionário de gramática.
(15)     Sobre avaliação e indicações para o 3.º período.
(50)     Assistência a final de O Leitor e conversa com cada aluno sobre avaliação.

Aula 95-96 (9 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 10 [4.ª], 11/abr [9.ª])

(20)     Exercício em torno de processos morfológicos de formação de palavras.
(15)     Correção (e explicações adicionais).
(10)     Assistência a trecho de conferência de imprensa por Abel Xavier, para preenchimento de texto lacunar.
(10)     Correção e assistência a outros trechos com casos de neologia e processos de formação morfológica («cotovelite», «destreinadores»).
(5)       Revisualização de um trecho de O Leitor.
(30)     Redação (com preenchimento de margens do texto), a partir do início do conto «A senhora do cãozinho», de Tchékhov.

Aula 97-98 (10 [2.ª], 12 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 16/abr [3.ª])
(10)     Correção da tarefa sobre «A senhora do cãozinho».
(10)     Assistência a sketch «Possuído por vozes da rádio» (Lopes da Silva), para resolver ficha relativa a processos morfológicos de formação de palavras; correção.
(10)     Assistência a sketch («O talhantezinho», série Lopes da Silva) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo.
(3)       Correção.
(7)       Assistência a sketch («Um quilinho de kunami», série Meireles) para responder a ficha sobre o uso do diminutivo.
(5)       Correção e súmula sobre diminutivos.
(20)     Redação de comentário acerca do retrato de Camões segundo o romance sintetizado na p. 179.
(10)     Correção.
(12)     Assistência a início de Cantar!

Aula 99-100 (16 [2.ª, 5.ª], 17 [3.ª, 4.ª], 11/abr [9.ª])
(25)     Questionário de compreensão do escrito (acerca de depoimentos nas pp. 214-215).
(10)     Exercício de palpite sobre correspondência entre começos e títulos (de obras clássicas).
(5)       Assistência a sketch de Contemporâneos («Vai mas é trabalhar [Camões]»); explicação de «vai chatear o Camões».
(5)       Correção da correspondência de inícios de obras a títulos.
(25)     Redação da continuação dos inícios dos livros.
(16)     Assistência a trecho de Cantar!

Aula 101-102 (17 [2.ª], 19 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 23/abr [3.ª])
(10)     Correção de texto «à Gedeão»; audição de canção.
(10)     Leitura de «1. A Epopeia: natureza da obra» (p. 217).
(30)     Reconhecimento, em epopeias e poemas herói-cómicos distribuídos, de assunto, limites de secções características do género e aspectos de versificação.
(15)     Correção.
(25)     Redação de proposição de uma epopeia criada por cada um.

Aula 103-104 (23 [2.ª, 5.ª], 24 [3.ª, 4.ª], 26/abr [9.ª])
(20)     Correção do questionário de compreensão de há duas aulas.
(20)     Resposta a itens sobre proposição, invocação, dedicatória.
(15)     Correção.
(5)       Audição/Leitura de «Lusíadas» (Anakim).
(15)     Melhoria do trabalho iniciado no final da aula anterior.
(12)     Assistência a trecho de Cantar!

Aula 105-106 (24 [2.ª], 26 [4.ª, 5.ª], 30/abr [3.ª], 2/mai [9.ª])
(10)     Explicação para enquadramento do passo de Os Lusíadas a ler; cópia da resposta ao primeiro item.
(15)     Resposta a perguntas à exame (e de exame mesmo) sobre canto I, est. 105-106 (p. 231).
(10)     Correção.
(10)     Assistência a sketch sobre pronúncias de padre, seguida de resolução.
(10)     Correção.
(20)     Redação (exposição pedida na p. 232).
(15)     Assistência a trecho de Cantar!

Aula 107-108 (30/abr [2.ª, 5.ª], 3 [9.ª, 4.ª], 7/mai [3.ª]

(30)     Compreensão das estâncias 92-100 do canto V (pp. 233-234, «Partida de Vasco da Gama [de Melinde] — Reflexões do poeta»), através de preenchimento de lacunas em paráfrases.
(15)     Correção.
(10)     Mais exemplos de variação linguística, em sketches («Policiês/Português», série Fonseca); correção.
(20)     Leitura em voz alta.
(12)     Assistência a trecho de Cantar!

Aula 109-110 (3 [5.ª], 7 [2.ª], 8 [3.ª, 4.ª], 9/mai [9.ª])
(15)     Enquadramento do passo a ler na ação de Os Lusíadas. Compreensão, através da reconstituição de dísticos, das ests. 96-99 do canto VIII.
(20)     Compreensão através da reconstituição dos dísticos.
(5)       Correção (e Tia Albertina).
(3)       Assistência a sketch «Floribela (novas versões)», em torno de variação linguística.
(35) Leitura em voz alta (oitavos de final da LC).
(15)     Assistência a trecho de Cantar!

Aula 111-112 (7 [5.ª], 8 [2.ª], 10 [4.ª, 9.ª], 14/mai [3.ª])
(40)    Resposta a três perguntas de exame (sobre Os Lusíadas, VII, 78-84; pp. 237-238).
(5)       Cópia de resposta de quarto item.
(30)     Leitura em voz alta.
(15)     Assistência a conclusão de Cantar!

Aula 113-114 (14 [2.ª, 5.ª], 15 [3.ª, 4.ª], 16/mai [9.ª])
(10)     Correção de trabalho anterior; assistência a trecho da série 1986.
(20)     Compreensão do passo da chegada à Ilha dos Amores (escrevendo resumos com menos de doze palavras para estrofes da versão ad usum delphini de Vasco Graça Moura).
(10)     Correção.
(5)       Audição/leitura de Polo Norte, «Ilha dos Amores».
(20)     Redação de crónica sobre «Ilha dos Amores».
(20)     Assistência a Língua — vidas em português, para preenchimento de quadro (a realçar características da variação linguística).
(5)       Correção.

Aula 115-116 (15 [2.ª], 17 [4.ª, 5.ª, 9.ª], 21/mai [3.ª])
(20)     Compreensão de «As terríveis aventuras de Jorge de Albuquerque Coelho» (pp. 285-287), através  da associação de correspondência entre lacunas no texto e segmentos dados.
(10)     Explicação sobre História Trágico-Marítima; correção; PP sobre enredo.
(5)       [algum jogo em atraso].
(10)     Assistência a trecho de Língua — vidas em português. + correção.
(2)       Correção.
(5)       Rui Veloso, «No país do gelo».
(20)     Transposição de passo para outro meio de transporte (e época).
(12)     Assistência a início de Gravity.

Aula 117-118 (21 [2.ª, 5.ª], 22 [3.ª, 4.ª], 23/mai [9.ª])

(40)    Leitura de segundo trecho de «As terríveis aventuras [...]» (pp. 290-293), para, após relance a livros de aforismos, encontrar dois aforismos aplicáveis a personagens ou a situação/situações do texto.
(5)       Reconhecimento, no parágrafo ll. 102-108, de palavras não gramaticais que não sejam do campo lexical «Náutica»; e item 8, sobre fuguras de estilo.
(20)     Assistência a documentário «Caravelas e naus [...]».
(12)     Comentário acerca do documentário (resposta ao ponto 1.2 da p. 288: reflete sobre o tipo de cenário(s) projetado no momento de cada depoimento de investigadores; Correção.
(13)     Assistência a trecho de Gravidade.

Aula 119-120 (22 e 28 [2.ª], 24 [5.ª, 9.ª, 4.ª], 28/mai [3.ª])
(20)     Questionário de compreensão de crónica de Tiago Salazar (pp. 301-302).
(10)     Leitura de ficha informativa sobre complemento do adjetivo.
(5)       Correção.
(15)     Assistência a trechos e a conclusão de Gravity.
(10)     Audição de p. 295 de «As terríveis aventuras [...]».
(15)     Leitura do restante (pp. 296-297) para completar lado direito da tabela.
(5)       Correção.
(10)     Assistência a início de Passageiros.

Aula 121-122 (28 [5.ª], 29 [3.ª, 4.ª, 2.ª], 30/mai [9.ª])
(10)     Explicação sobre ‘Complemento do nome’ (PP em síntese das pp. 129-130).
(15)     Leitura da ficha informativa sobre ‘Complemento do nome’ (pp. 129-130) e resolução dos exercícios na p. 131 (com ajuda de solução esboçada já).
(10)     Correção.
(25)     Leitura em voz alta.
(20)     Redação de início de conto.
(10)     Assistência a trecho de Passageiros.

Aula 123-124 (4 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 5 [4.ª], 6/jun [9.ª])

(20)     Correção do questionário de compreensão (sobre crónica de Tiago Salazar).
(25)     Itens de compreensão/escrita, em torno de depoimento de Tim (p. 163), poema de Torga (p. 309), canção dos Rio Grande.
(10)     Linearização de «Postal dos correios», alterando apenas pontuação.
(5)       Correção.
(17)     Leitura em voz alta.
(13)     Assistência a trecho de Passageiros.

Aula 125-126 (5 [2.ª, 3.ª], 7/jun [5.ª, 9.ª, 4.ª])
(10)     Compreensão de «Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena», de Jorge de Sena, mediante preenchimento de síntese lacunar.
(5)       Correção.
(15)     Exercício com funções sintáticas a partir de passo de Último a sair (assistência, resolução, correção).
(20)     Leitura em voz alta.
(8)       Audição de canções.
(20)     Escrita de poema.
(12)     Assistência a trecho de Passageiros.

Aula 127-128 (8 [9.ª], 11 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 12/jun [4.ª])
(25)     Questionário de gramática.
(15)     Leitura de «A viagem» (p. 307), para responder ao item 7 (comparação com trecho de Hstória Trágico-Marítima).
(5)       Cópia de exemplo de resposta.
(25)     Leituras em voz alta.
(15)     Assistência a trecho de Passageiros.

Aula 129-130 (12 [3.ª, 2.ª], 14/jun [4.ª, 5.ª, 9.ª])
(20)     Correção do questionário de gramática (ver Apresentação).
(20)     Leitras em voz alta (finais).
(50)     Assistência a conclusão de Passageiros e, ao mesmo tempo, conversas sobre avaliação com alunos.

#